sábado, 25 de dezembro de 2010

37ª Califórnia da Canção é adiada


A abertura oficial da Trigésima Sétima Califórnia da Canção Nativa, que estava marcada para hoje, não tem mais data definida para ocorrer.Problemas financeiros, como dificuldade de captação de recursos, inviabilizaram a realização do evento em 2010. A patronagem do CTG Sinuelo do Pago, responsável pela organização da festa, decidiu suspender a edição deste ano.O festival estava orçado em 300 mil reais. No final do mês passado, a Comissão Organizadora reduziu pela metade os valores a serem investidos e passou a contar com o apoio de 50 mil reais da Prefeitura. Mesmo assim, o festival não conseguiu sair do papel.
Com isso, perde a cultura do Rio Grande, que deixa de contar com a contribuição histórica do festival dos festivais; o público que acompanha há quarenta anos o evento que gerou a realização dos demais, e os artistas, que têm no palco da Califórnia a oportunidade de serem reconhecidos e valorizados pela criação musical.
O evento iniciou em 1971 e conta com a participação dos mais renomados compositores e intérpretes do Estado. A califórnia é responsável pelo surgimento de inúmeras canções memoráveis e de artistas que se consagraram ao longo dos anos. O palco do festival se tornou referência no nativismo gaúcho e, é, por decreto, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.