domingo, 4 de julho de 2010

19º Congresso Infantil reune 500 estudantes do Americano e União


Com cartazes, músicas e pedidos por um mundo melhor, cerca de 500 estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais dos Colégios Metodistas Americano e União participaram da Caminhada pela Paz na manhã e na tarde dessa quinta-feira (01). Pela manhã, a passeata, que integra a programação do 19º Congresso Infantil, reuniu também alunos(as) do Ensino Médio, representantes do Grêmio Estudantil Rui Barbosa (GERB). 
A Caminhada pela Paz tem um percurso que vai do Americano até a Igreja Metodista Wesley, onde os(as) alunos(as) assistiram a um culto e confraternizaram. Neste ano, a programação também contou com um teatro de bonecos sobre a história do Americano, que completa 125 anos, em outubro. O culto de encerramento foi ministrado pelo reverendo Paulo Chaves. 
Neste ano, o tema do Congresso é “Semeando a cidadania para colher a paz”. No primeiro dia do evento (30/06), após a abertura com diretor da Educação Básica, Norberto Garin, os(as) alunos(as) das Séries Iniciais do Americano encenaram a história da Instituição. Além do teatro, muitas oficinas ocorreram simultaneamente na escola. 
Estudantes da 3ª série do União, de Uruguaiana, sob a coordenação da professora Liziane Oliveira, ficaram encantados(as) com as oficinas. Para Vitor Guerra e Henrique Araújo, a lição que aprenderam foi importante. “Na oficina de ontem, aprendemos que devemos cuidar do meio ambiente porque se a gente não colaborar, um dia pode acabar”, comentam. Para Carlos Pereira, 8 anos, falar sobre o preconceito foi legal. “Não importa a cor da pessoa, a gente deve brincar com todos, e a paz é muito importante assim como a amizade”, reflete. 
Segundo a vice-diretora da Educação Básica, Perpétua Maria da Silva, o Congresso foi uma experiência maravilhosa. “As crianças tiveram o privilégio de experimentar algo que, normalmente, se tem na vida adulta”, conta.