quinta-feira, 14 de maio de 2009

Paper Fiver + Fresno: som gaúcho com emoção no Comercial

Esqueça a angústia da guitarra, o choro em profusão e a ansiedade adolescente de querer acelerar sempre um pouco mais. Quebrar diariamente os vínculos com o passado fez do quarto disco do Fresno um rompimento com aquela agonia juvenil. Não apenas uma ruptura calcada em relacionamentos, mas também com o cenário que o quarteto de Porto Alegre rascunhou por árduos oito anos.

Nessa highway, o prêmio de banda revelação na MTV, em 2007, as 30 mil cópias vendidas de maneira independente – de seus três primeiros álbuns – e os mais de 20 estados percorridos pelo Brasil cristalizaram a tendência da banda para ser um fenômeno da atual geração. Dos milhões de downloads via internet desde 2003, o grupo conduzido pela voz de Lucas Silveira entendeu a responsabilidade que cabia a ele: era necessário sair de vez do saco hardcore melódico (chamado por alguns de emo) que foi colocado quando estourou em 2006, com o álbum Ciano. Está é a síntese da trajetória da banda que se apresenta neste domingo (17), no Clube Comercial, a partir das 22h.

Na mesma esteira, o grupo uruguaianense Paper Five faz a abertura da festa. Surgida em 2007, a banda uruguaianense ainda não conquistou prêmios e engatinha para buscar o sucesso e o reconhecimento já obtidos pela Fresno, por exemplo. Mas o trio hoje radicado em São Paulo vem se dedicando para ter a mesma perfomance dos “colegas” mais famosos. Em apenas quatro meses em terras paulistas, a banda uruguaianense já lançou seu primeiro CD e gravou o clip “Lembranças” com a participação da ex-BBB Flavinha. “As coisas vêm acontecendo muito rapidamente para nós”, reforça o baterista Bruno Couto.

Tão rápido que eles até o final do ano passado apenas acompanhavam bandas como a Fresno pela internet ou pela tv. “Hoje já somos amigos e participamos de churrascos e festas com o pessoal”, lembra Vinícius Ceratti, o baixista da turma. A Paper Five se completa com o vocal e a guitarra de Pablo Mendes, o mais tímido do trio.

Destaque na internet, uma das formas mais rápidas de divulgação dos seus trabalhos, a Paper Five busca inspiração e nos bons exemplos a forma adequada para o seu recado. É dessa forma que o grupo uruguaianense retorna para São Paulo na próxima semana, pronto para continuar a trilhar o caminho rumo ao reconhecimento.

Na segunda-feira (18), um show para amigos e fãs será realizado no Armazém 42, a partir das 19h.