quarta-feira, 9 de março de 2011

Senhores da guerra de Ruas

O autor de "Netto Perde Sua Alma" (que virou filme), "Netto e o Domador de Cavalos" (seu segundo filme, concluído em 2008) está totalmente envolvido em seu novo projeto: o filme "Os Senhores da Guerra". A produção dividida em dois longas-metragens ("Passo das Carretas" e "Passo da Cruz") é baseada no livro homônimo de José Antonio Severo. Narrando a história verídica de dois irmãos, Júlio e Carlos Bozano, apresenta perfil dos jovens da elite gaúcha no início do século 20.
"Os Senhores da Guerra" já teve realizada as apresentações do elenco e a leitura dos roteiros. Os protagonistas André Arteche e Rafael Cardoso participaram dos encontros com os demais integrantes do elenco do filme. Entre eles, os aplaudidos Leonardo Machado, Marcos Breda, Zé Vitor Castiel e Miguel Ramos.
Em fase de pré-produção, as filmagens devem acontecer a partir do dia 29 deste mês, iniciando por Marcelino Ramos, extremo Norte do Rio Grande do Sul. Homem de poucas palavras e nascido em Uruguaiana, Ruas é conhecido por ser observador. Apaixonado por ficção, sempre gostou de ler (incentivado pelos pais) e acabou construindo um profundo conhecimento sobre a cultura gaúcha. Por isso vem, ao longo dos anos, contribuindo com trabalhos na televisão e no cinema.
Tabajara Ruas tem sete romances publicados e uma série de trabalhos literários espalhados pelo mundo. Entre as obras que ganharam a atenção do público e da crítica estão "A Guerra dos Farrapos"; "A Cabeça de Gumercindo Saraiva"; "O Fascínio"; "O Amor de Pedro por João"; "A Região Submersa"; "Netto Perde Sua Alma"; "Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez"; "Os Varões Assinalados: O Grande Romance da Guerra"; "Os Varões Assinalados: O País dos Centauros"; "Os Varões Assinalados: A República de Anita": "Os Varões Assinalados: A Carga dos Lanceiros" e "Detetive Sentimental".
Um dos principais envolvimentos com a produção está se dando com cerca de 300 santa-marienses, seus cavalos e apetrechos. As cenas, que serão gravadas em abril, terão figurantes, selecionados pela produção do filme com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, oriundos de CTGs e grupos tradicionalistas. 
O diretor convidou, ainda, o prefeito César Schirmer para participar das filmagens. Entusiasta do projeto, Schirmer estaria com o grupo do personagem de Júlio Bozano, prefeito de Santa Maria em 1924, aos 24 anos de idade.