terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PUC transfere área de terras à Unipampa na sexta-feira


Na próxima sexta-feira (23) realiza-se o ato oficial de entrega da escritura pela qual a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) repassa a área de terras localizada no município de Uruguaiana à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O anúncio foi feito pelo deputado Frederico Antunes (PP) após contato com a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce. O prefeito Sanchotene Felice também estará recebendo cópia do documento.

Para a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma vitória da comunidade, com a participação decisiva do parlamentar. "O trabalho do deputado Frederico Antunes foi decisivo para esta conquista que certamente marcará a história do município", afirmou.  Antunes considera a chegada da Unipampa a Uruguaiana um acontecimento histórico. "É um avanço fundamental não apenas para nosso município, mas para toda a Fronteira Oeste, cujo desenvolvimento ao longo dos anos está aquém das potencialidades, mas que agora será estimulado", acrescentou.

A Unipampa, criada no início de 2008, possui 10 campi na Metade Sul do Estado. Em Uruguaiana, a universidade funcionava junto ao campus da PUC, dividindo salas de aula e laboratórios. Com o repasse da área, a Unipampa assume integralmente o controle das instalações.

Na década de 70, o Governo do Estado doou uma área de 250 hectares em Uruguaiana para a PUC instalar um campus na Fronteira Oeste. Para que o terreno fosse transferido, houve concordância por parte do Governo do Estado que, por sua vez, encaminhou projeto à Assembléia Legislativa que votou e aprovou a iniciativa em dezembro. 

Atualmente a Unipampa possui 450 alunos no campus de Uruguaiana. No município são oferecidos os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e de Tecnologia em Aqüicultura.