quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeito chama de safado representante da CNEC


Os ânimos se exaltaram no gabinete do prefeito Sanchotene Felice na quarta-feira à tarde (26). O encontro entre representantes da Comunidade e o representante da Escola Técnica Cenecista de Uruguaiana - Cnec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), Edson D´Ávila Junior, terminou de uma forma inesperada. Descontente com forma com que o processo de encerramento das atividades da escola vem sendo encaminhado pela Rede, o Prefeito rompeu um possível acordo quando deu-se conta de que a situação já estava encaminhada em caráter irreversível pela instituição.
A CNEC em Uruguaiana fecha as portas antes de completar seus 50 anos de fundação, em 14 de novembro do ano que vem. Instalada inicialmente na Escola Estadual Romaguera Corrêa, no centro da cidade, o educandário mudou-se para a sede própria, no bairro José Alexandre Záchia, em 1992.
Irritado com a posição do representante da Rede, Felice terminou a conversa, em tom ríspido, mandando-o embora de seu gabinete e chamando-o de safado. Foi necessária a intervenção do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, do PP, para que a irritação não se transformasse em uma possível agressão física.
D´Àvila Jr. disse que a posição é irreversível por que a rede particular mantém um déficit anual alto para manter a instituição em atividade em Uruguaiana. Mesmo com a compra de bolsas de estudo por parte do Executivo, o valor não resolve o problema de dívidas acumuladas ao longo dos anos pela CNEC.
De acordo com o representante da Rede as aulas para o ensino fundamental serão mantidas até o final de 2011. Após, serão suspensas. Já nos cursos técnicos as atividades serão desenvolvidas até a formação das últimas turmas.
A determinação partiu do presidente nacional da instituição, deputado federal fluminense Alexandre José dos Santos. Além do déficit acumulado pela escola no último triênio, outra causa para a decisão está a procura reduzida por cursos técnicos desde a instalação da Faculdade de Farmácia da Unipampa.
O educandário conta com 212 alunos divididos entre os cursos técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho e Contabilidade, além de estudantes do ensino fundamental. Tem ainda Curso de Informática Profissionalizante e prática desportiva no ginásio de 1,35 mil metros quadrados.
Confira o áudio completo da reunião:


O áudio da manifestação do representante da Rede Cenecista, Edson Ávila Jr.: