terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sessão especial em solidariedade ao povo palestino

Uma sessão especial, promovida pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana, assinalou nesta terça-feira (30) o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. A sessão contou com a presença dos representantes da comunidade árabe-palestina e da Sociedade Beneficente Árabe-Palestina Brasileira de Uruguaiana. O dia internacional de solidariedade aos palestinos é comemorado em todo o mundo desde 1977, quando a Organização das Nações Unidas decidiu declarar o dia 29 de novembro como dia de reflexão sobre a diáspora palestina e a situação dos refugiados palestinos dos territórios ocupados por Israel no Oriente Médio.
O vereador José Clemente Corrêa (PT), proponente da sessão especial, lembrou a contribuição da comunidade árabe-palestina para o desenvolvimento do município, principalmente no setor do comércio e de supermercados. O vereador e o presidente da Câmara Municipal, Adalberto Silva (PP), fizeram a entrega de um certificado ao presidente da Sociedade Beneficente Árabe-Palestina Brasileira, Read Barakat Mahamad Jaber, em reconhecimento aos serviços prestados pela entidade à cidade de Uruguaiana. Barakat agradeceu a homenagem e a demonstração de solidariedade prestada pela Câmara Municipal. Ao final, Barakat presenteou com um lenço típico da Palestina cada um dos vereadores.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Psicologia: a felicidade passa por saber ceder

A programação da 34ª Feira do Livro de Uruguaiana continua com inúmeras atrações na praça Barão do Rio Branco. O final de semana foi intensa movimentação entre as alamedas da praça. Apesar do tempo instável de domingo, um grande número de pessoas esteve prestigiando o evento que será finalizado nesta terça-feira. Hoje (29), a grande atração fica por conta da participação dos psicólogos Marta Chemes e José Pérez Bahamonde. Eles estarão autografando “Ser Feliz y/o Tener Razón I e II”. Paralelamente a dupla ainda participa, às 17h, de uma palestra falando sobre a o assunto. O evento ocorre no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Confira a entrevista dos psicólogos ao jornalista Everaldo Jacques, apresentada no programa Bom Dia Cidade, da El Shadday 104.9 FM.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chance para recomeçar


Instalado há 12 anos, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) abriga hoje 42 adolescentes em Uruguaiana. Segundo a advogada Anita Pimentel, integrante da equipe técnica interdisciplinar, a instituição busca reintegrar os internos por meio de oficinas de tapeçaria, bijuteria, pintura em latas, entre outras. A iniciativa proporciona ocupação e profissionalização, além de gerar recursos que retornam aos jovens em forma de roupa, complemento alimentar e apoio financeiro à família do interno. Há ainda o projeto Recomeçar, com aulas de dança e teatro a 14 alunos.
Conforme Lúcia Moura, chefe da equipe de socioeducadores, os cursos despertam interesse e revelam aptidões. "Do hip-hop agora evoluíram para o tango e ritmos tradicionalistas", diz. O grupo tem se apresentado em festas e no Centro Cultural. Em 15 de dezembro, haverá celebração natalina, com apresentação teatral para amigos e familiares.
Para as profissionais, o Case permite a ressocialização plena do adolescente. Como exemplo, citam o primeiro interno do Centro, que hoje é professor de educação física. Elas lamentam, porém, os casos de reincidência.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PF desencadeia operação contra o tráfico

A Polícia Federal desencadeia, nesta quinta-feira, a Operação Matriz em cinco Estados brasileiros e no Paraguai. Mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em nove cidades gaúchas – Caxias do Sul, Uruguaiana, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Vale Real, Torres, Barra do Ribeiro, São Leopoldo e Ijuí. Sorocaba, em São Paulo; Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Mirassol do Oeste, em Mato Grosso; e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, são outros municípios onde ocorre a ação para combater o tráfico de drogas. Ao todo são 41 documentos.
Também são cumpridos mandados em Assunção e em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. No país, está preso, no Presídio Nacional de Tucumbu, o articulador das quadrilhas responsáveis pela distribuição de drogas no Brasil, conhecido Pavão. Ele foi capturado em 2009, na cidade de Pedro Juan Caballero. Antes disso, havia sido detido pela Polícia Federal em 1994 em Santa Catarina, por tráfico de drogas. O governo brasileiro já solicitou a sua extradição, que deverá ser reforçada com novo mandado de prisão expedido no âmbito da Operação Matriz. Há informações de que o traficante tenha mandado executar um de seus desafetos, em em São Leopoldo, neste ano.
As investigações começaram há cerca de dois anos e tiveram a cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Nesse período, foi levantado que Pavão era o articulador do envio mensal de meia tonelada de pasta base de cocaína para o Brasil. A droga era transportada do Paraguai por via rodoviária escondida em veículos ou em pequenos aviões, de onde eram arremessados os pacotes de cocaína para serem recolhidos por outros traficantes ligados ao grupo.
Um desses lançamentos foi interceptado pela Polícia Federal na região de Uruguaiana, em 22 de julho deste ano, ocasião em que foram apreendidos 61 quilos da droga jogados de uma aeronave paraguaia.
Mais de 250 policiais federais participam da Operação Matriz, que teve essa denominação pelo fato da droga comercializada pelo grupo ser “carimbada” com a imagem de um leão, representando a “marca” do cartel fornecedor da droga. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Caxias do Sul.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos do Sant'Ana apresentam projetos ecológicos na Câmara Municipal

Alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Marista Sant'Ana apresentaram aos vereadores, nesta terça-feira (23), dois projetos ecológicos desenvolvidos em sala de aula. Os alunos desenvolveram estudos sobre o aproveitamento da energia solar para iluminação de residências e sobre a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha. Os dois projetos foram apresentados pelos alunos em feira de ciências na PUCRS, em Porto Alegre.
Os dois projetos começaram a ser desenvolvidos no ano passado, quando os alunos estavam na 8ª série do ensino fundamental. Divididos em nove grupos de pesquisa interdisciplinar, os estudantes desenvolveram pesquisas relacionadas ao Aquecimento Global.
Acompanhados da orientadora pedagógica Giselda Meschi, os alunos fizeram uma breve exposição das pesquisas para os vereadores, no plenário da Câmara Municipal. O aproveitamento do óleo de cozinha para a produção de biodiesel e de sabão caseiro está sendo sugerido pelo Colégio Sant'Ana como projeto de geração de renda para 36 famílias da Vila Progresso, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social. Segundo a orientadora pedagógica, a transformação do óleo de cozinha saturado em biodiesel pode gerar renda e evitar a contaminação dos recursos hídricos. A presença dos alunos foi requerida pelo parlamentar Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).

domingo, 14 de novembro de 2010

Cidade se despede da aviadora Nydia

A comunidade uruguaianense lamentou a morte da professora Nydia Esther Souza, aos 90 anos, ocorrida às 23h55min da última quinta-feira, na Santa Casa de Caridade do município. Ela foi educadora emérita, condecorada pelo governo estadual ao completar 5 décadas de magistério, lecionando sempre na Escola Estadual Dom Hermeto, durante os 51 anos de carreira. Nydia e sua irmã Maria Edith Souza foram as primeiras mulheres do Estado a se tornarem aviadoras na turma de 1942 do Aeroclube de Uruguaiana. 

Nas horas vagas, a professora ainda nadava e jogava tênis. Fez parte ativa do Aeroclube de Uruguaiana, que completou 71 anos em 2010. Nydia lecionou no Jardim de Infância Domingos José de Almeida e na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. Em 28 de abril de 2009, ela recebeu honraria em Sessão Solene da Câmara de Vereadores, que marcou o Dia Internacional da Mulher, por serviços prestados a Uruguaiana na educação, no desporto e no pioneirismo na aviação gaúcha. O corpo da mestra e aviadora foi sepultado no Cemitério Municipal Senhora Sant''Ana às 17h dessa sexta-feira.

sábado, 13 de novembro de 2010

Comissão vai apurar denúncias de uso inadequado de agroquímicos no interior


Uma comissão formada por engenheiros agrícolas, técnicos em aplicação de herbicidas e pelo vereador Luis Gilberto de Almeida Risso irá apurar as denúncias de uso inadequado de agroquímicos no interior do município. As primeiras propriedades a serem inspecionadas pela comissão estão nas localidades de Capela do Ipané e João Arregui, onde um grupo de produtores de hortifrutigranjeiros alega estar sofrendo prejuízos econômicos pelo uso inadequado de agrotóxicos nas lavouras de arroz.
A formação da comissão foi a principal sugestão aprovada pelos participantes da audiência pública que debateu o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde das pessoas. A audiência reuniu produtores do interior do município e representantes de entidades como Emater, Associação dos Arrozeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, Justiça Federal, Secretarias Municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Riograndense do Arroz, empresas de aviação agrícola, pequenos produtores rurais e os vereadores Rafael Alves (PSDB), José Clemente Corrêa (PT) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).
Segundo o engenheiro agrônomo João Carlos Batassini, da Emater, a aplicação inadequada dos herbicidas pode prejudicar pequenos produtores que estão apostando na diversificação da matriz produtiva do município. Para a agrônoma Cíntia Trojan, do Irga, o produto Gamitt mesmo sendo aplicado em condições ótimas sobre o solo, apresenta volatização e fica suspenso no ar, podendo ser deslocado pelo vento para outras propriedades rurais. “Mesmo em casos onde não há erro na aplicação, pode haver deriva do produto”, disse a agrônoma. O herbicida, apesar de ser apontado como o principal responsável pelo efeito identificado como “clorose” (embranquecimento das folhas), tem o uso considerado indispensável para a lavoura de arroz porque evita que plantas daninhas cresçam nas lavouras.
O presidente da Associação dos Arrozeiros, Walter Arns, considerou a audiência produtiva e esclarecedora. Segundo Arns, todos os produtores rurais podem ser atingidos por uma aplicação inadequada dos agroquímicos. Arns enfatizou que a Associação dos Arrozeiros está procurando treinar os trabalhadores das propriedades envolvidos com a aplicação terrestre de herbicidas. Neste ano, cerca de 100 pessoas foram treinadas.
Para o vereador Luis Gilberto de Almeida Risso, proponente da audiência pública, a primeira vistoria ocorrerá na próxima semana. O vereador pretende se deslocar até Ipané e João Arregui com técnicos do Irga e Emater para verificar as denúncias. Risso avaliou que a audiência foi produtiva. “Os próprios produtores sentem a necessidade de aumentar a fiscalização. Muitos pediram que a aplicação de agroquímicos no município seja regulamentada por legislação municipal, autorizando apenas empresas locais a aplicar o produto por terem treinamento”, avaliou. “Outro aspecto importante da audiência é que os técnicos tranquilizaram a população, afirmando que o herbicida não é prejudicial à saúde humana e está certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, acrescentou.
A Câmara de Vereadores de Uruguaiana irá encaminhar um documento ao fabricante do produto, solicitando pesquise uma nova fórmula do princípio ativo para diminuir a volatilidade do herbicida.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uruguaiana ganha nova ambulância

O governo do Estado entregou ontem de manhã mais 14 ambulâncias ao programa Salvar/Samu. Na presença da governadora Yeda Crusius, houve ainda a assinatura de convênios para a construção de 14 unidades básicas de saúde, no valor total de R$ 5,8 milhões. As estruturas serão abertas nos municípios que participam do programa de Prevenção à Violência. Segundo Yeda, a entrega das ambulâncias atende ao processo de fortalecimento dos municípios. Ela parabenizou o aumento no interesse das cidades em participar do projeto de prevenção à violência. "Essa é a prova de que, para reduzir a criminalidade, é preciso investir primeiro na prevenção", afirmou.

Os veículos entregues estão equipados com suporte avançado de tecnologia, similar à estrutura de atendimento de uma UTI. As unidades integram o projeto do Ministério da Saúde (MS), que em maio deste ano repassou outros 118 veículos ao Estado. Segundo a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, com esse complemento, todo o RS passa a ter o atendimento pré-hospitalar móvel. Dentro da parceria com o MS, a secretaria é responsável por repassar mais de R$ 17 mil/mês por ambulância de suporte avançado aos municípios.
O serviço Samu/Salvar funciona por meio de ligação gratuita para o número 192. Receberam ambulâncias os municípios de Carazinho, Erechim, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Xangri-Lá e Santa Maria - que terá duas unidades. 

Detran vai triturar mais 600 veículos


O Detran/RS começou ontem o processo de reciclagem de 600 veículos, entre carros, motos e peças automotores, que estavam em um depósito de Porto Alegre. A finalidade é esvaziar a área que está sendo utilizada para manter esses veículos. 
Segundo o presidente do Detran, Sérgio Filomena, os veículos não tinham mais condições estruturais e de segurança para retornar à circulação ou estavam impedidos judicialmente. "Esse é um projeto pioneiro no país e que trará vantagens, como a redução de gastos ao governo do Estado", afirmou Filomena. Com a reciclagem e a liberação do terreno, mais de R$ 30 mil com o aluguel da área serão economizados. Antes da ação, o órgão buscou os donos e a Justiça, já que algumas unidades tinham restrições policiais. 
Para permitir a reciclagem, primeiramente será necessário fazer a descontaminação dos veículos. Em seguida, eles serão triturados e transformados em materiais ferrosos para o uso da indústria. A expectativa é que o serviço esteja concluído em 15 dias. Em 2009, foram recicladas mais de 3,2 mil unidades no RS.
Na próxima semana, o Detran abrirá licitação para contratar uma empresa que realizará a mesma ação no Interior. Ao todo, existem mais de 34 mil veículos que poderiam ser reciclados. O serviço ocorrerá em Uruguaiana, Canguçu, Eldorado, Cachoeirinha, Cambará do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Alvorada, Sapucaia do Sul e Portão.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uruguaiana já tem rainha para o Carnaval Fora de Época

O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana de 2011 escolheu neste domingo (7) a composição de sua corte. Com dez candidatas a rainha e quatro candidatos a rei momo, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas na Concha Acústica do Parque Dom Pedro II.  A escola de samba Unidos da Cova da Onça, atual campeã do Carnaval, foi a maior vencedora da noite. A vermelho e branco fez a dobradinha com o locutor e professor de dança Dudu do Samba (29), sendo escolhido Rei Momo e com a bela Patrícia Pereira (21), escolhida rainha. Ainda a representante da escola de samba Os Rouxinóis, Isabella Guedes da Silveira (23), foi escolhida 2ª princesa e Erika de Souza Almeron (18) 1ª princesa. Este ano, os componentes da Corte recebem ajuda de custo de R$ 500,00 mensais. “Estou feliz”, disse o novo rei momo, Dudu do Samba, enquanto Patrícia, a nova rainha, sequer acreditava que tinha sido escolhida. “Fiquei surpresa”, garante.
Érika, Dudu, Patrícia e  Isabella: corte do Carnaval 2011
Da editoria  - 08/11/2010

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RF cria núcleo para frear o contrabando

Para desarticular a atuação de quadrilhas criminosas e coibir o ingresso clandestino de mercadorias no Estado, principalmente pelos 1,7 mil quilômetros de fronteira seca, a Receita Federal do Rio Grande do Sul criou um Núcleo de Repressão ao Contrabando e Descaminho. O trabalho de inteligência e troca de informações será sediado em Santa Maria e iniciará ainda em novembro.
O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo superintendente da Receita Federal no RS, Paulo Renato Silva da Paz. "A cidade está em uma localização estratégica para coibir o contrabando e o descaminho de produtos que entram no Estado, tanto da Argentina e do Uruguai quanto do Paraguai", justificou Paz. 
Somente em 2010, houve um incremento de cerca de 30% de apreensões de mercadorias pela Receita Federal no RS em comparação ao mesmo período de 2009, totalizando até setembro deste ano aproximadamente R$ 22 milhões em autos de infrações lavrados, incluindo as ações contra a entrada irregular de produtos falsificados e pirateados. "Os fiscais que atuam no combate ao contrabando e ao descaminho flagraram somente este ano cinco caminhões tanques adaptados para o transporte de cigarros", exemplificou o superintendente. 
O núcleo terá como atribuições o planejamento e a execução das operações de repressão ao contrabando e descaminho nas zonas primárias, secundárias e de vigilância aduaneira da 10 Região Fiscal, nas áreas das delegacias de Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo, Uruguaiana e nas inspetorias de Livramento e Bagé, sob coordenação da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho, chefiada por André Fonseca. 
Paulo Paz adiantou ainda que a Receita Federal iniciou em outubro uma operação de fiscalização aduaneira sobre os importadores que declaram de forma inexata suas mercadorias. A operação, que deverá terminar em dezembro, foca os 50 maiores importadores pré-selecionados pela Receita. "Todos já fora intimados e a operação está na fase de apresentação de documentos." Ele afirmou que a ação ocorre simultaneamente em todo o Estado e a estimativa é que resulte em um montante superior a R$ 100 milhões devidos ao fisco. 
A descrição incompleta ou inexata das mercadorias importadas constitui irregularidade, dificultando o correto enquadramento tarifário, estando sujeita à multa de 1% do valor aduaneiro. Paz declarou que a medida também tem caráter educativo, para que os importadores aperfeiçoem as informações prestadas à Receita Federal nos despachos aduaneiros. 
Na ocasião, o superintendente da Receita no RS aproveitou para reforçar a necessidade de os viajantes procedentes do exterior efetuarem a declaração do conteúdo da bagagem ao ingressar no país. "O preenchimento, a assinatura e a entrega à autoridade aduaneira da Declaração de Bagagem Acompanhada, a DBA, são obrigatórios e dão maior segurança aos viajantes", salientou. Lembrou, ainda, que é preciso respeitar as cotas individuais de compras no exterior determinadas pelo Ministério da Fazenda: 300 dólares via terrestre e 500 dólares via aérea.

Fonte: Correio do Povo, 05.11.2010 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alunos e professores da Escola do Horto apresentam projeto escolar aos vereadores

Os alunos da 7ª série da Escola Nossa Senhora do Horto apresentaram aos vereadores de Uruguaiana, na manhã desta quinta-feira (04/11), as conclusões de um projeto escolar sobre o combate ao tabagismo. Acompanhados da supervisora pedagógica Maria da Graça Bermúdez e da professora Janete Campelo, os alunos apresentaram as conclusões de uma pesquisa escolar sobre o consumo de cigarros. O projeto abordou temas como o aumento do tabagismo entre os adolescentes, o consumo passivo do fumo pelos não-fumantes e as doenças associadas ao consumo de cigarros. A apresentação do projeto foi requerida pelo vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).