terça-feira, 29 de março de 2011

Vitória da Cova é destaque na Veja


Renata Santos: bela e importante
Apesar da chuva que atrapalhou muito o Carnaval no desfile de sexta-feira (manhã de sábado, na verdade), a escola de Renata Santos e a rival Os Rouxinóis se superaram, e na manhã de domingo confirmaram sua superioridade em relação às demais agremiações da cidade gaúcha, o que se refletiu quando da abertura dos envelopes dos jurados. Se o nervosismo da primeira noite ampliou o efeito negativo da água que caia sobre os sambistas, no segundo desfile as escolas se soltaram e, segundo relatos da crônica local, do portal Samba Sul e da rádio 96 FM, passaram muito bem, como verdadeiras favoritas ao título de 2011. Não foi fácil, Os Rouxinóis, donos de 27 títulos no Carnaval da cidade, perseguiram o campeonato até o final, liderando a apuração por meio décimo ou um décimo de ponto. As duas escolas foram ombro a ombro até cruzar a linha de chegada. Na apuração da primeira noite de desfiles, Os Rouxinóis ficaram na frente com 0,1 (um décimo de ponto) à frente da Onça. Fundada em 1953, a Escola de Samba Os Rouxinóis dominou o cenário até 1970, quando apareceu a Cova da Onça para lhe opor resistência. Com o reforço do puxador-de-samba da Grande Rio, Wantuir, e do diretor de harmonia da Beija-Flor, Laíla, a escola ficou à frente desde a metade da apuração do primeiro dia de desfiles. Mas sempre com a Onça nos seus calcanhares. No final da apuração da segunda noite, a Onça bebeu água, empatou com a rival faltando apenas um quesito a ser apurado: bateria. As escolas conseguiram notas máximas no ritmo e na definição, com base no quesito Harmonia, quarto item para o desempate, a onça ficou com o título. O décimo terceiro de sua história. A vermelho e branco contava com Renata, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro, Sidcley e Gleyce Simpatia, e do puxador de samba Ito Melodia, da Ilha do Governador. Por fim, deu Cova da Onça, com um total de 438,2 pontos, com Os Rouxinóis em segundo, com os mesmos pontos. Uruguaiana provou que na fronteira com a Argentina há samba de qualidade.  Todas as escolas perderam 0,5 ponto e foram multadas em 10% do cachê pelo atraso na armação. A Imperadores do Sol perdeu ainda 1,5 ponto por falta de baiana, falta de número de componentes e falta de uma alegoria no segundo desfile. A Acadêmicos de São Miguel perdeu mais 1 ponto por falta de componentes nos dois dias de desfies. Em tempo: Imperadores caem para o Acesso e Acadêmicos do Negão, campeã do acesso, sobe para o Especial,


Classificação final:
1º Unidos da Cova da Onça: 438,2
2º Os Rouxinóis: 438,2
3º Bambas da Alegria: 436,6
4º Unidos da Ilha do Marduque: 430,4
5º Apoteose do Samba: 422,4
6º Acadêmicos de São Miguel: 421,4
7º Deu Chucha na Zebra: 417,5
8º Imperadores do Sol: 391,5



Fonte: Revista Veja (http://veja.abril.com.br/blog/passarela/carnaval-2011/cova-da-onca-e-campea)

Cova Campeã 2011

domingo, 27 de março de 2011

Noite final do Carnaval de Uruguaiana


DRAGÕES EM MOVIMENTO... DUENDES FUTURÍSTICOS... MULHERES BONITAS... E UM SHOW DE CORES E LUZES INVADIRAM A AVENIDA PRESIDENTE VARGAS DURANTE AS DUAS PRIMEIRAS NOITES DE FESTA. OITO ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL MOSTRARAM CRIATIVIDADE E EMPOLGARAM O PÚBLICO. ENTRE AS FAVORITAS AO TÍTULO, A UNIDOS DA ILHA DO MARDUQUE FOI A PRIMEIRA A ENTRAR NA PISTA./ A ESCOLA FEZ UMA HOMENAGEM À BEIJA-FLOR, ATUAL CAMPEÃ DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO. JÁ NA SEGUNDA NOITE, A BAMBAS DA ALEGRIA SURPREENDEU O PÚBLICO COM O ENREDO "DO EGITO A CANAÃ: NO SOL DA LIBERDADE A PAZ DO AMANHÃ". DESTAQUE PARA CONJUNTO E EVOLUÇÃO DA ESCOLA. DEPOIS DELA, OS ROUXINÓIS APRESENTARAM O ENREDO: "CAROSSEL DE FOLIAS, ASSINADO PELO ESTANDARTE DE OURO PELA UNIDOS DA TIJUCA, TUCA SEVERO. A ÚLTIMA A SE APRESENTAR FOI A CAMPEÃ DO ANO PASSADO. A UNIDOS DA COVA DA ONÇA TROUXE PARA A AVENIDA A HISTÓRIA DO ARROZ E A UMA DAS BELDADES DO CARNAVAL DESTE ANO... RENATA SANTOS, RAINHA DE BATERIA DA MANGUEIRA. NESTE SÁBADO AS ESCOLAS DE SAMBA DE URUGUAIANA COMPONENTE DO GRUPO ESPECIAL REALIZAM SUAS ÚLTIMAS EXIBIÇÕES. A EXPECTATIVA É DE QUE A AVENIDA PRESIDENTE VARGAS SUPERE O PÚBLICO DOS ÚLTIMOS DOIS DIAS. MAIS UMA OPORTUNIDADE DE VER DE PERTO A BELEZA E ENCANTO DO CARNAVAL DE URUGUAIANA. A VENCEDORA DEVE SER CONHECIDA NO DOMINGO.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Parlamentos estadual e federal visitam Usina Termelétrica


O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), o deputado Frederico Antunes (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), realizarão uma visita à usina térmica da AES de Uruguaiana na próxima sexta-feira (25) no final da tarde. O objetivo é retomar a mobilização pela reativação do complexo energético cujas atividades estão paralisadas há dois anos. A situação é conseqüência do descumprimento do governo argentino em fornecer gás natural, insumo fundamental para o funcionamento da usina.
Frederico Antunes considera o reinício das atividades de importância estratégica para permitir a atração de novos investimentos para a Fronteira Oeste. “A energia é componente indispensável para trazer novas indústrias e negócios, mas infelizmente até o ano passado não notamos disposição efetiva do Governo Federal para reverter a situação atual”, lamentou o parlamentar progressista.O deputado progressista lembra ainda que as negociações que precederam a assinatura do contrato com a Argentina tiveram a participação decisiva da então secretária de Minas, Energia e Comunicações do Governo do Estado e atual Presidente da República, Dilma Rousseff. “Ela conhece o projeto em todos os detalhes, as repercussões econômicas e sociais e tem sensibilidade para determinar uma solução definitiva  para este impasse”, finaliza.

PF descobre mais droga em veículo já apreendido por tráfico


A Delegacia de Polícia Federal de Uruguaiana localizou 15kg de cocaína escondida em um compartimento oculto no interior de um Vectra, apreendido no início do mês em poder de traficantes de drogas. Investigações realizadas pela Polícia Federal indicavam que o alegretense J.C.S.I. , preso no dia 1 de março, quando entregava 1,28 Kg da droga aos traficantes uruguainenses K.R.S.C. e V.C, teria trazido um outro carregamento de cocaína, adquirido na fronteira com o Paraguai, no interior do veículo apreendido em seu poder. Parte deste carregamento ficaria em Uruguaiana e o restante seria enviado a traficantes estabelecidos em outras cidades do Estado, cujas identidades ainda não foram apuradas. As investigações indicavam que mais de uma dezena de quilos de cocaína estavam sendo trazidos, mas esta quantidade não havia sido localizada quando da averiguação rotineira do veículo apreendido. Hoje, após orientações obtidas junto ao Setor Técnico-Científico da Polícia Federal (SETEC), policiais federais realizaram busca minuciosa no veículo apreendido, acessando vários compartimentos onde, geralmente, drogas são escondidas. Atrás do painel do veículo, em compartimento acessado somente com a retirada do acabamento plástico, foram encontrados 20 tabletes de cocaína, de tamanhos variados, cujo peso total bruto foi de 13,7 Kg (treze quilos e setecentos gramas) da droga. A droga foi encaminhada ao SETEC, em Porto Alegre, para fins de exame pericial. Com a soma das apreensões, foram retirados de circulação cerca de 15 Kg de cocaína, avaliados em mais de R$ 150 mil. 

terça-feira, 22 de março de 2011

Uruguaiana vive o clima do Carnaval Fora de Época


Os destaques vindos do Rio de Janeiro estão chegando para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana - que acontece de quinta a sábado. A madrinha de bateria da Mangueira, Renata Santos, está na cidade e desfilará pela atual campeã Unidos da Cova da Onça. Também são anunciados nomes conhecidos do universo carnavalesco, como Marisa Furacão, da Grande Rio, Raíssa de Oliveira, madrinha de bateria da Beija-Flor, e Thatiana Pagung, da Mocidade Independente de Padre Miguel. Conforme a organização, 90% dos lugares disponíveis para o público já foram vendidos. Nomes consagrados do carnaval do Rio de Janeiro, como Vantuir, puxador da Grande Rio, vem a Uruguaiana para participar do Carnaval Fora de Época. Ele defende a verde e branco e conversou com o jornalista Everaldo Jacques, no programa Bom Dia Cidade, da El Shadday 104.9 FM. Confira na íntegra o que pensa o intérprete.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Alerta sobre o Bioma Pampa

O Movimento Transfronteiriço, composto por 21 entidades ambientalistas do Brasil, da Argentina e do Uruguai, enviou documento ao governador Tarso Genro alertando para a necessidade de atenta fiscalização na área do Bioma Pampa Sul-Brasileiro. O território mede atualmente 176 mil quilômetros quadrados.

O mais grave, segundo o presidente da Comissão Binacional de Recursos Naturais Renováveis, Juraci Luques Jacques, é que, em apenas seis anos, foram desmatados do bioma, em 19 municípios, 1,23% do total da área. "Pode parecer pouco, mas isso representa 2,18 mil quilômetros quadrados", lamenta. Na Fronteira-Oeste, em 10 cidades, no mesmo período, houve desmatamento de 745 quilômetros quadrados.
Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que o bioma já perdeu 54% da vegetação original. Alegrete é onde ocorreu o maior volume de derrubadas de plantas, com 176 km quadrados, seguido de Dom Pedrito e Uruguaiana. Segundo Jacques, os números são alarmantes.
A supressão da mata nativa e o plantio de espécies exóticas obrigam que animais migrem para outras áreas, ocasionando atropelamentos em BRs e fuga para Argentina e Uruguai. O Movimento reitera o apelo ao governador para que determine, com urgência, a instalação de uma Companhia de Polícia Ambiental em Uruguaiana. Jacques diz que o documento também foi enviado à presidente Dilma Rousseff.

Correio do Povo, 21.03.2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

Toca do Coelho lançada em Assembléia de Lojistas


Marmogran: integra a partir de agora a CDL
A Páscoa chegou antes para os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana. Ontem, na sede da entidade que congrega os comerciantes locais foi lançada oficialmente a Campanha de Páscoa de 2011.
Outro tema em destaque na noite festiva foi o calendário de capacitação profissional que a CDL vem desenvolvendo. Diversos cursos e palestras que serão ofertadas para os associados durante o calendário deste ano. Os associados ainda puderam acompanhar detalhes sobre o novo sistema de ponto eletrônico que entrará em vigor em setembro desde ano. 
Orlando Rigotti: nova associada da CDL
A presidente do Clube das Senhoras Cedelistas, Luciane Lopes, apresentou o projeto de produção da “Toca do Coelho CDL”, mais um grande projeto que da mesma forma que a “Casa do Papai Noel”, em dezembro passado, quer encantar a comunidade.
A noite também contou com a cerimônia de posse de duas empresas que se integram no quadro associativo da CDL. A Marmoraria Segabinazzi , representada por Nilton Segabinazzi, tendo como empresa madrinha, Tecma Comercial Eletrica, e a empresa Orlando Rigotti, sociedade de propriedade dos irmãos Sandro Augusto Rigotti e Reni Rigotti que tiveram como sua empresa madrinha a Requinte Joalheria e Óptica Ltda, representada pelo empresário Jorge Prestes Lopes e Luciane Lopes, foram empossadas como novas associadas da entidade lojista.

LIONS lança selo comemorativo de 50 anos


Aconteceu ontem (17), a solenidade de lançamento do Selo Comemorativo aos 50 Anos do LIONS Clube Uruguaiana. A cerimônia aconteceu no salão nobre do Palácio Rio
Branco e contou com a presença do prefeito Sanchotene Felice; do presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Mello, e do governador do Distrito LD-4, José Sbicigo. O presidente do LIONS Clube Uruguaiana, José Carlos Antunes Goulart,em seu pronunciamento, destacou a história da entidade em nossa comunidade desde sua fundação até hoje. A solenidade contou ainda com a presença de um dos fundadores do Lions Clube Uruguaiana, Ely Antônio Máscia, acompanhado de sua esposa, Maria do Horto Azevedo Máscia. 

Vem Ser é a atração do sábado

O secretário municipal de Esporte, Vicente Majó da Maia, visitou o programa "Bom Dia Cidade", apresentado pelo jornalista Everaldo Jacques, todas as manhãs, a partir das 7h30min. Como tema da conversa o programa "VEM SER". 
Educação de trânsito, dicas de meio ambiente e coleta de lixo seletivo, muita música e cultura, dança, aulão de capoeira, ginástica, prova de orientação urbana, muito esporte, são algumas das atrações do PROJETO VEM SER, no sábado (19), no Parcão. As atividades começam às 17h até às 21h. É gratuita ao público de Uruguaiana, principalmente, as crianças e adolescentes, que disputarão um torneio de habilidade com a bola (embaixadas). Realização é da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio daSecretária Municipal de Esportes e Lazer. Tem o apoio das Secretarias de Meio ambiente, segurança e transito, cultura, do SESC, Unipampa, Circulo Operário, CFC Uruguaiana. Participação é gratuita.

Instituto Leda Maria comemora 58 anos e realiza manifestação


A comunidade escolar do Instituto Leda Maria Pereira da Silva realiza na tarde desta sexta-feira (18), a programação em torno da comemoração dos 58 anos de sua fundação. Segundo o professor José Carloto, coordenador pedagógico da escola, a programação terá várias atividades, sendo que a principal será a manifestação  organizada da comunidade escolar quanto a insegurança provocada pela proximidade da escola com a rodovia BR 472, que corta a localidade da Barragem Sanchuri, onde está localizado o Instituto. Hoje em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, na El Shadday 104.9 FM, o professor Carloto disse que a preocupação cresce a cada dia, pois são 520 estudantes atendidos nos três turnos. "Temos que agir antes de acontecer", disse Carloto ao jornalista Everaldo Jacques na rádio 104.9 FM. “Tem aluno que se desloca por cerca de duas horas para chegar ao educandário, dada a qualidade do ensino mantido no Instituto”, ressalta. O educandário é dirigido pelo professor José Luiz Alves da Silva e tem como vice-diretora a professora Eliana Trevisan Lopes.

Confira a programação completa da comemoração:
- 17h30min: recepção da comunidade escolar;
- 17h40min: interrupção da rodovia com a coordenação da Polícia Rodoviária Federal;
- 18h às 19h: manifestações artísticas;
- 19h: palestra do dentista Fernando Pereira da Silva sobe a vida e obra da professora Leda Maria;
- 19h30min: participação da escola de samba Aguias de Ouro de Itaqui.

Da editoria.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Uruguaiana recebe projeto CineSesc com exibições gratuitas ao ar livre

No dia 20 de março, será apresentado em Uruguaiana o filme “Isto é Pelé”, dentro do projeto CineSesc de Rua, promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte. Este projeto tem como principal objetivo facilitar o acesso da comunidade ao cinema, através de exibições gratuitas ao ar livre, além de promover lazer, diversão e educação dos sentidos, através dos filmes.
Em Uruguaiana, o evento acontecerá na Parcão (Parque Dom Pedro II), às 20h. O documentário narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, são focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970. Pelé depõe sobre suas qualidades e vêem-se cenas das partidas mais importantes que disputou, os gols mais emocionantes que marcou, como um testemunho e um legado de ensinamentos para as atuais e frituras gerações do futebol brasileiro.

terça-feira, 15 de março de 2011

FatBoy Slim visita a Aragana em POA

A Aragana nasceu em meio a uma mistura de culturas.  Em Uruguaiana, os sócios Gabriel Vanoni, Martin Valls e Paulo Ceratti transformaram a influência dos sotaques em estilo. O nome, de origem espanhola, significa preguiçoso, mas, quando incorporado ao vocabulário gaúcho, ganhou sentido de nômade, tudo a ver com a proposta dos rapazes.

Os amigos de infância procuraram unir as profissões, - Gabriel e Paulo são publicitários e Martin, administrador - em um empreendimento que começou em fevereiro de 2008. O conceito inicial era o de usar a criatividade para transformar movimentos artísticos e situações cotidianas em coleções das camisetas.
Na hora da criação, os três participam. Martin, especializado em moda no Instituto di Moda Burgo, de Milão, é o responsável pela parte de produto, da concepção à finalização. Já os publicitários ficam encarregados do trabalho gráfico das coleções.
Hoje na loja do grupo, em Porto Alegre, um visitante ilustre: Fat Boy Slim, p DJ que toca à noite, no megaevento reunindo Shakira, Train, Ziggie Marley e Chimarruts. A mistura de house, acid,funk, hip-hop, electro e techno, o consolidou de vez como um astro dentro do cenário damúsica eletrônica. Conhecido por ter um jeito particular ao tocar em shows, nos quais não faz propriamente mixagens entre as músicas que apresenta, Fat Boy Slim foi recebido por um dos proprietários da Aragana, Paulo Ceratti..

segunda-feira, 14 de março de 2011

CDL estuda alternativas para implantação de novo ponto eletrônico

A partir de 1º Setembro todas as empresas que tenham mais de 10 funcionários terão que adotar novo sistema de dados de assiduidade ao trabalho.
A grande novidade do novo sistema é disposição de mecanismo impressor em bobina de papel integrado, onde a cada registro de entrada e saída do empregado, emitirá na hora um comprovante.
Para o setor empresarial, as mudanças preocupam, pois o custo para adequação do novo sistema está entre R$ 3,5 mil a R$ 7 mil, o que onera, e muito, os gastos, principalmente dos micro e pequenos empresários.
O presidente da CDL Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes, estuda junto ao Ministério do Trabalho a possibilidade de uso de impressoras conectadas ao computador como forma de diminuir custos de aquisição de equipamentos onerosos ao comerciante uruguaianense. “Estamos analisando a questão junto ao Ministério do Trabalho para que possamos obter soluções alternativas para que o nosso empresário adapte-se ao novo sistema, sem criar nenhuma conseqüência negativa em seu orçamento”, completou Jorge Lopes.

“Pum! Histórias mal cheirosas” em Uruguaiana

Peça será apresentada no dia 17
No dia 17 de março, o Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta o espetáculo “Pum! Histórias mal cheirosas”, em Uruguaiana, com entrada franca. A peça, do Grupo Makki Produções, integra a programação do novo projeto do Sesc no Estado – o Teatro a Mil - que realizará mais de 200 sessões de teatro no RS em 2011. A apresentação será exibida em dois horários, às 10h e às 15h, no Colégio Marista Sant’Ana.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984), mediante a apresentação do Cartão Sesc/Senac. Já para as escolas, os professores deverão entrar em contato com o Sesc para cadastramento no PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade).
O espetáculo explica que todo mundo é diferente, ao mesmo tempo em que todo mundo é igual. O texto, concepção e direção de “Pum! Histórias mal cheirosas” são de Cássio Schonarth. O elenco é formado por Ana Makki e Matheus Chiste. A produção parte de um tema engraçado e mal cheiroso, para discutir as diferenças e as igualdades. Afinal, até que ponto somos parecidos? A atração, com duração de 45 minutos, é indicada para crianças de 5 a 12 anos.
O Teatro a Mil é uma novidade do Arte Sesc, que em 2011 está dando uma atenção especial ao pequeno espectador. Serão realizadas mais de 200 sessões gratuitas de teatro infantil durante o ano, atendendo a um publico estimado de 72 mil pessoas. Esta iniciativa pretende introduzir a cultura na vida dos pequenos, oportunizando teatro de qualidade, sem custo à população.

Em algum lugar do passado


Um time, que segundo alguns, foi um dos melhores do esporte amador de Uruguaiana. O título da Liga Amadora Uruguaianense (LAU), conquistado na década de 80, reforçou ainda mais essa afirmação. Muitos do nomes que integraram a equipe do Barcelona, jogaram no futebol profissional do Rio Grande do Sul e, em alguns casos, até no futebol internacional. Com a escalação de Boneco, Serelepe, Sommer, Gato e Kiko, Miro, Baiano, Patrocínio, Caré e Telminho, o Barcelona conquistou o título de campeão da Liga Amadora de Uruguaiana no início dos anos 80, em decisão com o Estádio Setímio Mandarino (Sá Viana) lotado.



Da editoria.

sábado, 12 de março de 2011

Projeto Mãos Dadas para África atinge seus objetivos


Raul Valls recebeu convidados ontem (11)
Um grande público prestigiou o lançamento oficial do Projeto Mãos Dadas com a África, ontem (11) à noite, no Salão Panorâmico do Tênis Clube Rio Branco. Uma exposição com as fotos e objetos da tribo foi uma das formas de divulgar a cultura de um povo especial, mas com uma vida de adversidades.
O projeto inicial era de construir um prédio de 70 metros quadrados, junto a tribo Maasai, no Quênia, onde funcionará a Escola Infantil Uruguaiana. Porém o essa meta foi ampliada após conversações com o Rotary Internacional, entidade que intermedia o processo de encaminhamento dos valores arrecadados aqui e que serão remetidos para a África. 
Para arrecadar o valor, Raul tem empenhado seu círculo social e busca o apoio da comunidade uruguaianense. O médico ressalta que o projeto permitirá que os alunos tenham, de fato, condições de aprender. Ele acredita ainda que a construção da escola é um compromisso de mão dupla. As crianças, que têm em dois maasai universitários, um modelo para seguir e o  empenho delas em aprender será a retribuição ao esforço dos gaúchos em conceber o projeto.
A parceria com o jornalista argentino Justo Casal foi de fundamental importância para o sucesso do projeto.
Agora, a comunidade de Uruguaiana poderá visitar a exposição de fotos e objetos confeccionados pela tribo africana, no hall de entrada do Cine Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir da próxima semana.

Da editoria 

Noite das Estrelas reúne grande público na Ilha

Belas mulheres, muita animação e um público acostumado a grandes eventos brincou o Carnaval nesse momento de finalização dos preparativos para os desfiles de 24, 25 e 26 de março na avenida Presidente Vargas. A Noite das Estrelas reuniu na quadra de ensaios da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, na noite desta sexta-feira (11), convidadas especiais representando diversas cidades do Estado, da Argentina e do Uruguai. Além disso, a bateria e harmonia da escola de samba Deu Chucha na Zebra embalou os foliões até a madrugada deste sábado (12). 
A anfitriã da noite, a rainha da azul e branco, Luciele Zubiaurre, recebeu os convidados e amigos da escola na festa em que os carnavalescos de Uruguaiana novamente comprovaram a força da Ilha em busca de recuperar o título perdido no ano passado para a Cova da Onça. 
Na próxima quarta-feira (16), um grande show com o humorista Iotti da RBS TV, deverá levar um grande público a quadra da escola. Os ingressos já estão a venda. 


Da editoria.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pré-lançamento do CD "Apartando Tempo e Tropa"


Hoje (11), nas dependências do CTG SINUELO DO PAGO, com início as 21h30min, o Grupo Versos de Campo fará o seu primeiro show do cd “Apartando Tempo e Tropa”, em seu pré lançamento. “Estamos ansiosos por esse momento, tendo em vista o incansável esforço proporcionado ao longo desses dois anos em prol do projeto “, diz Eduardo Dedeco, um dos componentes do Grupo. O grupo é formado por Kelvin Molina, Davison Risso, Eduardo Dedeco, Maicon Marengo, Roberto Carvalho e Luiz Jango. Os jovens na maioria oriundos da Califórnia Petiça Internacional, como grandes vencedores da categoria juvenil.
O show faz parte da programação da Festa Campeira Internacional que acontece em abril, no Parque Agrícola Pastoril. 
Os convites para o Show do Grupo Versos de Campo estão disponíveis através dos telefones  55-3411 0966 e 55-99012233.

O que? Pré- lançamento do cd do Grupo Versos de Campo
Quando? Dia 11, ás 20h30
Onde? No CTG Sinuelo do Pago
Quanto? Ingresso R$ 10
Informações sobre o show? Só ligar (55) 3411- 0966 \ (55) 9901- 2233

quarta-feira, 9 de março de 2011

Senhores da guerra de Ruas

O autor de "Netto Perde Sua Alma" (que virou filme), "Netto e o Domador de Cavalos" (seu segundo filme, concluído em 2008) está totalmente envolvido em seu novo projeto: o filme "Os Senhores da Guerra". A produção dividida em dois longas-metragens ("Passo das Carretas" e "Passo da Cruz") é baseada no livro homônimo de José Antonio Severo. Narrando a história verídica de dois irmãos, Júlio e Carlos Bozano, apresenta perfil dos jovens da elite gaúcha no início do século 20.
"Os Senhores da Guerra" já teve realizada as apresentações do elenco e a leitura dos roteiros. Os protagonistas André Arteche e Rafael Cardoso participaram dos encontros com os demais integrantes do elenco do filme. Entre eles, os aplaudidos Leonardo Machado, Marcos Breda, Zé Vitor Castiel e Miguel Ramos.
Em fase de pré-produção, as filmagens devem acontecer a partir do dia 29 deste mês, iniciando por Marcelino Ramos, extremo Norte do Rio Grande do Sul. Homem de poucas palavras e nascido em Uruguaiana, Ruas é conhecido por ser observador. Apaixonado por ficção, sempre gostou de ler (incentivado pelos pais) e acabou construindo um profundo conhecimento sobre a cultura gaúcha. Por isso vem, ao longo dos anos, contribuindo com trabalhos na televisão e no cinema.
Tabajara Ruas tem sete romances publicados e uma série de trabalhos literários espalhados pelo mundo. Entre as obras que ganharam a atenção do público e da crítica estão "A Guerra dos Farrapos"; "A Cabeça de Gumercindo Saraiva"; "O Fascínio"; "O Amor de Pedro por João"; "A Região Submersa"; "Netto Perde Sua Alma"; "Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez"; "Os Varões Assinalados: O Grande Romance da Guerra"; "Os Varões Assinalados: O País dos Centauros"; "Os Varões Assinalados: A República de Anita": "Os Varões Assinalados: A Carga dos Lanceiros" e "Detetive Sentimental".
Um dos principais envolvimentos com a produção está se dando com cerca de 300 santa-marienses, seus cavalos e apetrechos. As cenas, que serão gravadas em abril, terão figurantes, selecionados pela produção do filme com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, oriundos de CTGs e grupos tradicionalistas. 
O diretor convidou, ainda, o prefeito César Schirmer para participar das filmagens. Entusiasta do projeto, Schirmer estaria com o grupo do personagem de Júlio Bozano, prefeito de Santa Maria em 1924, aos 24 anos de idade.

sábado, 5 de março de 2011

Exibição Especial Curtas Gaúchos - Folia no Pampa


Um desfile monumental num dos extremos do território brasileiro, nas barrancas do rio Uruguai, nas vastidões das estâncias gaúchas. A fantasia e a origem do Carnaval de Uruguaiana (RS), numa mistura de fuzileiros cariocas, mulatas, tamborins, gaudérios e falsas baianas. O resultado: samba no pampa, num dos maiores desfiles de escolas de samba do Brasil. Roteiro de Nivaldo Pereira e André Costantin, que também dirige o documentário. Direção de fotografia de Ale Ditadi e direção de produção e montagem de Daniel Herrera. Realização de Transe.

Uruguaiana larga na frente na final dos Quarentões

Uruguaiana largou na frente no sábado
Uma rodada em que deu tudo certo para a equipe do Uruguaiana, atual campeã do Campeonato Municipal de Futebol de Quarentões, que reúne atletas com idade acima dos 40 anos.  O quadrangular final da disputa iniciou neste sábado no Estádio Felisberto Fagundes  Filho, com um bom público acompanhando os dois jogos.
No primeiro confronto, num jogo equilibrado, o empate em 1x1, entre Cobreloa e Botafogo foi de bom tamanho para ambas as equipes. Mesmo saindo na frente, no 2º tempo, o Cobreloa cedeu o empate para o alvinegro. Com isso, ambos somam 1 ponto no quadrangular final da disputa.
No jogo de fundo, o Uruguaiana, mesmo não jogando bem na primeira etapa, teve boas chances de gol, mas não transformou em vantagem as oportunidades obtidas. Já a equipe do IPE, com as substituições efetivadas pelo técnico, voltou bem depois do intervalo e só não chegou ao gol porque desperdiçou várias chances. Nos contra-ataques, o Uruguaiana levava perigo ao goleiro adversário. Num deles, o atacante João Batista recebeu um cruzamento da esquerda e converteu a chance em gol, dando a vantagem no placar ao time jalde-negro.
Com a expulsão de um jogador do Uruguaiana , nos últimos 15 minutos de jogo o IPE pressionou mas não chegou ao empate.
Com a vitória, o Uruguaiana alcança três pontos e salta na liderança do quadrangular final do certame.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Arte Sesc promove apresentação da peça “Sobre Saltos de Scarpin” em Uruguaiana

O Arte Sesc – Cultura por toda parte realiza apresentação do espetáculo “Sobre Salto de Scarpin”, em Uruguaiana, no dia 15 de março. A peça teatral, que é dirigida por Tainah Dadda, traz um grupo de mulheres dispostas a conquistar a sociedade e mostra o conflito entre homem e mulher. O evento ocorrerá no Clube Comercial, às 20h, e os ingressos poderão ser adquiridos no SESC (Flores da Cunha, 1984), a R$ 5 (Comerciários, Estudantes, Professores e Idosos) e R$ 10 (Comunidade).
O roteiro do teatro adulto foi inspirado em duas obras do jornalista David Coimbra - Mulheres! e Jogo de Damas. A peça mostra o domínio e a manipulação das mulheres sobre os homens. Os que não atendem os padrões impostos por elas são aprisionados. Até três prisioneiros tentarem uma rebelião contra suas sensuais e persuasivas algozes, revelando as fragilidades, dificuldades e também os prazeres da tentativa de uma convivência pacífica entre os sexos. O espetáculo é uma ótima programação para quem gosta de dar boas risadas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Ferro Carril completa 95 anos

Último jogo: derrota para o 14 de Julho
Um dos clubes de futebol mais tradicionais do Estado comemora seus 95 anos de fundação nesta terça-feira, 1º de março de 2011. O Esporte Clube Ferro Carril não disputa nenhum campeonato oficial atualmente, mas mantém uma invejável contribuição à história do futebol gaúcho, com títulos , participações e revelação de grandes talentos. Um deles marcou época, Chico Aramburu, que se transferiu na década de 40 para o Vasco da Gama e, em 1950, defendendo a Seleção Brasileira, foi vice-campeão mundial. Atualmente presidido pelo dirigente José Newton Tavares, o Ferro Carril mantém sua estrutura junto ao Estádio Joal de Lima e Silva, na rua Domingos de Almeida.
Como principais títulos na sua história, o Ferro conquistou o vice-Campeonato Gaúcho 2ª Divisão em 1952. Ainda venceu o Campeonato Citadino de Uruguaiana por 7 vezes (1929, 1930, 1936, 1945, 1946, 1950 e1953). No dia 23 de maio de 1976, o Ferro Carril entrou para a história do futebol gaúcho, ao levar a maior goleada da história do Campeonato Gaúcho: 14 a 0 contra Internacional, em Porto Alegre. O último jogo disputado pela equipe alvi rubra foi contra o 14 de Julho, de Livramento, com derrota para o time de Uruguaiana, por 1x0. O jogo aconteceu há duas semanas.