sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Curso aprimora docentes de educação física

Professora Elisabeth Moraes
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu no Salão Paroquial da Igreja São Miguel, a Oficina de Jogos Cooperativos, ministrada pelo professor mestre Fábio Brotto. A iniciativa de trazê-lo foi dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Uruguaiana e da Coordenadora de Educação Física, Maria Elizabeth Valls de Moraes, para enriquecer a reunião mensal de formações continuadas desta disciplina.
Devido à importância do tema, a SEMED decidiu ampliar as vagas convidando os professores de outras disciplinas dos anos finais, professores dos anos iniciais, orientadores educacionais e supervisores escolares e professores das salas de recursos, Anos Finais (5ª a 8ª série), salas de recursos, além integrantes do Projeto CEU, da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Durante o curso discutiu-se e vivenciou-se: do paradigma da competição para a consciência da cooperação; princípios, processos, procedimentos e práticas dos jogos cooperativos; aplicação dos jogos cooperativos em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem; jogos cooperativos e a pedagogia do esporte: cultivando uma prática onde todos (as) podem VenSer; e a focalização de jogos cooperativos: toques, dicas e pistas para atuação em diferentes situações e com diversos grupos. O curso transcorreu das 8h às 12h com o 1º. Grupo de participantes e das 14h às 18h com o 2º grupo.
O professor Fábio Otuzi Brotto é sócio e co-fundador do Projeto cooperação, uma comunidade de serviços. Foi criada em 1992 e é a 1ª organização brasileira dedicada ao desenvolvimento de serviços e produtos integralmente voltados para a promoção da cooperação e do sentido de Comum-Unidade em empresas, escolas, órgãos governamentais, comunidades e também em processos de transformação  pessoal e grupal. Para conhecer um pouco mais sobre o Projeto Cooperação, acesse o site:www.projetocooperacao.com.br.
Autor dos livros: “Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”; Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência”; “ jogos cooperativos nas organizações”, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMU - 10/Setembro/2010 - 10h33min