O vice-prefeito e secretário de Saúde de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, prestou esclarecimentos, na manhã desta quinta-feira (30/09), aos vereadores sobre os investimentos realizados na Santa Casa de Caridade pelo município. Schneider anunciou que em 18 de outubro próximo entrará em funcionamento o novo tomógrafo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital o que colocará a cidade entre as poucas cidades do interior do Estado a contar com o moderno equipamento.
“Nosso objetivo é capacitar a Santa Casa com serviços de alta complexidade, tornando-o um centro de referência regional. Com a prestação desses serviços haverá rentabilização do hospital e sua manutenção será realizada com os recursos advindos desses serviços prestados. Além disso, esses serviços de alta complexidade irão atrair novos médicos para Uruguaiana”, declarou o secretário.
Schneider enfatizou ainda que o município está na fase de elaboração do projeto do CAPS Álcool e Drogas a ser instalado na área física do antigo Hospital e Maternidade Tarragô. A unidade irá ajudar a liberar os 12 leitos da Santa Casa que hoje são destinados para internações de pacientes usuários de drogas como crack. O vice-prefeito ressaltou que 92% dos atendimentos realizados pela Santa Casa são procedimentos remunerados pelo SUS e que a gestão do hospital está procurando otimizar a ocupação dos 232 leitos.
O vice-prefeito compareceu à reunião da Câmara Municipal a convite do vereador Rogério de Moraes (PSDB). Além dos investimentos em equipamentos, o secretário de Saúde também destacou que o objetivo do município é promover o saneamento básico dos bairros e reduzir a mortalidade infantil para apenas um dígito nos próximos dois anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal - 30/Setembro