Ele é alemão, ela espanhola. Casados há pouco mais de um mês, hoje vivem juntos um sonho acalentado há anos: dar a volta ao mundo em um pequeno avião construído por eles mesmos. Uma aventura registrada passo a passo pela internet.
Os dois planejaram a viagem por cinco anos. Na parte traseira do avião, o piloto alemão mostra o percurso da viagem pelo mundo. A partida do casal foi de West Palm Beach, nos Estados Unidos. Desde então, os dois ficam três, quatro dias em cada cidade que pousam. Seis semanas atrás, casaram-se nas Bahamas. Todos os passos do casal são registrados e postados neste site www.fligt-around-the-world.org.
Momentos inesquecíveis e contatos com as mais diferentes pessoas. Um verdadeiro aprendizado, como explica a espanhola Lilliana. Ela diz que, em cada país, em cada cidade, algo novo e se surpreende com o que vê ou sente. Ela, também, sabe pilotar e ajuda o marido em todas as manobras que ele realiza.
A distância, colocada em linha reta, segundo os aventureiros, equivale a cinco voltas no globo terrestre. O trecho mais difícil para eles vai ser a travessia do Japão para o Alasca. Serão oito horas sem parar.
O piloto explica que foi ele mesmo quem construiu o avião. Foram dois anos de trabalho. 80 mil dólares investidos. Ele escolheu fazer um modelo bem pequeno para facilitar os pousos e decolagens e ainda ficar mais próximo das pessoas que o casal acaba conhecendo enquanto circula pelos aeroportos e campos de pouso do mundo.
O programa Canal 20 Onde Uruguaiana Se Vê apresenta uma reportagem especial nesta sexta-feira, a partir das 20h.