segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eduardo Vischi vence com facilidade eleição em Paso de los Libres

O intendente Eduardo "Peteco" Vischi confirmou ontem nas urnas sua condicão de favorito por conseguir uma contundente e histórica vitória nas eleições municipais, o que vinha sendo esperado desde a realização dos comícios durante a campanha eleitoral em Paso de los Libres.
A fórmula da chapa "Encuentro por Libres (ExL)", Peteco Vischi-Jorge Ferreira Damé, obteve até à noite a maioria abosluta dos votos "librenhos", alcançando 75%, uma cifra que se deu pela primeira vez em eleições de um intendente em uma cidade fronteiriça argentina.
O segundo lugar ficou com candidato da aliança "Libreños por el Cambio", Miguel Lali Giorgio; seguido de Antonio Cacho Legarreta, da "Frente de Todos por Paso de los Libres", e Catalino Kato Carbonell, da chapa "Libres del Sur".
Paso de los Libres é uma das comunidades mais importantes da província. Cerca de 70% do contingente eleitoral local (com 31.840 eleitores habilitados) foi às urnas mesmo com o mal tempo do domingo.
Em suas primeiras declarações, Vischi manifestou sua satisfação pelos bons percentuais obtidos e reiterou a importância de continuar trabalhando pela comunidade, porque "é que o povo quer", declarou.
Na cidade também se elegeram "concejales" e, segundo os números provisórios, os ganhadores foram Raúl Tarabini, Juan Carlos Rodríguez, Mónica Obregón, Julio Cazarré y Marcos Aguirre; os cinco primeiros candidatos da lista encabeçada por Vischi; os restantes dos lugares em disputa serão dirimidos entre as furças opositoras a colectora formada por Nueva Dirigencia.
Uma primeira leitura da nova situação política posiciona Peteco Vischi como um líder do radicalismo local e destaque na Província de Corrientes.