terça-feira, 4 de agosto de 2009

Inscrições abertas para a Gincana Estadual do Projeto Sorrindo para o Futuro

Estão abertas, até o dia 21 de agosto, as inscrições para as escolas interessadas em participar da Gincana Estadual do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro. O evento, promovido pelo Saúde Sesc – Uma Vida Melhor em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e com o apoio das prefeituras municipais, tem como objetivo sensibilizar as comunidades para o cuidado com a saúde e promover a integração dos escolares.
A inscrição é gratuita e poderão participar da gincana as escolas integrantes do Sesc Sorrindo para o Futuro em 2009. Cada escola constituirá uma única equipe, incluindo o total de alunos matriculados, inclusive aqueles de séries mais avançadas que não são atendidas pelo Programa. A gincana iniciará no dia 1º de setembro e será dividida nas seguintes categorias: escolas com até 150 alunos matriculados; escolas com 151 ou mais alunos matriculados; escolas exclusivamente de educação infantil; sendo que os Sesquinhos - Escolas de Educação Infantil do Sesc/RS não concorrem com as demais e terão premiação distinta. As inscrições poderão ser feitas através do site www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo/gincana, onde também serão divulgadas as tarefas da atividade.
O Sorrindo para o Futuro Sesc integra o pilar Saúde Sesc – Uma Vida Melhor. Vencedor do Prêmio Top Cidadania 2008, é o maior programa privado de promoção da saúde escolar do Rio Grande do Sul. Através dele, professores da rede pública são capacitados por dentistas a avaliarem as condições de saúde bucal de estudantes, além de ensiná-los lições sobre higiene oral, alimentação saudável e atividade física. O trabalho é realizado em parceria com as prefeituras municipais e conta com o apoio de odontólogos, que realizam exames, aplicações de flúor e tratamentos, conforme a necessidade das crianças.
Em 2008, o Sesc/RS atingiu a marca de 192.691 crianças participantes do Sesc Sorrindo para o Futuro. O número é quase 12 vezes maior que o do ano em que o Programa teve início, 2003, quando 16.278 crianças foram atendidas. A quantidade de escolas envolvidas na iniciativa saltou de 72 para 1.972, enquanto que os municípios aumentaram de 34 para 231.