sexta-feira, 10 de julho de 2009

Aberta a 40ª Convenção Estadual Lojista

Foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira em Bento Gonçalves, a 40ª Convenção Estadual Lojista, reunindo representantes do varejo do Rio Grande do Sul. Realizada anualmente, a convenção comemora na sua quadragésima edição, os 40 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Uruguaiana conta com a segunda maior delegação de convencionais do evento. A primeira é de Caxias do Sul.
A festa do setor lojista gaúcho iniciou com a apresentação de tenor Dirceu Partore, interpretando uma canção típica italiana, dando boas-vindas aos convencionais.
A abertura foi marcada por uma quebra sucessiva do protocolo, o que em certos momentos chegou a ser saudada com bom humor pelos presentes.
O deputado estadual Khalil Seihbe em seu pronunciamento, representando a Assembléia Legislativa, evidenciou urgência na implantação adequada do Simples Gaúcho, que, segundo ele, é muito mais avançado que seu similar nacional. O recado foi direto para o representante da Governadora Yeda Crusius, o secretário adjunto de Turismo, Esporte e Lazer, Jorge Brum, também compondo a mesa principal. Brum elogiou a disposição de Seihbe na cobrança, mas ponderou que é necessário que, em um momento de déficit zero, hajam paciência e parcimônia para não se perder, o que com muita dificuldade o Governo do Estado conseguiu no atual mandato.
O presidente da Federação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pelizzaro Júnior, elogiou o evento gaúcho que congrega representantes de vários estados brasileiros, citando a presença de lojistas de Santa Catarina e Minas Gerais. Teceu críticas a política de juros do Governo Federal e convidou os convencionais a estarem em Vitória no mês de setembro, quando se realiza a Conferência Nacional do setor.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, Vítor Augusto Koch, agradeceu a presença de todos e entregou, durante a solenidade, lembranças aos novos presidentes de entidades, empossados no último ano.