terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tabajara Ruas agraciado com o Mérito Farroupilha




O jornalista, escritor e cineasta Tabajara Ruas foi distinguido nesta terça-feira (16) com a Medalha do Mérito Farroupilha, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. A cerimônia de entrega da medalha precedeu a sessão noturna do filme "Netto perde sua alma", dirigido por Ruas em parceria com o cineasta Beto Souza.

A programação integra a Semana Farroupilha na Assembléia Legislativa, que prossegue na quinta-feira com a apresentação do CTG Aldeia dos Anjos e, na sexta-feira, com o show de Luiz Carlos Borges e a Camerata Jovem de Porto Alegre.

Produção de 2001, o filme faz uma ponte histórica entre a Guerra do Paraguai (1861-1866) e a Revolução Farroupilha por intermédio da trajetória do protagonista, Antônio de Souza Netto. O general brasileiro, que fora revolucionário farroupilha (1835-1845), é ferido durante a Guerra do Paraguai e recolhido ao Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Na cama do hospital, ele recebe a visita do sargento Caldeira, ex-escravo e rebelde farroupilha. Os dois passam a recordar a trajetória comum na Revolução Farroupilha, da revolta dos negros após os dez anos de rebelião e do jovem Milonga, escravo que se alistou no Corpo de Lanceiros Negros e que combateu sob o comando de Caldeira. O filme teve locações em Uruguaiana, terra natal de Tabajara Ruas.