segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Libres: um Carnaval que integra


Beleza e ritmo: carnaval de Paso de los Libres
Produto genuinamente brasileiro com uma abordagem portenha. Dessa forma pode ser explicado o fenômeno argentino de realizar um Carnaval parecido com o nosso, porém com ritmo e formas diferentes. Mas acima de tudo, um carnaval com a demonstração de que a integração cultural no Mercosul se dá através da troca simultânea em zonas de fronteira, como a de Uruguaiana e Paso de los Libres.
Na cidade argentina, o Carnaval começou neste final de semana. A cada ano se vê claramente a influência brasileira dando sua colaboração aos argentinos. Seja na participação do mestre-sala ou na presença da rainha da Integração, o desafio de deixar o Carnaval argentino ainda melhor vem gerando novos espaços para os carnavalescos gaúchos.  Viviane Rodrigues, destaque da escola de samba União da Vila do IAPI de Porto Alegre, era uma das mais motivadas. Ela foi escolhida para ser a representante dessa união. Foi coroada Rainha da Integração no sábado à noite. Ao lado de Hérnan Drago, Carolina Baldini e Ingrid Grudke, deu beleza e charme a grande festa. “Adorei conhecer o Carnaval de Libres e estou surpresa pela intensidade e carinho do povo librenho”, disse Viviane Rodrigues.
Prova disso é a participação de pai e filho na harmonia de uma das escolas de samba argentina. Mesmo instrumento defendendo as cores da Tradicion. No carnaval de Uruguaiana, os papéis se invertem, serão adversários.  Rafael Goulart, cavaquinista da comparsa ao lado de seu pai, Paulinho do Cavaco, era só emoção. “É bárbaro estar ao lado de quem você confia, fazendo o que gosta”, disse.
Bem antes de acontecer o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, marcado para o final de março, os argentinos brincam a folia que aprenderam com os brasileiros. E trazem celebridades internacionais para darem um brilho a mais nos desfiles. Um desses exemplos é o de Ingrid Grudke, que vem a Libres ser madrinha da festa. “Me sinto em casa em Libres, um povo puro e alegre”, disse;
Em Libres é assim: brasileiros e argentinos, anônimos ou famosos. Todos juntos para levar a alegria a uma população que aprendeu a amar e brincar o Carnaval. Assim, como nós, brasileiros.