segunda-feira, 21 de março de 2011

Alerta sobre o Bioma Pampa

O Movimento Transfronteiriço, composto por 21 entidades ambientalistas do Brasil, da Argentina e do Uruguai, enviou documento ao governador Tarso Genro alertando para a necessidade de atenta fiscalização na área do Bioma Pampa Sul-Brasileiro. O território mede atualmente 176 mil quilômetros quadrados.

O mais grave, segundo o presidente da Comissão Binacional de Recursos Naturais Renováveis, Juraci Luques Jacques, é que, em apenas seis anos, foram desmatados do bioma, em 19 municípios, 1,23% do total da área. "Pode parecer pouco, mas isso representa 2,18 mil quilômetros quadrados", lamenta. Na Fronteira-Oeste, em 10 cidades, no mesmo período, houve desmatamento de 745 quilômetros quadrados.
Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que o bioma já perdeu 54% da vegetação original. Alegrete é onde ocorreu o maior volume de derrubadas de plantas, com 176 km quadrados, seguido de Dom Pedrito e Uruguaiana. Segundo Jacques, os números são alarmantes.
A supressão da mata nativa e o plantio de espécies exóticas obrigam que animais migrem para outras áreas, ocasionando atropelamentos em BRs e fuga para Argentina e Uruguai. O Movimento reitera o apelo ao governador para que determine, com urgência, a instalação de uma Companhia de Polícia Ambiental em Uruguaiana. Jacques diz que o documento também foi enviado à presidente Dilma Rousseff.

Correio do Povo, 21.03.2011