O Colégio Metodista União, em Uruguaiana, realizou no sábado a 29 Noite de Cultura Gaúcha. Conforme a coordenadora do evento, professora Elke Pedroso, mil pessoas lotaram o Ginásio de Esportes da instituição para acompanhar, das 20h às 21h30min, a encenação do papel e da trajetória dos imigrantes que construíram, ao longo dos anos, "As Faces do Rio Grande", tema da festividade deste ano.
Ao todo, 180 alunos do colégio, da educação infantil ao ensino médio, representaram a sequência de quadros narrando a partir da chegada dos açorianos, em 1747, sucedidos por alemães, italianos, franceses, espanhóis, árabes, judeus, entre outras etnias, que, mesmo em menor número, deixaram sua contribuição para desenhar o perfil do Rio Grande do sul de agora. A professora destaca que a Noite de Cultura Gaúcha, iniciada em 1981, contava apenas com espetáculo de danças típicas e tendas com alimentos tradicionais, a exemplo do churrasco e alguns doces campeiros.
Em 1991, a atividade passou a ser temática, narrando e ambientando, a cada ano, um período da história do Estado até ganhar ao atual formato. Elke destaca que a Noite de Cultura Gaúcha, além de atrair a comunidade uruguaianense, tem servido para unir a família unionista, pais, estudantes, professores e funcionários, em torno da montagem e da execução do projeto.
Fonte: Correio do Povo - 27/Setembro