sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chance para recomeçar


Instalado há 12 anos, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) abriga hoje 42 adolescentes em Uruguaiana. Segundo a advogada Anita Pimentel, integrante da equipe técnica interdisciplinar, a instituição busca reintegrar os internos por meio de oficinas de tapeçaria, bijuteria, pintura em latas, entre outras. A iniciativa proporciona ocupação e profissionalização, além de gerar recursos que retornam aos jovens em forma de roupa, complemento alimentar e apoio financeiro à família do interno. Há ainda o projeto Recomeçar, com aulas de dança e teatro a 14 alunos.
Conforme Lúcia Moura, chefe da equipe de socioeducadores, os cursos despertam interesse e revelam aptidões. "Do hip-hop agora evoluíram para o tango e ritmos tradicionalistas", diz. O grupo tem se apresentado em festas e no Centro Cultural. Em 15 de dezembro, haverá celebração natalina, com apresentação teatral para amigos e familiares.
Para as profissionais, o Case permite a ressocialização plena do adolescente. Como exemplo, citam o primeiro interno do Centro, que hoje é professor de educação física. Elas lamentam, porém, os casos de reincidência.