sexta-feira, 15 de julho de 2011

Informais fecham a Ponte Internacional

Um grupo de cerca de cem vendedores ambulantes de Uruguaiana descontente com a forma com que foi desenvolvida uma operação de apreensão de mercadorias no Shopping da Baixada fechou por 1h45min a Ponte Internacional, que liga o Brasil a Argentina.
Os camelôs permaneceram no acesso a travessia impedindo o fluxo de veículos, gerando uma extensa fila de caminhões, a partir do final da manhã desta sexta-feira. Eles pediam uma forma mais clara de adequação às normas exigidas pela Receita Federal para os pequenos empreendedores. Os vendedores informais alegaram que há poucos dias estiveram reunidos com um representante da Receita para se adequarem à legislação, principalmente aqueles que vendem eletro-eletrônicos e vestuário. “Se não derem um prazo para isso, fica impossível nos enquadrarmos às normas”, evidencia Mario Fernandes, um dos líderes do movimento.
Os camelôs esperam também um apoio das autoridades municipais para a questão. Os vereadores Mauro Brum (PMDB) e Ronnie Mello (PP) estiveram no local e manifestaram apoio aos manifestantes, desde que sejam cumpridas todas as questões legais.
A Polícia Rodoviária Federal acompanhou todo o movimento, junto com agentes da Polícia Federal e da Brigada Militar. Por volta de 12h15min, os informais abandonaram o local e prometeram novas ações se o procedimento de apreensão, que segundo eles foi desproporcional, continuar acontecendo.
Confira no vídeo, um dos momentos mais delicados da negociação para a reabertura da Ponte. O líder do Movimento, Mário Fernandes, é seguro pelo policial rodoviário federal, Marcelo Vinícius. O informal só é liberado após intervenção dos manifestantes.
Hoje à tarde, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello (PP), e o vereador Mauro Brum (PMDB), estiveram reunidos com representantes e trabalhadores do Camelódromo para tratar dos rumos a serem adotados por ambas as partes afim de amenizar os prejuízos causados pelas operações da Receita Federal. Durante o encontro foi proposto e acertado para que na próxima segunda feira (18), às 18h, no plenário da Câmara, será realizada reunião entre todos os vereadores, representantes da OAB e trabalhadores para tratar entre outros assuntos, da Lei 11.898/09 que “Institui o Regime de Tributação Unificada na importação por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai”.
A Receita Federal se manifestou à tarde em nota oficial. Segundo a Assessoria de Imprensa da Receita Federal do Brasil no Rio Grande do Sul, foi efetuada a fiscalização em algumas lojas do Camelódromo de Uruguaiana, com o apoio da Brigada Militar. Na operação participaram oito servidores da RFB e dez da BM. Foram fiscalizadas quatro lojas de produtos eletrônicos, estimando-se as apreensões em R$ 50.000,00. Deslocaram-se até o local três viaturas da RFB e uma da BM.