quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mais se beneficia quem melhor serve


A busca por um potencial multiplicador em seu trabalho voluntário é a principal motivação do pediatra Raul Valls na atualidade. Esse esforço vem proporcionando avanços e benefícios nas diversas áreas onde atua. Seja na África ou em Uruguaiana, a atuação de Valls gera manifestações positivas por todos os lados. E com isso, ele vem acumulando alicerces importantes em seu trabalho comunitário.
Viajante por paixão, Valls é um turista incansável. Em suas incursões pelo mundo, quando está de folga no consultório ou na Santa Casa de Uruguaiana, ele capitaliza amizades onde quer que esteja. Suas aventuras pelo planeta já renderam até mesmo um livro de contos. "Minha rotina é fazer amigos", frisa sempre ao se referir às suas andanças pelo mundo.
Em uma dessas passagens, conheceu o Continente Africano, pelo qual se deslumbrou e apaixonou-se.  Pela beleza e pela carência. A primeira lhe encheu os olhos. A segunda lhe preencheu o coração.
Por isso, a partir de 2010, em contato com o voluntariado, resolveu auxiliar uma comunidade do Quênia, um dos países mais pobres do mundo. Em conjunto com o Movimento Rotário conseguiu realizar o projeto "Mãos Dadas com a África", construindo uma escola no meio de um ponto esquecido no meio do nada junto à tribo Masai.   
Consciente de que poderia ajudar ainda mais, mesmo depois de ter chegado aos 70 anos, Valls não economiza esforços.
Agora sua atenção está voltada ao hospital que lhe abriga há 47 anos. Na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana o pediatra acompanha as dificuldades inerentes ao setor de saúde, mas não esmorece. Pelo contrário, está sempre disposto e disponível para um projeto que contemple a casa de saúde. "Sou um admirador do trabalho da equipe de projetos do hospital", disse ele, em recente sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde foi levar a sua mensagem.
Mesmo assim, o Hospital tem urgências. Por isso, estabeleceu uma meta veloz: dotar o hospital de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Saiu à cata de mecenas. Ninguém disse não. Todos sabem da seriedade do trabalho do médico. Por isso, o projeto "De Mãos Dadas com a Santa Casa" está produzindo exemplos de uma união de esforços em benefício do hospital e do setor que o médico atende. "Somos hoje uma especialidade em extinção", ressaltou, referindo-se ao que diariamente constata nas suas atividades rotineiras.
Com o projeto, Valls uniu o útil ao agradável. De suas viagens, selecionou fatos e fotos deslumbrantes. O livro "Diário de Bordo - Fotos e impressões de um médico", cuja venda de exemplares da primeira edição renderá valores que irão ser investidos na UTI Pediátrica da Santa Casa, já é um sucesso. "São 250 páginas de muito suor", costuma dizer ao fazer referência ao livro.  Com o valor de R$ 100 por exemplar, ele crê chegar aos R$ 50 mil, que seriam suficientes para a aquisição de um respirador artificial para um dos leitos. "O valor para o outro respirador, poderemos arrecadar com o poder de solidariedade da comunidade de Uruguaiana", garante, já provocando a união de esforços de todos para o empreendimento.