Ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) em Uruguaiana, a inauguração da nova portaria de acesso a saída do Porto Seco. A concessionária responsável pelo complexo, EadiSul reuniu autoridades, empresários e órgãos intervenientes em cerimônia realizada à frente da obra já finalizada.
O acesso até então existente e utilizado pelos caminhões, habilitava entradas e saídas, contendo apenas uma passagem para cada operação. Com o novo acesso, os caminhões passarão a contar com uma maior agilidade e fluidez no movimento, evitando desta maneira a possível formação de filas nos arredores da BR 290, tendo com isso duas entradas e duas saídas.
A entrega simbólica da obra foi feita pelo diretor presidente da ELOG, uma das empresas do grupo Columbia e EadiSul, Sr. Luis Augusto Apice. Ele destacou a importância da finalização da obra da nova portaria. “O propósito deste investimento além de aumentar a infraestrutura e agilizar as operações de entrada e saída, também é a de disponibilizar para os motoristas uma maior segurança nas liberações”, disse ele.
Segundo o delegado da Receita Federal, Jorge Hergessel este investimento era um anseio antigo de todos os usuários do porto, devido a importância que o mesmo possui para todo o restante do país. “Existe a cada ano, uma grande expectativa de crescimento no transcurso deste porto, e a Receita juntamente com todos os usuários, também aposta nisso”.
Jorge destacou ainda que em 2010 cruzaram por esta fronteira cerca de 160 mil caminhões e que na arrecadação federal deste ano 85% referiu-se ao porto.
Participaram ainda desta solenidade o prefeito municipal de Uruguaiana, Sanchotene Felice, o gerente da Eadi Sul, Flavio Evaristo, o presidente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker entre outras autoridades municipais, federais e militares e ainda funcionários do porto e órgãos intervenientes.
O diretor presidente da ELOG, Luis Augusto Apice teve a oportunidade de realizar uma visita na sede da ABTI, juntamente com sua equipe de trabalho, acompanhados do presidente da entidade, José Carlos Becker. Logo participaram de um almoço no Sindicato dos Despachantes do RS (Sdaergs) juntamente com demais convidados.