A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) vai fazer da festa de comemoração do 166ª aniversário de Uruguaiana e da paróquia Sant’Ana um evento de excelência musical. O concerto será realizado na Catedral de Sant’Ana, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt e a participação do barítono Francis Padilha. Fazem parte do programa conhecidas obras do repertório sinfônico, como a abertura da ópera La Gazza Ladra e Largo al factótum da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini; Adágio para órgão e cordas em sol menor, de T. Albinoni/Remo Giazotto; Suíte Nº 1 eVotre toast, je peux vous le rendre (Ária do Toreador) ambos da ópera Carmen, de Bizet; Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni; e Suíte Masquerade, de Khachaturian. O projeto OSPA pelos caminhos do Rio Grande é financiado pelo Sistema Pró-cultura/RS (LIC), com o patrocínio da Planalto Transportes e promoção da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. A realização é da Cida Cultural.
Esta é a primeira vez que o maestro Manfredo Schmiedt vai reger em Uruguaiana, onde a OSPA já se apresentou em outras oportunidades. Como o clima é de muitas comemorações, ele e o maestro Tiago Flores, diretor artístico da orquestra, escolheram um repertório com um caráter vibrante. Mas o programa também privilegia composições reflexivas, como Adágio para órgão e cordas em solmenor, de T. Albinoni/Remo Giazotto. “É uma composição mais meditativa, com a qual queremos homenagear a própria paróquia e a catedral”, destaca o regente do concerto.
O concerto faz parte do projeto de apresentações da OSPA no interior do Estado, que leva às comunidades uma programação de música clássica de alta qualidade. O objetivo é investir na popularização da música sinfônica e na formação de novas plateias no Rio Grande Sul. Este trabalho é viabilizado pelo financiamento do Sistema Pró-cultura/RS que, sistematicamente, vem apoiando a realização de concertos em parceria com a iniciativa privada.
A Planalto Transportes patrocina a OSPA desde 2011 e, em 2012, estará proporcionando a realização de concertos em várias outras cidades gaúchas. A data do concerto em Uruguaiana foi escolhida em razão do aniversário da cidade e da paróquia Sant’Ana.