Em
entrevista coletiva nesta quarta-feira, dia 06/02, o administrador do
Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo, e o
presidente da Comissão de Gerenciamento do Hospital, Paulo Fernandes
Inda, informaram que a Santa Casa vem operando com dificuldades
financeiras. A demanda orçamentária da Santa Casa é de R$ 1,6
milhão mensais, e o Governo do Estado do RS repassa R$ 1,1 milhão
por mês1, ou seja, existe um déficit de R$ 500 mil mensais. De
acordo com ambos, caso isso não seja solucionado, no mínimo 30% dos
funcionários serão demitidos e 30% dos serviços serão
paralisados. Todos os serviços do hospital serão penalizados.
Desde
2011 o Hospital vem realizando reuniões com o Estado, “em cada
reunião tinha um pessoal diferente, então tínhamos que partir do
zero novamente e a respostas era que iriam analisar e trazer um
resultado na próxima. Assim passou um ano, e este ano ainda não
conseguimos marcar nenhum encontro. Se na próxima reunião, o Estado
fizer a assinatura do contrato, mas ainda no modelo antigo, teremos
que nos adequar e diminuir todo esse volume que fazemos de
atendimento e o número de funcionários, por uma questão de custo”
explicou Cravo. O problema da falta de dinheiro afetou também a
Clínica Renal Municipal, inaugurada no dia 12 de dezembro de 2012, a
mesma não está operando por falta de pagamento ao seu principal
fornecedor.
Hoje
a Santa Casa atende 92% dos seus pacientes pelo SUS e conta com
serviços de referência regional em traumatologia e oncologia, em
alta e média complexidade. A Santa Casa possui 232 leitos e
640 funcionários. Até o momento, o município vem ajudando o
Hospital, “alguém tem que pagar a conta, e esse déficit vem sendo
suportado pela Prefeitura de Uruguaiana. O Município para não
deixar que a Santa Casa seja prejudicada, vem arcando com essa
diferença” disse Inda.