sexta-feira, 10 de julho de 2009

Futuro do SPC Nacional é discutido no 39º Seminário de SPCs

Centenas de lojistas de várias cidades gaúchas, inclusive de estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará participaM da 40ª Convenção Estadual Lojista, que iniciou ontem (09) e segue até amanhã (11), em Bento Gonçalves. A programação começou com a realização do 39º Seminário de SPCs (Serviço de Proteção Crédito), com a participação de mais de 200 pessoas.
O painel "Panorama Atual do SPC Nacional / SPC Empresa" com o presidente da Confederação Nacional da CDL, Roque Pellizaro Júnior; o presidente da Federação das CDLs do Rio Grande do Sul, Vitor Koch e o presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Nöer, debateu o momento de transição que os bancos de dados do Brasil estão passando. Segundo Nöer, nos últimos seis anos, a queda no número de clientes que solicitam acesso ao cadastro sofreu uma baixa de 6%. Por isso, se faz necessário um novo modelo mais competitivo diante do atual mercado.
De acordo com o presidente da CNDL, Roque Pellizaro Júnior, o banco de dados do SPC foi criado posteriormente às CDLs e as entidades, que eram separadas e que hoje estão interligadas pelo sistema.
Os computadores iniciaram o compartilhamento de dados, atualmente concentrados nas capitais brasileiras, e precisam de uma central única. "Nós operamos com 11 modelos tecnológicos diferentes e isso é um atraso. Nós precisamos atender as necessidades dos associados das CDLs de todo Brasil e o SPC é a atividade meio, não a atividade fim. Ao mesmo tempo, é a garantia de sobrevivência da CDL. Os empresários querem reduzir a inadimplência e ponto final", enfatiza.
Além de prestar esclarecimento quanto a atualização de rotinas jurídicas do SPC-RS, a programação do Seminário também contemplou o painel “Cadastro Positivo” e o “Projeto Piloto do Cartão CDL Plex”.
CDL Jovem
Também integrou a programação do primeiro dia da 40ª Convenção Estadual Lojista o 10º Encontro de CDLs Jovens do Estado do Rio Grande do Sul, que reuniu mais de 350 jovens empresários. Prestigiou o evento o coordenador da CDL Jovem Nacional, Davidson Luiz Cardoso, de Minas Gerais.
Na avaliação do presidente das CDLs Jovens do Rio Grande do Sul, Marcos Carbone, o evento atingiu seu propósito integrando um número expressivo de jovens empresários. “Tivemos a oportunidade de assistir a cases de sucesso de CDLs gaúchas, apresentar o projeto Junior Achievement, que integra o planejamento estratégico 2007-2017 da Federação e ainda participar da palestra Caminhos do Sucesso – Atitudes Empreendedoras, com Erik Penna”, destacou.
O Rio Grande do Sul se diferencia dos demais estados brasileiros, ainda mais quando o assunto se refere a CDL Jovem. Das 35 CDLs Jovens existentes hoje no Brasil, 12 estão no Rio Grande do sul, sendo que a maioria em cidades da Serra Gaúcha. Além disso, o RS é o único estado brasileiro a possuir uma Federação de CDLs Jovem.
A 40ª Convenção Estadual Lojista é uma promoção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG). A edição de número 40 do evento, marca também a comemoração dos 40 anos da CDL local.