segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Composição da 53ª Legislatura apresenta renovação de 40%

 Antunes: mais um mandato
Dos 55 deputados eleitos que tomam posse nesta segunda-feira (31), 33 já são parlamentares da Casa. As demais 22 vagas da 53ª Legislatura (2011-2014) serão ocupadas por novos nomes, o que representa uma renovação de 40%, percentual igual ao registrado nas eleições de 2006. Destes novos integrantes, 17 são estreantes no Legislativo estadual, quatro foram reconduzidos ao cargo e um era suplente em 2006 e exerceu mandato durante a atual legislatura.
Não houve a formação de nenhuma bancada nova. Permanecem 11 bancadas:  PT, PMDB, PP, PSDB, PDT, PTB, PSB, PPS, DEM, PCdoB e PRB. Dessas, apenas a do PRB não elegeu representantes nas eleições de 2006. A bancada passou a existir durante a 52ª Legislatura, quando o deputado Carlos Gomes deixou o PPS e ingressou no novo partido.

Frederico Antunes, 42 anos, reeleito para o quarto mandato com 46.537 votos, é o representante da Fronteira Oeste no parlamento. Frederico nasceu em Uruguaiana e é formado em Agronomia. No ano de 1992, foi eleito o vereador mais votado em seu município. Deputado estadual em 1998, reeleito em 2002, assumiu, logo em seguida, a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento. Em 2006, retornou à Assembleia e foi autor da Comissão de Representação Externa do Endividamento Agrícola. Em 2007, foi presidente da Assembleia. Em 2008, presidiu a Comissão Especial da Dívida Ativa e a Comissão das Cidades de Fronteira. Foi vice-presidente das Comissões de Educação e do Mercosul.
Frederico Antunes destacou que a emoção de conquistar o quarto mandato consecutivo é a mesma de quando foi eleito pela primeira vez como vereador, no início de sua carreira política  em Uruguaiana. "Estou cada vez mais entusiasmado e concentrado para continuar defendendo melhores condições para o desenvolvimento da Metade Sul e Fronteira, os serviços de infraestrutura e diversos setores, em especial, a agricultura, saúde, segurança e educação”, afirmou.
Foi anunciada nesta segunda-feira (31), a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2013, definida por acordo pluripartidário. O deputado Frederico Antunes, será o representante do Partido Progressista na direção do Parlamento. Frederico foi escolhido para exercer o cargo de 2o vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Entre outras atribuições, segundo o artigo 30 do Regimento Interno da Casa, compete à Mesa Diretora dirigir os trabalhos legislativos e administrar a Assembleia Legislativa. Integram a chapa única da nova Mesa Diretora os seguintes parlamentares:

Presidente: Adão Villaverde (PT)
1º vice-presidente: José Sperotto (PTB)
2º vice-presidente: Frederico Antunes (PP)
1º secretário: Alexandre Postal (PMDB)
2º secretário: Alceu Barbosa (PDT)
3º secretário: Zilá Breitenbach (PSDB)
4º secretário: Catarina Paladini (PSB)