domingo, 31 de janeiro de 2010

Já em Carnaval em Paso de los Libres

A proximidade da fronteira dá um tom de brasilidade a uma festa que dura um mês.Todos os finais de semana até 27 de fevereiro, os argentinos aproveitam a herança cultural brasileira para brincarem, e, é lógico, faturarem com o turismo.Neste sábado, um grande público esteve no “Corsódromo Municipal” para acompanhar as apresentações das comparsas librenhas na primeira noite do Carnaval 2010.A expectativa dos torcedores das principais entidades levou empolgação ao complexo armado pela Municipalidade de Paso de los Libres. A alta temperatura da madrugada ajudou ainda mais a dar um tom de festa à estréia de Tradição, Carumbé e Zum Zum.

A Tradição, contando com a participação do casal de mestre-sala e porta-bandeira brasileiros, Leandro e Leandra, empolgou a torcida e deu uma mostra do seu poder mostrando que é páreo para as grandes adversárias tradicionais do Carnaval de Paso de los Libres, que em 2010 completa 130 anos. Apresentando um enredo que viajava pelo místico e exótico, a Tradição trouxe como seu destaque a beleza da miss Líbano Argentina, Hadiz Alí Grijalba, que misturou em sua exibição a dança do ventre e árabe com um misto de samba. Hadiz é neta de libaneses, e atualmente é secretaria da Juventude da União Cultural Argentina Libanesa (JUCAL). Em 2009 ela ficou em 2º lugar no Miss Líbano Imigrante, em concurso realizado no Oriente Médio.

Os 62 anos de participação nos carnavais de Paso de los Libres trouxeram à avenida do samba a exibição do tema “Ojo com el Rojo” (Olho com o Vermelho) pela Carumbé. Uma das grandes forças do Carnaval Argentino, a Carumbé exagerou no quesito mulher bonita, uma das marcas do desfile do outro lado da Ponte Internacional. O mestre-sala brasileiro Betinho deu sua contribuição ao desfile da vermelho e branco, ao lado da sua porta-bandeira, a argentina Noelia.

Encerrando a primeira noite, a campeã do ano passado superou seus próprios problemas e dramas pessoais agregados. Com um desfile forte e com a imensa torcida verde e branco cantando os refrões do samba enredo composto pela dupla brasileira João Carlos da Nova e Armando Vasquez, a Zum Zum deu mostras que está viva para a disputa do título de 2010. Destaque para o cabeleireiro uruguaianense Vanderli que apresentou-se pela Zum Zum. No enredo, o tema recorrente em torno dos sonhos. A proposta é transformar os pesadelos recentes no sonho real do bicampeonato.