A fiscalização foi concentrada em 15 estabelecimentos comerciais instalados dentro do Camelódromo da cidade. A Receita Federal chegou aos locais a partir do serviço de inteligência que investigou os principais pontos de distribuição de mercadorias oriundas do Paraguai e vendidas pelos camelôs.
A Operação Sexta-Feira 13 apreendeu uma grande quantidade de aparelhos eletro-eletrônicos, artigos de vestuário e óculos. Segundo a coordenação da Operação, Uruguaiana é um dos principais pólos distribuidores de mercadorias que ingressam irregularmente no país.
Os crimes constatados pelos agentes foram os de contrabando, descaminho, sonegação fiscal e pirataria. A operação envolveu 25 servidores da receita Federal, além de 100 policiais militares de Santa Maria.
Os volumes apreendidos foram levados para os depósitos da receita federal. Os comerciantes poderão apresentar a documentação fiscal que comprove a importação dos produtos. Caso isso não ocorra no prazo máximo de 72 horas, a mercadoria será apreendida em definitivo e os camelôs responsabilizados criminalmente.