segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AMFRO entrega reivindicações ao Governo do Estado

Um diagnóstico com as principais demandas dos municípios que compõem a Fronteira Oeste foi entregue ao Governo do Estado pelo presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), e prefeito de Barra do Quarai, Maher Jaber. A comitiva, integrada por 11 prefeitos da região, foi recebida, nesta segunda-feira (21), pelo governador Tarso Genro e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, no Palácio Piratini.
A documentação aponta prioridades nas áreas da saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. "A saúde mental e de dependentes químicos é uma das questões mais urgentes e que precisamos resolver. Depois temos as demandas relacionadas à economia e ao desenvolvimento da região, como a repavimentação asfáltica das RS de ligação entre os municípios", destacou Maher Jaber.
De acordo com o prefeito de Barra do Quarai, o Governo do Estado já tem sinalizado que vai contribuir com os municípios. "Vejo como grande exemplo disso a criação de uma secretaria que atende o gabinete dos prefeitos. Isso é uma demonstração de que a gestão Tarso Genro está comprometida com os municípios, com as prefeituras e com as comunidades que vivem em nossas cidades", frisou Jaber.
Ele também destacou a interiorização do Governo realizada no sábado (19), em São Borja, que possibilitou a discussão de demandas importantes para os municípios da Fronteira Oeste. "Acredito que seremos atendidos a contento, porque são necessidades antigas e a comunidade da nossa região é merecedora desta atenção", disse.
O encontro também possibilitou a apresentação da nova direção da Amfor ao governador e ao presidente da Assembleia. "Por meio dessas reivindicações, estamos construindo uma agenda regional estratégica para que possamos persegui-la durante a gestão de 2011", destacou Maher Jaber.
A região da Fronteira Oeste é composta pelos municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.