terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos do Sant'Ana apresentam projetos ecológicos na Câmara Municipal

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Sant'Ana apresentaram aos vereadores, nesta terça-feira (23), dois projetos ecológicos desenvolvidos em sala de aula. Os alunos desenvolveram estudos sobre o aproveitamento da energia solar para iluminação de residências e sobre a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha. Os dois projetos foram apresentados pelos alunos em feira de ciências na PUCRS, em Porto Alegre.
Os dois projetos começaram a ser desenvolvidos no ano passado, quando os alunos estavam na 8ª série do ensino fundamental. Divididos em nove grupos de pesquisa interdisciplinar, os estudantes desenvolveram pesquisas relacionadas ao Aquecimento Global.
Acompanhados da orientadora pedagógica Giselda Meschi, os alunos fizeram uma breve exposição das pesquisas para os vereadores, no plenário da Câmara Municipal. O aproveitamento do óleo de cozinha para a produção de biodiesel e de sabão caseiro está sendo sugerido pelo Colégio Sant'Ana como projeto de geração de renda para 36 famílias da Vila Progresso, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social. Segundo a orientadora pedagógica, a transformação do óleo de cozinha saturado em biodiesel pode gerar renda e evitar a contaminação dos recursos hídricos. A presença dos alunos foi requerida pelo parlamentar Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).