terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carnaval diferente que mistura sotaques na fronteira

Em Paso de los Libres o carnaval começou neste fim de semana. A festa no município que faz fronteira com Uruguaiana tem sotaque gaúcho. E, mais que em qualquer outro lugar, cumpre com o objetivo de unir os povos em torno da alegria e da magia.
Os argentinos aproveitam a estrutura de um "sambódromo" construído com a intenção de não atrapalhar a rotina da cidade de pouco mais de 45 mil habitantes. No quesito euforia, não perdem em nada para os brasileiros. Também não falta samba no pé. E, é claro, apesar de estarmos em solo argentino, por aqui, todos se encantam com a ala das "baianas".
A inserção dos brasileiros é crescente e ganha a cada ano novidades. O professor João Carlos da Nova é o compositor do samba enredo da campeã do ano passado. Ele escreve a letra do samba já em espanhol. Com experiência no assunto ele já sabe a simétrica e o tom do canto na língua espanhola.
A festa que inicia por aqui duas semanas antes da data oficial no Brasil vai até o fim do mês. Um carnaval diferente que mistura sotaques na região da fronteira e que se iguala na alegria.