quarta-feira, 20 de maio de 2009

“Choros e valsas – Um tributo à Pixinguinha”, da Cia. de Ballet da Cidade de Niterói (RJ), é a atração


No dia 27 de maio, o Circuito Sesc Palco Giratório trará para Uruguaiana o espetáculo de dança “Choros e valsas – Um tributo à Pixinguinha”, da Cia. de Ballet da Cidade de Niterói (RJ). A iniciativa, promovida pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte,acontece às 20h, no Colégio Marista Santana (Rua Bento Martins, 2015). O ingresso pode ser adquirido a R$ 5 por comerciários e a R$ 8 pelo público em geral.

O espetáculo fala, através da dança, das forças incontroláveis que arrebatam o ser humano e voltam para o escuro infinito e caótico da memória. O espetáculo é um grande mosaico de impressões emocionais causadas pelo encontro da música pulsante, popularmente erudita de Pixinguinha e um corpo apenas a espera de ser tocado. A coreografia é de Rodrigo Negri e o roteiro é de Dudu Gama.

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (RJ) foi fundada em 01 de março de 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança. É atualmente dirigida por Roberto Lima, bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e conta em seu quadro artístico com 30 bailarinos. Seguindo a linha contemporânea, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói vem ao longo de sua existência apresentando trabalhos assinados por coreógrafos expressivos do universo da dança, tais como: Rodrigo Moreira, Renato Vieira, Vasco Wellenkamp, Rodrigo Negri, Luis Arrieta, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Luiz Fernando Bongiovanni, entre outros.

O Circuito Sesc Palco Giratório – Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas foi criado em 1998. A cada ano, participam do projeto 16 grupos, que circulam por 27 estados brasileiros. Com 62 anos de atuação, o Sesc/RS é uma entidade privada, mantida e administrada pelos empresários do setor terciário, que tem como objetivo principal a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. No Rio Grande do Sul, o Sesc é um dos braços operacionais do Sistema Fecomércio-RS e está presente em mais de 400 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Mais informações no Sesc Uruguaiana, pelo telefone (55) 3412-2482, ou no site www.sesc-rs.com.br/artesesc.