quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Secretário de Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

O vice-prefeito e secretário de Saúde de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, prestou esclarecimentos, na manhã desta quinta-feira (30/09), aos vereadores sobre os investimentos realizados na Santa Casa de Caridade pelo município. Schneider anunciou que em 18 de outubro próximo entrará em funcionamento o novo tomógrafo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital o que colocará a cidade entre as poucas cidades do interior do Estado a contar com o moderno equipamento.
“Nosso objetivo é capacitar a Santa Casa com serviços de alta complexidade, tornando-o um centro de referência regional. Com a prestação desses serviços haverá rentabilização do hospital e sua manutenção será realizada com os recursos advindos desses serviços prestados. Além disso, esses serviços de alta complexidade irão atrair novos médicos para Uruguaiana”, declarou o secretário.
Schneider enfatizou ainda que o município está na fase de elaboração do projeto do CAPS Álcool e Drogas a ser instalado na área física do antigo Hospital e Maternidade Tarragô. A unidade irá ajudar a liberar os 12 leitos da Santa Casa que hoje são destinados para internações de pacientes usuários de drogas como crack. O vice-prefeito ressaltou que 92% dos atendimentos realizados pela Santa Casa são procedimentos remunerados pelo SUS e que a gestão do hospital está procurando otimizar a ocupação dos 232 leitos.
O vice-prefeito compareceu à reunião da Câmara Municipal a convite do vereador Rogério de Moraes (PSDB). Além dos investimentos em equipamentos, o secretário de Saúde também destacou que o objetivo do município é promover o saneamento básico dos bairros e reduzir a mortalidade infantil para apenas um dígito nos próximos dois anos.

Fonte:
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal - 30/Setembro

Homenagem a Creche Nossa Senhora de Lourdes

A Câmara Municipal de Uruguaiana prestou uma homenagem ao aniversário de 55 anos de fundação da Creche Nossa Senhora de Lourdes – Lar da Criança. A homenagem foi proposta pelo vereador Ronnie Mello (PP). A escola de educação infantil atende 230 crianças em turno integral e possui um quadro de 30 funcionários, além do apoio voluntário de 18 damas auxiliadoras e de 10 irmãs. A diretora do educandário, Maria do Horto Soares Bermúdez, agradeceu a homenagem e disse que o trabalho conta com o apoio da comunidade de Uruguaiana. “Sem a solidariedade das entidades e das pessoas de Uruguaiana, não poderíamos continuar esse trabalho”. A sessão especial contou com a presença do vice-prefeito Luiz Augusto Schneider, no exercício do cargo de prefeito, da irmã Micaela Hermann, de professores e alunos da escola, além de representantes do Rotary Clube Sudeste. 

Fonte: Assessoria de Comunicação - 30/Setembro

''Gauchíada'' agita comunidade escolar

Alunos passaram um mês cultuando tradição
Com a realização da gincana "Gauchíada", a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Fagundes, de Uruguaiana, encerrou a programação do Mês Farroupilha 2010. O coordenador do evento e presidente do Círculo de Pais e Mestres, Marcos Antônio Silva, patrão do piquete Tropeiros do Sul, vinculado ao educandário, destacou a significativa participação de 300 alunos, além de pais, professores e funcionários.
Os jovens cumpriram 18 tarefas. Em uma delas, a maratona de dança, o casal vencedor bailou durante 3 horas e 26 minutos sem parar. Na proposta solidária, 305 quilos de alimentos foram distribuídos aos carentes. Nesta edição, salienta Silva, além do futebol de bombachas, a atração ficou com a miniprova de skate de bombachas, uma adequação da tradição ao contemporâneo. Houve também maratona do chimarrão. Nesta competição, apenas uma participante sorveu 6 litros de mate. 

Ao final, a meninada da equipe Gaúchos do Sul (5 série) levou o troféu da gincana. Em segundo lugar ficaram os Repatriados, do Instituto Elisa Valls, e em terceiro a Só Nóis, da escola João Fagundes.


Fonte: Correio do Povo – 30/Setembro

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lan Houses irregulares em debate na Câmara

LAN house é um estabelecimento comercial onde as pessoas podem pagar para utilizar um computador com acesso à Internet e a uma rede local, com o principal fim de acesso à informação rápida pela rede e entretenimento através dos jogos em rede ou online.
O que poderia parecer uma forma de facilitar o dia-a-dia das pessoas agilizando o acesso a novos canais de comunicação ou então gerar entretenimento através de um passatempo atualizado com a tecnologia, tornou-se um problema em Uruguaiana. Pelo menos na visão da Câmara Municipal de Vereadores que ontem à noite realizou uma audiência pública visando debater o uso responsável da internet e dos jogos eletrônicos em pontos comerciais públicos no município.
O vereador José Clemente da Silva Correa, do Partido dos Trabalhadores, foi o responsável pela realização da Audiência Pública. Segundo ele, é necessário debater o tema diante do crescente uso por menores em horários inadequados.
As LAN houses foram responsáveis por quase 50% dos acessos a Internet no país no ano passado. Nas regiões Norte eNordeste, o índice é mais expressivo, chegando a quase 70% dos acessos. A maioria dos clientes era do sexo masculino, com predominância das classes C, D e E, vindo como oportunidades de inclusão ao menos favorecidos no mundo da tecnologia. De acordo com o SINDLANSP, hoje no Brasil, existem mais de 90.000 Lan-Houses e Cyber-Cafés, sendo que ainda por falta de legislação adequada, a maioria funciona sem legalização.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jean Carlo Ferriche Fonseca, disse que a partir de agora o setor de fiscalização da Prefeitura irá atuar de forma mais forte para evitar a continuidade do problema de falta de documentação e alvará de funcionamento de estabelecimentos em situação irregular.
Mesmo com os problemas, há cybers em situação regular e que buscam melhorar ainda mais serviço prestado, como afirma o empresário Ismair Gomes. “Porém, apesar de buscarmos o melhor para o cliente, enfrentamos a concorrência desleal, por isso, alguns usuários buscam pontos mais baratos, infelizmente”, finalizou.

Confira abaixo, a matéria apresentada no programa Bom Dia Cidade, da rádio El Shadday 104.9 FM, nesta quarta-feira (29):



Da editoria - Everaldo Jacques - 29 de Setembro

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projeto homenageia César Passarinho


O projeto de lei que denomina de César Passarinho o palco multimídia e a concha acústica do Parque Dom Pedro II foi aprovado, nesta terça-feira (28/09), pela Câmara Municipal. O projeto de autoria do vereador Ronnie Mello (PP) presta homenagem a um dos maiores intérpretes da música gaúcha, o cantor símbolo da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, César Passarinho, falecido em 1998.
O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção do prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). Passarinho defendeu como intérprete quatro canções vencedoras das Calhandras de Ouro - Um Canto para o Dia (1976), Negro da Gaita (1977), Guri (1983) e O Minuano e o Poeta (1992) – e conquistou sete prêmios de melhor intérprete.
Para o vereador Ronnie Mello, César Passarinho é um dos ícones da cultura nativista de Uruguaiana e a homenagem que o projeto presta ao intérprete é uma forma de reconhecimento ao trabalho deixado pelo cantor.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal - 28/Setembro

CRA-RS realiza Ciclo de Debates em Uruguaiana

O Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) promove, em Uruguaiana, no dia 5 de outubro, o Cidead – Ciclo de Debates de Administração, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Realizado pela autarquia em todo interior do Estado, o evento de qualificação na área de Administração está em sua 8ª edição. Nesta edição, o Cidead tem como eixo central “O salto para o futuro: Inovação e Sustentabilidade” e reunirá profissionais e estudantes interessados em atualização na área.
Em Uruguaiana, o conferencista será Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes. Ele ministrará a palestra “Estratégias dos líderes vencedores – Competências para a liderança”. O evento acontecerá no Clube Comercial (Rua 15 de Novembro, 1822), com início às 19h30min. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Associação Uruguaianense de Administradores (AURA), pelo telefone (55) 3411-0093.

Fonte: Fábrika de Notícias - 28/Setembro

Show homenageia centenário de Adoniram Barbosa e Noel Rosa


Os músicos Dudu Sperb, Maurício Marques e Rubem Penz circulam por seis cidades. Dois artistas fundamentais na música popular brasileira completam centenário de nascimento em 2010: Adoniran Barbosa e Noel Rosa. Tal coincidência, por si, bastaria para reunir em um só espetáculo os eternos temas destes compositores. Sendo assim, o Arte Sesc – Cultura por toda parte realiza no dia 28 de setembro a apresentação do espetáculo “Filosofia, canções de Adoniran e Noel” em Uruguaiana.
Na cidade, a apresentação acontece hoje no Colégio Metodista União (rua Tiradentes, 3432), às 15h. Sobem ao palco os músicos Dudu Sperb, Maurício Marques e Rubem Penz. Adoniran Barbosa e Noel Rosa são oriundos do Carnaval e protagonistas na ascensão do samba ao patamar de gênero predominante. Foram astros do rádio, boêmios incuráveis, irônicos, humorados e, igualmente, melancólicos.
Os ingressos já podem ser adquiridos no Sesc por R$ 5,00 (comerciários, idosos e estudantes) e R$ 8,00 (comunidade em geral). Ao todo, a turnê do Arte Sesc passará por seis cidades gaúchas. 

Fonte: Fábrika de Notícias - 28/Setembro

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Câmara Municipal e Coren promovem audiência pública

A Câmara Municipal de Uruguaiana e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) promoveram, nesta segunda-feira (27/09), audiência pública para debater temas relativos à atividade dos profissionais de enfermagem na região. O evento reuniu enfermeiros de Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete.
De acordo com o conselheiro do Coren/RS, Jean Luca Diesel, a audiência pública serviu para congregar os profissionais de enfermagem e proporcionar palestras de qualificação dos trabalhadores. Pela parte da manhã, os participantes ouviram uma palestra sobre a atuação do Coren/RS com o conselheiro da entidade Edison Thomas Spies e uma segunda palestra sobre “Motivação para Vencer”, com o professor Giezi Schneider, da Universidade de Passo Fundo e consultor motivacional.
À tarde, os organizadores da audiência pública promoveram uma palestra sobre Atendimento Pré-Hospitalar com os bombeiros de Uruguaiana. Os bombeiros realizaram uma demonstração do atendimento a feridos na Praça Barão do Rio Branco com os participantes do evento. A audiência pública foi proposta pela vereador Rogério de Moraes (PSDB).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara - 27/Setembro

Noite de Cultura Gaúcha no União

O Colégio Metodista União, em Uruguaiana, realizou no sábado a 29 Noite de Cultura Gaúcha. Conforme a coordenadora do evento, professora Elke Pedroso, mil pessoas lotaram o Ginásio de Esportes da instituição para acompanhar, das 20h às 21h30min, a encenação do papel e da trajetória dos imigrantes que construíram, ao longo dos anos, "As Faces do Rio Grande", tema da festividade deste ano. 
Ao todo, 180 alunos do colégio, da educação infantil ao ensino médio, representaram a sequência de quadros narrando a partir da chegada dos açorianos, em 1747, sucedidos por alemães, italianos, franceses, espanhóis, árabes, judeus, entre outras etnias, que, mesmo em menor número, deixaram sua contribuição para desenhar o perfil do Rio Grande do sul de agora. A professora destaca que a Noite de Cultura Gaúcha, iniciada em 1981, contava apenas com espetáculo de danças típicas e tendas com alimentos tradicionais, a exemplo do churrasco e alguns doces campeiros. 

Em 1991, a atividade passou a ser temática, narrando e ambientando, a cada ano, um período da história do Estado até ganhar ao atual formato. Elke destaca que a Noite de Cultura Gaúcha, além de atrair a comunidade uruguaianense, tem servido para unir a família unionista, pais, estudantes, professores e funcionários, em torno da montagem e da execução do projeto.

Fonte: Correio do Povo - 27/Setembro

domingo, 26 de setembro de 2010

Araguaiana? A novela das 6h poderia ter sido na fronteira oeste

Milena Toscano, Murilo Rosa e Cléo Pires
Muito em Araguaia remete a Pantanal, sucesso do novelista Benedito Ruy Barbosa que por duas vezes fez barulho na TV: em 1990, quando, na extinta TV Manchete, ultrapassou por noites a Globo no Ibope, e em 2008, quando atingiu em diversas oportunidades a vice-liderança com uma versão re – e mal – editada da original. Matas, cavalos, uma paisagem idílica de interior. Romances à beira do rio. Mulheres sensuais saindo das águas. O autor, Walther Negrão, reconhece que a nova novela das seis pode agradar ao público que acompanhava a trama de Juma Marruá, mas diz apostar mais no espectador de outro folhetim seu, Tropicaliente (1994), e garante que não ter visto Pantanal nem tê-la como inspiração.
“Sou muito amigo do Benedito, mas não vi Pantanal”, diz, enquanto fuma um cigarro escondido da esposa do lado de fora da festa de lançamento de Araguaia, na casa noturna Moinho, zona leste paulistana. Lá dentro, Cléo Pires e Murilo Rosa, protagonistas da trama e vértices de um triângulo amoroso que inclui Milena Toscano, no papel da filha do tirano fazendeiro Max, vivido por Lima Duarte, eram os mais assediados pela imprensa e convidados. Duarte e Laura Cardoso, outro nome forte do elenco, dividiam uma mesa, bem servidos pelos garçons e suas bandejas de comidas típicas goianas que circulavam sem parar pelo ambiente. A dança era garantida por, entre outros, a atriz Tânia Alves, que subia e descia sensualmente sobre as pernas, num vestido colado.
Reaproveitamento de uma antiga ideia de Negrão, de quando ele escreveu a minissérie A Casa das Sete Mulheres, com Maria Adelaide Amaral, Araguaia originalmente se passaria em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A infraestrutura, no entanto, não permitiu: hoje, não há vôos para a cidade. Mas os gaúchos permanecem na trama, até porque o ator Lima Duarte, que vive um dos principais deles, pediu para ter essa identidade. Estão também, em Araguaia, os índios e os mestiços locais, como o próprio Solano, cuja família, rival da de Max, emigrou do Rio Grande do Sul para Goiás por questões – ou paixões – indígenas.
O elemento indígena está presente ainda em um certo misticismo que cerca a trama. Ao se apaixonar por um índio do Araguaia que vai até os pampas roubar cavalos, a tataravó de Solano resolve migrar. Já em terras novas, porém, sua família é alvo da maldição de uma ciumenta índia, que faz com que todos os seus descendentes do sexo masculino morram às margens do rio que dá nome à trama. Como boa maldição de folhetim, essa persiste e, anos mais tarde, Estela, a índia interpretada por Cléo Pires, deve cuidar da morte de Solano, mas – outro ingrediente de folhetim – acabará se apaixonando por ele. Não se trata, contudo, de vilanizar os índios com num filme de faroeste. “O primeiro índio que aparece na história é um herói”, garante o autor, que, ao falar em misticismo, aproveita para contar que o “h” do seu nome é fruto da numerologia.
Além de estar longe de vilanizar os índios, a novela estaria próxima de transmitir uma mensagem ecologicamente correta. Ao menos, é o que afirmam Negrão e dois dos atores do elenco, Murilo Rosa e Milena Toscano. “Eu fiquei apaixonada pelo Araguaia, me tirou do eixo, me fez repensar a vida”, diz a atriz. Rosa, ao falar no tema ambiental, procura marcar distância – como fazem muitos na festa – entre Pantanal e Araguaia. Já Ângelo Antonio, aqui um delegado de direita e lá o peão Alcides, amancebado com a sofrida e divertida Maria Bruaca (Ângela Leal), torce para que a nova novela tenha a mesma força do épico de Juma Marruá e José Leôncio. “Eu sinto, nesse começo, uma pegada igual. Espero que tenha o mesmo brilho, porque Pantanal foi especial.” A música que abriu o vídeo de apresentação da novela para a imprensa, Tocando em Frente, de Almir Sater, aliás, era uma das faixas da trama de Benedito Ruy Barbosa, como lembrou o ator. “Percebeu?”

Fonte: Veja On Line - 26/Setembro

sábado, 25 de setembro de 2010

Com qualquer tempo

César Santos foi a atração especial do evento
Com a chegada da Centelha do Nativismo, que fica acesa o ano inteiro nas dependências da entidade-mãe da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, como forma de homenagear a cultura rio-grandense e o elo entre o festival e o nosso Estado, começou ontem à noite a cerimônia de lançamento do festival deste ano, paralelamente ao início da comercialização do cd da edição 2009. O evento foi realizado no espaço cultural do cinema Rosalina Lisboa. A senhorita Califórnia 2010, Gabriela Ceratti recepcionou os convidados.
No palco, o musico César Santos, que compôs em parceria com Rafael Ovídio da Costa, a composição “Metáfora Suspensa”, uma das doze músicas do CD. Santos foi a atração especial do evento.
O presidente da Califórnia, Julio César Benitez Teixeira expôs o projeto de realização do festival em sua versão número 37, que contará com inúmeras atrações paralelas, além de uma nova estrutura de arena de eventos. No diferencial é que toda a área de apresentação das músicas, incluindo a platéia, terá cobertura total para evitar transtornos como no ano passado em que a chuva forçou a transferência da noite final. A 37ª Califórnia da Canção Nativa acontece no Parque Agrícola Pastoril de Uruguaiana de 9 a 11 de dezembro. 

Da editoria - Everaldo Jacques - 25/Setembro

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Palestras técnicas foram destaque no 5º SIMERCO

Realizada ontem (23), a quinta edição do Seminário Itinerante do Mercosul (SIMERCO). Um evento extremamente técnico que atraiu pessoas do setor de transporte, inclusive algumas vindas de outras cidades como Porto Alegre, Paso de Los Libres e Buenos Aires.
Realizado pela Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e com êxito de público, o Seminário contou com as palestras técnicas de Marcelo Prado da ANTT, de Ubiracy Ávila, da SEESCOOP e finalizou com a palestra de Carlos Frederico da Receita Federal.
José Carlos Becker, presidente da ABTI, em seu discurso de abertura, citou com ênfase a participação e a luta de entidades e órgãos governamentais na busca de melhorias para o setor. “Necessitamos e recorremos sempre o apoio de todos, através da agilidade e competência de cada órgão e entidade. A tarde é para obtermos conhecimento, e a ABTI oferece isso aos seus associados e aos profissionais da área”, salientou ele.
A expectativa do público presente era de suprir toda a informação possível, segundo a participante Dariana Santana. “Existem assuntos que precisam ser melhor abordados, pois existe uma carência de informação no setor. O SIMERCO vem para prover um pouco desta carência e acredito ainda que poderíamos ter mais eventos deste porte”, concluiu ela.
A 6ª edição do SIMERCO já está programada para o dia 18 de novembro em Foz do Iguaçu.


Fonte: Assessoria de Imprensa ABTI - 24/Setembro

20 de Setembro serve de inspiração para músicos locais

Victor e Henrique Salgueiro, Paulo Alves, Sara Leóa e César Santos e Jorge Dornellles cantam a música Céu, Sol, Sul em homenagem ao 20 de setembro.

Fonte: ClicRBS - 24/Setembro

Caminhada pelo envelhecimento saudável reunirá idosos em Uruguaiana

O Sesc Uruguaiana, em parceria com a Escola Estadual Marechal Candido Rondon e Prefeitura Municipal, realiza no dia 2 de outubro às 15h, caminhada em prol da qualidade de vida e do envelhecimento saudável. A atividade é parte da programação da Semana do Idoso 2010, que inicia no dia 28 de setembro e terá ainda sessão de cinema, espetáculo musical, confraternização e palestra.
No mesmo período, diversas cidades onde o Sesc está presente com unidades operacionais ou balcões de atendimento – um total de 56 municípios – receberão atividade semelhante em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
Além das caminhadas, os Clubes Sesc Maturidade Ativa promoverão uma intensa programação de atividades esportivas, educativas e culturais em homenagem à data. A expectativa dos organizadores é de mobilizar mais de 3 mil pessoas com mais de 50 anos em todo o Rio Grande do Sul.

Todos os anos, mais de 3 mil idosos participam das ações desenvolvidas pelos 44 Clubes Sesc Maturidade Ativa espalhados pelo Estado. Com o objetivo de valorizar as pessoas com mais de 50 anos, os Clubes promovem ações de saúde física e mental, de intercâmbio cultural, estímulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário.
As atividades com a terceira idade começaram no Sesc em 1964, quando o primeiro grupo foi implantado no Brasil. Em São Paulo, um grupo de aposentados do comércio passou a se reunir no Sesc para desenvolverem atividades físicas e recreativas. Hoje os grupos já constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.
SAIBA MAIS - Segundo o censo de 2000, a população de 60 anos ou mais no Brasil era de 14.536.029, contra 10.722.705 em 1991. A proporção de idosos no início da década de 90 era de 7,3%, enquanto que em 2000 essa proporção atingiu 8,6%. Para tanto, o número de idosos aumentou em quase quatro milhões de pessoas, fruto da redução da taxa de natalidade e mortalidade, o qual gera um maior crescimento populacional.

Fonte: Fábrika de Notícias - 24/Setembro

Câmara Municipal aprova projeto do estacionamento rotativo

Com sete votos favoráveis e apenas um contrário, os vereadores de Uruguaiana aprovaram o projeto de lei que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (Serp) a ser implantado pela prefeitura na ruas centrais da cidade dentro de 60 dias. O projeto de autoria do poder executivo sofreu quatro emendas legislativas, apresentadas pelos vereadores Mauro Brum (PMDB), Ronnie Mello (PP) e José Clemente Corrêa (PT).
O projeto prevê a criação de uma Área Azul no centro da cidade, onde haverá cobrança pelo estacionamento no horário entre 8h30min e 18h30min. O projeto estabelece que cada veículo poderá ocupar apenas uma vaga por até duas horas, sem possibilidade de renovação da vaga mediante pagamento. O valor proposto é de R$ 2 por duas horas, R$ 1 por uma hora e R$ 0,50 por meia-hora. Aos sábados, o horário será de 8h30min até 14 horas.
A emenda de autoria do vereador Mauro Brum foi a que suscitou maior polêmica e discussão. Ela estabelece que a prefeitura somente poderá implantar o estacionamento rotativo no lado esquerdo das ruas da Área Azul. Segundo o vereador, a emenda possibilita que comerciários, servidores da Justiça Federal, servidores da prefeitura e funcionários das agências bancárias possam vir ao trabalho de carro e estacionar no lado direito das ruas.
A emenda do parlamentar Ronnie Mello prevê que a ampliação da área do estacionamento rotativo seja sempre autorizada por lei municipal. As emendas do vereador José Clemente preveem que a prefeitura possa por decreto modificar horários e excluir ruas do estacionamento rotativo em das datas comemorativas, além de que o sistema rotativo regulamente vagas gratuitas para motociclistas e táxis.
A votação do projeto foi acompanhada pelo secretário municipal de Governo, general José Alberto Leal. Apesar das três emendas legislativas, o projeto não sofreu alterações em pontos importantes como o horário de funcionamento do estacionamento rotativo, a impossibilidade de renovação pelo ocupante da vaga e a previsão de retirada por guincho dos veículos que ultrapassarem o tempo de permanência. Esses três aspectos haviam sido apontados com preocupação pelos participantes da audiência pública, promovida pela Câmara Municipal.
O vereador Francisco Barbará (PMDB) foi o único a votar contra o projeto por não concordar com a previsão de guinchamento dos veículos que ultrapassarem o tempo de uso da vaga e por considerar que Uruguaiana não conta com o sistema de transporte urbano coletivo adequado para atender a demanda que resultará da implantação do sistema de estacionamento. O vereador José Clemente Corrêa (PT) e o vereador Adalberto Silva (PP) não estavam presentes durante a votação do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores - 24/Setembro

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bicicletas personalizadas divertem moradores em Uruguaiana


Dia mundial sem meu carro alerta para a dependência de carro particular, o que tem aumentado a frota, a poluição e o trânsito caótico. Conheça o exemplo de Uruguaiana, que tornou o uso da bicicleta divertido.

Fonte: RBS TV - 23/Setembro

Aves apreendidas em Uruguaiana vão para criadouro

Aves apreendidas vão para Santa Maria
O Criadouro São Braz com 46 recintos para moradia, localizado no distrito de Boca do Monte em Santa Maria, região central do Estado, recebeu 57 animais apreendidos pela Policia Federal (PF) no município de Uruguaiana. 

De acordo com o chefe do Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Tarso Isaia, um morador de Uruguaiana suspeito de tráfico de animais vinha sendo investigado por agentes da PF.  Os animais apreendidos pelos fiscais do Ibama são: 16 filhotes de Arara Canindé; 4 filhotes de papagaio Galego; 34 maitaca, cabeça- azul e  ainda 3 filhotes de Papagaio Moleiro. 

Os animais permanecerão no criadouro em quarentena. Dependendo da recuperação, as aves serão remanejados para outros criadores. 

Fonte: Correio do Povo - 23/Setembro

Baile de Debutantes Clube Comercial 2010:clip da festa

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Isadora Segabinazzi é escolhida Miss Brotinho 2010

A tarde desta terça-feira (22) foi de integração, beleza e voluntariado no Clube Comercial. As debutantes de 2010 voltaram ao salão principal da entidade, após o Baile de Gala da última sexta-feira (17), para participarem de um chá organizado pela Associação “Damas Auxiliadoras”. O evento com renda destinada às atividades desenvolvidas pela entidade que tem na presidência Lúcia Pacheco Almeida mostrou as debutantes de 2010 e seus belos vestidos, com a descrição na íntegra de sua confecção.  Além do caráter voluntário do evento, foi escolhida a Miss Brotinho 2010, que foi definida no final da atividade. A escolhida para substituir a Letícia Rios Bellaver Miss Brotinho 2009, foi Isadora Segabinazzi, filha de Gérson e Sandra Segabinazzi. 

Da editoria -
Everaldo Jacques - 22/Setembro

Farmácia Popular divulga benefícios

Falta de informação impede maior número de atendimentos
A unidade de Uruguaiana da Farmácia Popular do Brasil atende, em média, 1,2 mil pessoas por mês, que recorrem ao programa federal em busca de remédios vendidos a preço de custo. Segundo a farmacêutica Liliana Moraes, responsável pela unidade, desde a abertura, em dezembro de 2007, até o último dia 15, o sistema beneficiou 35.260 pessoas. Esse número somente não é maior por falta de divulgação e de interação da comunidade. Conforme Liliana, os medicamentos mais vendidos são os de uso contínuo ou prolongado, principalmente para diabéticos e hipertensos. Há maior demanda por enalapril, atenolol, sinvastatina, ácido acetilsalicílico, carbamazepina, metformina, diazepam e hidroclorotiazida. A Farmácia Popular do Brasil funciona na avenida Duque de Caxias, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O programa atende a tratamentos usuais da rede básica de assistência e oferece custo até 95% mais econômico que o de mercado. É preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde, de convênios, da rede privada ou hospitalar.

Fonte: Correio do Povo - 22/Setembro

terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Dona Otília e outras Histórias” será encenada em Uruguaiana

No dia 29 de setembro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta em Uruguaiana a peça carioca “Dona Otília e outras Histórias”. Com direção e participação Gilberto Gawronski, o espetáculo conta também com Adriano Martins e Rita Fischer e a atriz global Guida Vianna. Em Uruguaiana, a apresentação acontecerá no Clube Comercial (rua XV de Novembro, 1822), às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 5,00 por comerciários, R$ 14,00 por estudantes, professores e idosos, R$ 22,00 empresários e R$ 28,00 público em geral.
O espetáculo conta com três textos da autoria gaúcha Vera Karam: “Dona Otília Lamenta Muito”, “A Floresta e o Visitante” e “Dá Licença, Por Favor?”. A peça oscila entre a tragédia, o absurdo e a comédia, sendo intercaladas pelo monólogo “Será Que é o Contrário a Vida da Atriz?”. São gêneros teatrais diversos onde o exercício do autor é radiografado diante da platéia. Drama, comédia, stand-up, teatro do absurdo se apresentam ao espectador, desnudando toda a cena teatral.
Na encenação, com pitadas de comédia, Guida Vianna, Adriano Martins e Rita Fischer e Gilberto Gawronski interpretam, dançam, cantarolam e mostram bastidores como se vida real e ficção fossem uma única coisa. Cada integrante do elenco faz a composição do seu personagem diante do espectador. O espetáculo, que tem classificação 12 anos, realiza turnê em seis municípios gaúchos. 

Fonte: SESC/RS - 21/Setembro

Tradição mantida

Gaúcho sobre o lombo do cavalo reverenciou data magna do Rio Grande
A demonstração de respeito e amor às tradições levou 30 mil uruguaianenses, na manhã desse domingo, à avenida Presidente Vargas para acompanhar o Desfile Farroupilha de 2010. Antecipado em um dia devido à previsão de chuva e ventos para hoje, 6 mil integrantes de dezenas de CTGs, piquetes, cabanhas e entidades cavalgaram sob o sol de 19 graus e ventos de 20 quilômetros que fizeram lenços chimangos e maragatos e bandeiras tremularem ao longo da apresentação. 
A abertura contou com cavalarianos da Brigada Militar conduzindo as Bandeiras Históricas e, após, houve a passagem pelo palanque oficial, na praça Farroupilha, do CTG Patrulha do Oeste, o primeiro a ser fundado em Uruguaiana. Gaúchos e prendas de todas as idades a cavalo, em carroções, caminhões lotados de piás e charretes, cumpriram o percurso iniciado na rua General Vitorino e concluído no trevo de saída da cidade. O encerramento da programação da Semana Farroupilha acontece às 18h desta segunda-feira com a extinção da Chama Crioula. 
No sábado, uma solenidade marcou os 145 anos da Retomada de Uruguaiana. Em 1865, durante a Guerra do Paraguai, acidade esteve sitiada 43 dias por tropas de Solano López. A rendição foi presenciada por de Dom Pedro II e pelos presidentes Venâncio Flores (Uruguai) e Bartolomeu Mitre (Argentina), além do Duque de Caxias.

Fonte: Correio do Povo - 20/Setembro

domingo, 19 de setembro de 2010

AFMU realiza semana de intensas atividades


Com o tema "Ideal, Honra e Bravura", a Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana realizou em 2010 a programação da Semana Farroupilha organizada pelo Piquete da AFMU. Sob a responsabilidade do capataz Nilo Tristão Gonçalves, as atividades reuniram funcionários públicos ligados a AMFU e APEMU, além de convidados especiais e a comunidade de Uruguaiana. Durante o período de 13 a 20 de Setembro, apresentações artísticas, jantares, bailes e eventos paralelos proporcionaram diversão e entretenimento à família municipária de Uruguaiana. O presidente Arlindo Cunha Brasil foi o responsável direto, junto com a sua equipe de trabalho, em proporcionar um ambiente de integração, diversão e culto ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul. O trabalho apresentado neste vídeo conta com imagens retiradas do filme "Netto Perde Sua Alma", de autoria do uruguaianense Tabajara Ruas, filmado em Uruguaiana. As imagens dos eventos da Semana Farroupilha 2010 e das atividades da AFMU são do cinegrafista Paulo Wollenhaupt e a coordenação dos trabalhos do jornalista Everaldo Jacques, também responsável pela edição do material.

Da editoria - 19/Setembro/2010

Um centenário debut

Repetiu-se neste final de semana prolongado pelo feriadão de 20 de Setembro, uma tradição que remonta um século. O Clube Comercial, com sua sede totalmente renovada pela presidência de Nei Ulrich Filho, abriu suas portas nesta sexta-feira (17) para a Noite de Gala do Baile de Debutantes 2010. Um coquetel oferecido pela rainha 2010/2011, Isadora Braccini Silva, que seria coroada durante a abertura do baile, deu início a programação reunindo as 19 debutantes e seus familiares. Em seguida a tradicional foto nas escadarias de acesso ao Clube, a rainha 2009/2010, Marta Salerno Pittela, despediu-se de seu reinado passando a coroa e função a Isadora. A apresentação das debutantes foi feita por Lígia Silva, com o salão principal do clube lotado e com uma decoração assinada pelo artista plástico Francisco Vianna. Com uma dinâmica diferenciada dos últimos anos, a apresentação das debutantes seguiu um protocolo dinâmico e organizado. “Estou feliz, tudo deu certo”, disse o presidente Nei Ulrich Filho, logo em seguida a cerimônia.
A segunda noite de “Debut” do Comercial acontece neste sábado, com a realização do Baile Social. Em 2010, um diferencial em relação aos outros anos: uma terceira noite de festas será realizada. Neste domingo (19), a Boate das Debutantes reunirá a turma jovem para aproveitar ainda mais o feriado da Data Magna Gaúcha.
Na terça-feira (21) à tarde será realizada a escolha da Miss Brotinho em evento organizado em pelo Clube Comercial e a Associação Damas Auxiliadoras de Uruguaiana. Nesta atividade, a jovem Letícia Bellaver entrega sua faixa. 

Da editoria - Everaldo Jacques - 18/Setembro/2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Polícia Federal apreende animais silvestres em Uruguaiana

A Delegacia de Uruguaiana, através de investigações realizadas após recebimento de uma denúncia, cumpriu, na tarde de hoje, mandado de busca e apreensão em uma residência, local onde foram localizadas, em cativeiro, cerca de 57 aves, entre araras e papagaios, sem licença da autoridade competente.
Em virtude da pena prevista para o delito, não houve a realização de prisão em flagrante, mas o fato será objeto de apuração por meio de Termo Circunstanciado.
As aves serão encaminhadas ao IBAMA para custódia e elaboração de exame pericial para a perfeita identificação das espécies.

Fonte: Delegado Fabrício C Padilha - 17/Setembro
          Polícia Federal