sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Projeto solidário com tribo africana é meta de médico uruguaianense

Raul Valls recebeu o jornalista Everaldo Jacques
Um médico gaúcho da cruz vermelha internacional que conheceu de perto a miséria de uma pequena tribo africana quer levar a mostra da solidariedade brasileira em forma de  recursos para a construção de uma escola para os quenianos.
O médico de Uruguaiana Raul Antônio Valls, em recente viagem à África, viu de perto a situação dos Maasai, uma pequena tribo do Quênia. Com a demarcação de reservas para a fauna africana e as alterações climáticas, a tribo está encontrando dificuldades para sobreviver da caça e do pastoreio seminômade de seus rebanhos.
Raul integra a Cruz Vermelha Internacional e acredita que não adianta falar em direitos humanos quando se trata de um a sociedade como a Maasai,que vive sem as mínimas condições. 
Ao ver as crianças, protegidas por uma cerca feita com um arbusto espinhento para proteção contra o ataque de predadores, tendo aulas de inglês a céu aberto, e ainda assim acreditando no estudo universitário como uma alternativa para vida no gueto. O médico gaúcho prometeu seu empenho para ajudar a construir uma escola para as crianças.
O projeto para um prédio de 70 metros quadrados, onde funcionará a Escola Infantil Uruguaiana está orçado em R$ 21 mil. Uma exposição com as fotos e objetos da tribo será uma das formas de divulgar a cultura deste povo especial, mas com uma vida de adversidades.
Para arrecadar este valor, Raul tem empenhado seu círculo social e busca o apoio da comunidade uruguaianense. O médico ressalta que o projeto permitirá que os alunos tenham, de fato, condições de aprender. Ele acredita ainda que a construção da escola é um compromisso de mão dupla. As crianças, que têm em dois maasai universitários, um modelo para seguir e o  empenho delas em aprender será a retribuição ao esforço dos gaúchos em conceber o projeto.
A matéria sobre a viagem e o projeto do médico uruguaianense vai ao ar hoje, a partir das 18h45min, pela Band TV RS, no programa Band Cidade. Pela internet ao vivo, busque o sinal o site: http://www.bandrs.com.br/player/btv.html.