Gaúcho sobre o lombo do cavalo reverenciou data magna do Rio Grande |
A demonstração de respeito e amor às tradições levou 30 mil uruguaianenses, na manhã desse domingo, à avenida Presidente Vargas para acompanhar o Desfile Farroupilha de 2010. Antecipado em um dia devido à previsão de chuva e ventos para hoje, 6 mil integrantes de dezenas de CTGs, piquetes, cabanhas e entidades cavalgaram sob o sol de 19 graus e ventos de 20 quilômetros que fizeram lenços chimangos e maragatos e bandeiras tremularem ao longo da apresentação.
A abertura contou com cavalarianos da Brigada Militar conduzindo as Bandeiras Históricas e, após, houve a passagem pelo palanque oficial, na praça Farroupilha, do CTG Patrulha do Oeste, o primeiro a ser fundado em Uruguaiana. Gaúchos e prendas de todas as idades a cavalo, em carroções, caminhões lotados de piás e charretes, cumpriram o percurso iniciado na rua General Vitorino e concluído no trevo de saída da cidade. O encerramento da programação da Semana Farroupilha acontece às 18h desta segunda-feira com a extinção da Chama Crioula.
No sábado, uma solenidade marcou os 145 anos da Retomada de Uruguaiana. Em 1865, durante a Guerra do Paraguai, acidade esteve sitiada 43 dias por tropas de Solano López. A rendição foi presenciada por de Dom Pedro II e pelos presidentes Venâncio Flores (Uruguai) e Bartolomeu Mitre (Argentina), além do Duque de Caxias.
Fonte: Correio do Povo - 20/Setembro