quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Detran vai triturar mais 600 veículos


O Detran/RS começou ontem o processo de reciclagem de 600 veículos, entre carros, motos e peças automotores, que estavam em um depósito de Porto Alegre. A finalidade é esvaziar a área que está sendo utilizada para manter esses veículos. 
Segundo o presidente do Detran, Sérgio Filomena, os veículos não tinham mais condições estruturais e de segurança para retornar à circulação ou estavam impedidos judicialmente. "Esse é um projeto pioneiro no país e que trará vantagens, como a redução de gastos ao governo do Estado", afirmou Filomena. Com a reciclagem e a liberação do terreno, mais de R$ 30 mil com o aluguel da área serão economizados. Antes da ação, o órgão buscou os donos e a Justiça, já que algumas unidades tinham restrições policiais. 
Para permitir a reciclagem, primeiramente será necessário fazer a descontaminação dos veículos. Em seguida, eles serão triturados e transformados em materiais ferrosos para o uso da indústria. A expectativa é que o serviço esteja concluído em 15 dias. Em 2009, foram recicladas mais de 3,2 mil unidades no RS.
Na próxima semana, o Detran abrirá licitação para contratar uma empresa que realizará a mesma ação no Interior. Ao todo, existem mais de 34 mil veículos que poderiam ser reciclados. O serviço ocorrerá em Uruguaiana, Canguçu, Eldorado, Cachoeirinha, Cambará do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Alvorada, Sapucaia do Sul e Portão.