quarta-feira, 22 de abril de 2009

Abertas Inscrições para o projeto SESC Dramaturgia

Arte Sesc – Cultura por toda parte realiza em Uruguaiana a partir deste mês o projeto Sesc Dramaturgia – Leituras em Cena. A atividade, que tem inscrições abertas para grupos de teatro do município e da região, visa ao desenvolvimento artístico-cultural e será realizada no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) em duas etapas – a primeira acontece de 25 a 27 de abril e a segunda de 14 a 16 de agosto.

As oficinas de leituras em cena serão ministradas pela atriz, pesquisadora e professora de teatro Anna Maria Pereira Esteves. Doutoranda em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com o projeto “Dramaturgia e memória do homem-jequitinhonha: uma análise comparativa entre quatro momentos do Ícaros do Vale”, a profissional já atuou em diversos espetáculos, entre eles: Maria Lira, com texto de João das Neves e Luciano Silveira; Macbeth, com texto de Shakespeare e direção de Moacir Chaves; Édipo Rei, com texto de Sófocles e direção de Diego Molina e Nosferatu; um pouco de nós, com texto e direção de Marcos Henrique Rego. 

Além de estimular a prática da leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, proporcionando reflexão e debate sobre a importância da dramaturgia no teatro contemporâneo, o projeto disponibiliza aos atores, diretores e participantes uma bolsa-auxílio pela participação. Ao todo, participarão do projeto quatro grupos. Estão previstas atividades como leituras encenadas, oficinas, mesas-redondas, debates e workshops. Após as oficinas, que tem duração de 12 horas, os grupos participantes deverão expor os resultados, através da criação e apresentação de leituras dramáticas.

Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena está completando nove anos de existência no Brasil, propiciando o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e público interessado, que em sua maioria são artistas incipientes e jovens estudantes. O projeto está inserido em um dos principais objetivos do Arte Sesc, que é o de promover a formação e o aperfeiçoamento do indivíduo.