segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Independência do Brasil

Em sete de setembro de 1822, às margens calmas do rio Ipiranga, de um povo heróico ouviu-se um grito retumbante. Grito que marcou o fim do domínio português sobre as terras brasileiras e a conquista da autonomia política.
Então, como símbolo de reconhecimento e de orgulho daqueles que tiveram coragem e não temeram a própria morte, para fazer desta, uma terra independente é que, nesta data, nós, brasileiros, comemoramos e buscando homenagear a pátria, que tantos chamam de amada.
Eu disse homenagear? Espere. Que homenagem às avessas é essa, onde na semana que antecede o glorioso 7 de setembro, o que ganha espaço na mídia são os nossos líderes políticos mergulhados em corrupção?
Criar cargos, aumentar salários, nomear parentes e amigos, ter contas escondidas no exterior, ocultar patrimônios da justiça eleitoral, alguns até de R$ 4 milhões de reais, sustentar mentiras que menosprezam a inteligência alheia e ficar impune. Tudo isso é aceitável?
O que está acontecendo se essas notícias não indignam o povo, que parece já estar confortável na situação de apenas mais um telespectador deste grande circo de horrores? E nós jovens, qual o nosso papel e a nossa preocupação para reverter esse quadro a favor da “pátria amada, salve-salve?”.
É preciso uma reflexão.
Há muitas coisas com as quais não devemos nos conformar, há também muitas batalhas para vencermos e muitas crises para enfrentarmos. Brasil é corrupção sim. Mas nós, como bons brasileiros que somos, não devemos perder a esperança, pois nossa terra adorada, nossa mãe gentil, no seu maior anonimato nos presenteia com inúmeras coisas que simplesmente caem em nosso esquecimento diário ou que, por vezes, não valorizamos, mas que inspiram superação.
Brasil, gigante pela própria natureza! Possui A Floresta Amazônica que é considerada a grande "caixa-preta" da biodiversidade mundial. É o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
Brasil, único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
A cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária, em uma pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países.
Das crianças e adolescentes brasileiras, entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
O Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo.
Nossa terra está localizada em uma área livre das grandes ameaças naturais. Oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Nosso carnaval é mundialmente conhecido pela alegria e beleza.
Somos respeitados no futebol. Tudo bem que perdemos um pouco do brilho de outras décadas, mas ainda assim, conquistamos admiração.
Nosso sistema de votação eleitoral é conhecido pela eficiência nos resultados e vem sendo imitado por potências mundiais.
O Brasil têm o mais moderno sistema bancário do planeta.
É o país mais empreendedor do mundo.
Mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos, que sabe entender todos os sotaques. É o Brasil, um país abençoado.
A mensagem que deixo, como estudante, é a seguinte:
Nós, jovens, como o presente e o futuro deste gigante de belezas incontáveis, devemos fazer brilhar, no céu da pátria, um Brasil de sonho intenso, de um raio vívido de amor e de esperança para que então o futuro espelhe essa grandeza.
Bendita sejas, mãe gentil! Entre outras mil, és tu, querida pátria chamada Brasil.
Cristiana Doval Jacques
Aluna da 3ª série do Ensino Médio
Colégio Marista Sant´Ana – Uruguaiana/RS