terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Encontro Solidário de Vítimas de Trânsito em Uruguaiana

Uruguaiana realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Encontro Solidário de Vítimas de Trânsito, com o intuito de disseminar uma nova ordem na trágica contabilidade de perdas humanas em vias públicas do país. As férias de verão, assim como finais de semana prolongados, sinalizam para o recrudescimento da violência sobre rodas e esse ano já se apresenta como candidato a quebrar todos os recordes, a se julgar pelo calendário farto de feriados que serão emendados.
Essa mórbida “gincana” terá início já nos próximos dias, com a chegada do carnaval. Serão seis dias a contar da sexta feira (20/02) até a quarta feira de cinzas (25/02).
Para iniciar um processo de inserção da comunidade uruguaianense, que assiste de braços cruzados a intensa e crescente contagem de vítimas em nossas ruas e estradas é que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, uma mobilização em torno de um assunto.
A ONG Trânsito Amigo, nascida no Rio de Janeiro e que remete para todos os cantos do país seus objetivos, realiza em Uruguaiana essa mobilização, na busca de estabelecer elos para que a comunidade consiga agir a partir do estabelecimento de noções que levem a uma mudança de conceitos.
A ONG Trânsito Amigo une-se a toda sociedade brasileira, aos parentes e amigos daqueles que pagaram com suas vidas pela violência do trânsito para – de forma efetiva e determinada – exigir ações e iniciativas da parte das autoridades competentes que promovam o resgate da ordem pública no trânsito resgatando a mudança tanto esperada.
O Encontro Solidário de Vítimas de Trânsito Uruguaiana – 2009 terá a seguinte programação:
- Segunda-feira (23/2), será realizada uma missa ecumênica em lembrança às vítimas de acidentes de transito, na Igreja nossa Senhora do Carmo, a partir das 19h;
- Terça-feira (24/2), a partir das 10h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, acontece o encontro a fim de serem expostos depoimentos de familiares de vítimas de acidentes de trânsito; autoridades ligadas ao tema e membros de entidades que têm participação direta na busca pelo desenvolvimento de atitudes que levem a possibilidade de reduzir os altos índices de problemas relacionados ao trânsito. Nesse evento, estará presente o presidente da ONG Trânsito Amigo, engº. Fernando Diniz, pai vítima de trânsito e que desde então luta pela redução da crueldade que se vê em nossas vias. Autoridade no assunto, Fernando Diniz tem participado de encontros internacionais, disseminando a cultura de assumirmos compromissos como cidadãos para que o trânsito seja um benefício para todos, e não uma complexa arma que vem sendo utilizada para o mal.
No final dos trabalhos, uma caminhada simbólica em torno da praça Barão do Rio Branco encerrará a manifestação em busca de paz no trânsito.