É um empreendimento da empresa uruguaia Oderlux, liderada pelo empresário Jorge Bartesaghi. A obra foi concebida pelo arquiteto Michael Bono, cujo investimento nesse projeto de turismo termal alcançou 27 milhões de dólares. O resort está localizado ao lado do rio Arapey no quilômetro 568 da Rota Nacional 3, próximo a Salto, no Uruguai.
Conta com 120 quartos, dos quais 20 são suítes. Todos os quartos têm janelas grandes, através das quais se tem acesso aos terraços e varandas.
O hotel Altos De Arapey tem seis piscinas de interligação aberta e um bar aquático, onde o hóspede pode experimentar bebidas diferentes. O conjunto vem completo com uma grande banheira de hidromassagem. Os destaques no hotel ainda incluem um restaurante, spa, piscina interior, ginásio, sala de spinning, sala de jogos para crianças, sala adolescente e um teatro.
Também duas quadras de tênis e espaço para o futebol foram construídos aos visitantes que gostam da prática esportiva. Recreação para todas as idades estará a cargo do departamento de animação.
Outra grande atração do resort são os campos de golfe de 60 e 18 hectares, com um comprimento total de 7,2 mil metros, entre as quais várias lagoas.
Desenhado por Ernesto Llovet o campo de golfe também tem uma pista de pouso para pequenas aeronaves.
O hotel também é auto-suficiente em água termal.
O repórter Everaldo Jacques conversou com o gerente comercial do empreendimento, Albérico Saldivia, que falou sobre o Hotel Altos Del Arapey. Confira no vídeo: