Comunidade de Uruguaiana integrada à causa |
A iniciativa, segundo o oncologista José Adir Müller, visou incentivar a prevenção do câncer, levar informação e promover mudanças na qualidade de vida da população. Ele destaca que o hábito de caminhar promove a redução nos níveis de ansiedade, o controle do estresse e contribui para as massas ósseas, entre vários outros benefícios.
No sábado, o instituto realizou a 1 Jornada de Rádio-Oncologia, na qual especialistas debateram técnicas e questões que interagem com a oncologia atual. A abordagem tratou desde a história e evolução da radioterapia no Brasil até a sua integração multidisciplinar no tratamento moderno da doença. Houve ainda mesas redondas sobre tumores digestivos, câncer de mama e novas tendências da imagem na assistência em oncologia.
Segundo os participantes, os cuidados preventivos são definitivos para determinar diagnóstico e prognóstico, principalmente do câncer de mama. Conforme Müller, em média, 60 novas pacientes de cidades cobertas pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, 20% delas de Uruguaiana, são atendidas pelo IRON.
Fonte: Correio do Povo, 16.05.2011