quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uruguaiana ganha nova ambulância

O governo do Estado entregou ontem de manhã mais 14 ambulâncias ao programa Salvar/Samu. Na presença da governadora Yeda Crusius, houve ainda a assinatura de convênios para a construção de 14 unidades básicas de saúde, no valor total de R$ 5,8 milhões. As estruturas serão abertas nos municípios que participam do programa de Prevenção à Violência. Segundo Yeda, a entrega das ambulâncias atende ao processo de fortalecimento dos municípios. Ela parabenizou o aumento no interesse das cidades em participar do projeto de prevenção à violência. "Essa é a prova de que, para reduzir a criminalidade, é preciso investir primeiro na prevenção", afirmou.

Os veículos entregues estão equipados com suporte avançado de tecnologia, similar à estrutura de atendimento de uma UTI. As unidades integram o projeto do Ministério da Saúde (MS), que em maio deste ano repassou outros 118 veículos ao Estado. Segundo a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, com esse complemento, todo o RS passa a ter o atendimento pré-hospitalar móvel. Dentro da parceria com o MS, a secretaria é responsável por repassar mais de R$ 17 mil/mês por ambulância de suporte avançado aos municípios.
O serviço Samu/Salvar funciona por meio de ligação gratuita para o número 192. Receberam ambulâncias os municípios de Carazinho, Erechim, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Xangri-Lá e Santa Maria - que terá duas unidades.