segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Já é Carnaval em Paso de los Libres

A primeira noite do Carnaval 2009 de Paso de los Libres reuniu um grande público (na maioria de argentinos) para prestigiar a apresentação das “comparsas” do primeiro e do segundo grupo. Na cidade argentina o carnaval é realizado em quatros apresentações, apenas alterando a ordem do desfile.

Mesmo com a pequena participação da platéia uruguaianense, a influência do samba brasileiro é forte e bastante visível do lado de lá da Ponte Internacional.Nas três comparsas do grupo principal há a participação direta de brasileiros. A Tradicion abriu os trabalhos da primeira noite, apresentando o tema “La pimienta”. A abordagem do carnavalesco englobou uma homenagem à América Latina viajando pelos países onde a pimenta tem uma influência marcante na culinária. O Brasil foi homenageado pela bateria da escola que se apresentou com o figurino baseado na bandeira nacional. A Comissão de Frente (Marduque) e o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Deu Chucha na Zebra) eram uruguaianenses.

A apresentação da Carumbé empolgou o Corsódromo, afinal de contas era a campeã do Carnaval do ano passado defendendo seu título e 61 anos de fundação. A temática "carumbezera" “A Escritura, a jóia da humanidade” mostrou belos figurinos, remontando um passado histórico de sábios, deuses e modelos mitológicos. Lógico, no conjunto da obra do carnavalesco argentino, montou-se um arsenal de opções reunindo no contexto um grande número de belas mulheres, além de quase uma centena de crianças.

Fechando a primeira noite, a verde e branco Zum Zum abordando em seu tema a ciência e suas influências no cotidiano das pessoas. Apesar de sofrer com a crise econômica, a força de vontade e a perseverança de seus diretores deram o tom de qualidade na apresentação da tradicional comparsa librenha.

Mas fica um alerta: apesar da beleza das mulheres e de alguma semelhança com o nosso Carnaval pela presença brasileira no samba argentino, a organização ainda peca em pontos simples. Principalmente aqueles que dizem respeito à apresentação das comparsas. É muito demorado o intervalo entre as apresentações das escolas.

O último componente da Zum Zum saiu do Corsódromo apenas às 5h45min da manhã deste domingo. Algo que necessariamente não precisava ter acontecido. Outro problema grave da estrutura montada é o excesso de pessoas na avenida (vide ai crianças).Tanto no momento em que as comparsas desfilam, quanto nos seus intervalos. A tal espuma em spray vendida em qualquer ponto da avenida incomoda a todos. Menos às crianças que adoram a brincadeira. 

A equipe do Canal 20 esteve cobrindo a abertura do Carnaval em Libres e mostra todos os detalhes na sexta-feira, a partir das 20h. A reprise é no domingo, a partir das 13h. Na apresentação o repórter Everaldo Jacques.