terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uruguaianense vence o Açorianos 2010

O livro de poesia "Fim das Coisas Velhas", de Marco de Menezes Júnior, da editora Modelo de Nuvem, venceu o troféu da principal categoria do prêmio Açorianos de Literatura - O Livro do Ano. Esta é a primeira vez que o gênero poesia é contemplado com a premiação máxima, que destina além do troféu, R$ 10 mil ao ganhador. O prêmio, em sua 17ª edição, recebeu 192 inscrições. 
Menezes recebeu o troféu das mãos do secretário de Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga, na noite desta segunda-feira, no Teatro Renascença, durante a cerimônia de premiação. Outro troféu muito aguardado era o de Criação Literária - Conto, criado este ano para escolher a melhor coletânea de contos enviados pelos inscritos. O vencedor foi "Travessia - Quinze Contos Peregrinos", de Marcel Citro. Ele levou o troféu, R$ 10 mil e terá sua produção publicada.
Natural de Uruguaiana e morador de Caxias do Sul, Marco de Menezes Júnior, de 42 anos, publicou "As Horas Dragas" em 1999, "Pés de Aragem" em 2007, "Fim das Coisas Velhas" em 2009 e este ano "Ode Paranoide". O livro vencedor do Açorianos, segundo o autor, "é um discurso poético contra a situação de absoluta impermanência, onde tudo é transitório e frágil". 
Os destaques do ano foram para a Editora Libretos, de Clô Barcelos e Rafael Guimarães e o Gauchão de Literatura (Lú Thomé e Rodrigo Rosp). Este ano não foram entregues os prêmios destaques para Mídia Impressa, Rádio e TV.