quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Frederico Antunes presta homenagem à Uruguaiana

O deputado Frederico Antunes (PP) ocupou o espaço do Grande Expediente na sessão plenária desta terça-feira (8) para homenagear os 45 anos do CDL de Uruguaiana, 35 anos da RBS TV de Uruguaiana e os 10 anos do Jornal Diário da Fronteira. O deputado iniciou homenageando Uruguaiana, quando registrou a realização do festival Califórnia da Canção Nativa. “Foi mais um retumbante sucesso, tanto na participação de artistas quanto na participação da população. A Califórnia está a caminho de completar 40 edições sucessivas como o maior festival da nossa música, e como o festival inspirador de um sem número de iniciativas semelhantes.” Abordando a criação de Uruguaiana, citou sua origem a partir da Revolução Farroupilha. “Foi fundada por motivos estratégicos, para assegurar a posição fiscal e militar no controle da travessia do Rio Uruguai e da margem do Rio Ibicui. A determinação para criar ali um aldeamento foi dada diretamente por Bento Gonçalves, que mandou estabelecer a Capela Curada. As nossas primeiras ruas foram traçadas após a paz de 1845, por ordem do Duque de Caxias. Gente de boa cepa, pelo que se vê, tomou a decisão de criar Uruguaiana.”

CDL: A cidade é a porta de entrada para o maior Porto Seco da América Latina, se constituindo importante polo comercial do estado. Para representar os empreendedores da cidade junto aos poderes públicos e a sociedade surgiu há 45 anos a Câmara de Dirigentes Lojistas. O parlamentar destacou algumas das ações da entidade. “A CDL tem desenvolvido projetos de grande importância para o comércio como: abertura aos fins de semana, o acesso da Ponte Internacional ao centro da cidade, a recriação do Consepro Uruguaiana, a isenção do recolhimento antecipado da diferença da alíquota de ICMS de mercadorias oriundas de outros Estados, a luta pela reativação da usina termoelétrica, o portal virtual da entidade, Clube Senhoras Cedelistas, a CDL News, publicação “O Lojista da Fronteira”, CDL 12 horas, Programa de Rádio "CDL Atualidades."

RBS:Frederico Antunes justificou a homenagem ao 35 anos da Rede Brasil Sul de Comunicações em Uruguaiana, afirmando que “uma boa emissora de televisão confere qualidade à vida da população, e isso é muito bem concretizado pela RBS TV. Para a comunidade uruguaianense, a emissora local da Rede Brasil Sul é um reconhecimento da importância econômica, geográfica, política e estratégica do nosso município, escolhido para sediar uma das 12 emissoras instaladas no Rio Grande do Sul".

Diário da Fronteira: Já os 10 anos do jornal Diário da Fronteira foram destacados pelo deputado, pela “consistente contribuição do jornal à formação do espírito de comunidade local e regional. O Diário da Fronteira manifesta, hoje, os valores e a cultura regional no contexto das nossas realidades, demandas, feitos e dramas.”

Ele encerrou afirmando: “Pretendi expressar o amor pela minha terra e o orgulho que tenho dos amigos que aqui estão. Estamos unidos pelos mesmos sentimentos e por idêntico espírito de serviço, que é a nossa forma de dizer à nossa Fronteira Oeste o quanto nós a queremos bem.”