terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cinema de graça em Uruguaiana

Disseminar a produção cinematográfica no Rio Grande do Sul é o principal objetivo do projeto CineSesc que, por meio de sessões de cinema ao ar livre e em salas, democratiza o acesso à sétima arte. A iniciativa é desenvolvida em todo o Estado através do Arte Sesc – Cultura por toda parte, visando o desenvolvimento do senso crítico, estético e cultural dos expectadores. Um exemplo disso é o Cinema na Rua que apresenta, gratuitamente, o filme Um Beijo Roubado (Drama, 94 min, classificação etária de 12 anos) em Uruguaiana e em Barra do Quaraí em dezembro.

Em Uruguaiana, a exibição acontecerá no dia 11 de dezembro, às 21h, na E. S. U. Ilha do Marduque - Projeto Ilha da Esperança (Rua Borges de Medeiros, 3117). Já em Barra do Quaraí, a sessão acontece no dia 12 de dezembro, às 21h, no Calçadão (Rua Salustiano Marty, s/n).

O filme, que tem direção de Wong Kar-Wai, passa em Nova York. Jeremy (Jude Law) administra um pequeno café e restaurante. Muito irritada, Elizabeth (Norah Jones) descobre que seu namorado comeu lá com outra mulher. Zangada com a traição dele, ela rompe o namoro e deixa suas chaves com Jeremy, caso seu ex-namorado as queira de volta. Elizabeth retorna ao café várias vezes e ela e Jeremy começam a se sentir bem atraídos um pelo outro. Mesmo assim, ela sai da cidade e então viaja de ônibus para Memphis, Tennessee, onde tem dois empregos, pois quer economizar para comprar um carro. Sem revelar onde vive ou trabalha, ela manda um cartão-postal para Jeremy, que fracassa ao tentar localizá-la. Elizabeth conhece pessoas como o policial Arnie Copeland (David Strathairn), que se tornou alcoólatra, pois não aceita o fato de Sue Lynne (Rachel Weisz), sua esposa, tê-lo deixado. Elizabeth testemunha o trágico desdobramento desta separação e, já em Nevada, conhece Leslie (Natalie Portman), que adora jogar pôquer por garantir que sabe "ler" o rosto das pessoas.

O cinema está presente na programação do Sesc desde meados da década de 70. Os locais podem ser os mais variados: sala de projeção, escolas e praças públicas. Em todo o país, os trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e a comunidade em geral podem desfrutar de momentos de lazer que resultam em mais qualidade de vida, além de acrescentar conhecimentos culturais e históricos através do cinema. Outras informações no site www.sesc-rs.com.br/artesesc.