sexta-feira, 30 de abril de 2010

Homenageadas no Dia Nacional da Mulher

O Poder Legislativo esteve reunido a fim de reverenciar o Dia Nacional da Mulher, que transcorre hoje, 30 de abril.Como forma de marcar a data, foram homenageadas dez personalidades femininas que se destacaram em nossa comunidade. São elas: a Professora Maria Helena Villela Gomes; a Coordenadora do CAPS Elinar Maria Stracke (CAPS); a Auxiliar de Enfermagem Maria Angélica Fernandes; a Psicóloga Maria Aparecida de Medeiros Bofill; a Defensora Pública Suzana Iara Dora Velo; a Professora Dilah Gonçalves de Almeida; a Agente de Pastoral Suely Maria dos Santos Ribeiro; a Carnavalesca Vera Maria Rodrigues de Camargo; a Prof.ª Carmen Regina Ribeiro Bastiani e a Empresária Rosemeri Gonçalves Porto. Os vereadores, ao se reportarem a suas homenageadas, disseram do grande valor da mulher moderna que enfrenta com valentia e graciosidade todas as nuances de ser, além de mulher, mãe, esposa e profissional. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares e foi presidida pelo vereador João Adalberto da Rosa e Silva.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Yeda entrega imóveis para atendimento da população de Uruguaiana

A governadora Yeda Crusius repassa, nesta sexta-feira (30), às 13h30min, em Uruguaiana, imóveis de propriedade do Estado ao município. Yeda entregará escrituras públicas de doação do antigo prédio da Exatoria Estadual e de reversão de outro imóvel que já pertenceu ao patrimônio da cidade. No evento, será entregue lei que autoriza a doação de uma área de 280 hectares para a implantação de uma Escola Técnica.
No primeiro imóvel, na Av. Duque de Caxias, 1702, será instalada a Escola Livre de Belas Artes (Elba). No local, continuará funcionando um centro de cultura da comunidade. Fundada em 8 de abril de 2005, a escola beneficia a população com aulas gratuitas no campo das artes. Yeda será acompanhada pelo secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães.
Já no segundo imóvel, funcionará o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cacau). Com a reversão do domínio da área, será dada continuidade aos serviços sociais da entidade, que funcionava no local devido a Termo de Cessão de Uso celebrado entre o município e o Estado em 30 de julho de 1993.
Portadores de hepatite C de Uruguaiana serão atendidos no próprio município
Nesta sexta-feira (30), a governadora inaugura em Uruguaiana, o sétimo Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI). A cerimônia será realizada às 14 horas, no Serviço de Atendimento Especial, na Avenida Presidente Vargas, 2990. A instalação do Centro em Uruguaiana segue uma estratégia do Programa de Enfrentamento das Hepatites Virais para a implantação de pelo menos um CAMMI em cada macrorregional do Rio Grande do Sul. O objetivo é ampliar a oferta e a qualidade do tratamento da Hepatite C.

Jornal do Almoço - 5ª feira 29.04.2010

Coral de Uruguaiana realiza lançamento de festival

Confira os melhores momentos do Lançamento do XIX Festival Uruguaianense de Integração de Corais (FUIC), realizado ontem à noite (28), no Centro Cultural Dr. Pedro Marini. Realizado anualmente durante a Semana Comemorativa de Emancipação Política do Município, o FUIC chega a sua 19ª edição proporcionando a união de Brasil, Argentina e Uruguai em torno do canto coral. O evento é realizado na Catedral de Santana e a entrada é gratuita. Em 2010, o Festival será realizado no dia 29 de maio, a partir das 19h30min.

Fogaça na CDL Uruguaiana hoje

A CDL Uruguaiana estará recebendo na tarde desta quinta-feira (29), a visita do ex-prefeito de Porto Alegre e candidato ao governo do Estado pelo PMDB, José Fogaça.

O encontro está marcado para 16h30min na sede da entidade, onde o presidente Jorge Prestes Lopes, juntamente com sua equipe diretiva fará a entrega de uma carta oficial contendo questões de relevância para o comercio varejista gaúcho. Os pontos a serem debatidos no encontro serão Qualificação Profissional e o Desenvolvimento de Mercado.

A reunião com o candidato do PMDB José Fogaça na CDL Uruguaiana, faz parte da agenda estratégica da FCDL (Federação Gaúcha dos Dirigentes Lojistas), que tem como principais objetivos fortalecer, qualificar e gerar crescimento para o lojista do nosso Estado.

Além de Fogaça, estarão presentes, o deputado Federal Pompeo de Mattos e o presidente da ACIU Mauro Aymone.

Luiz de Miranda reúne cultura em Uruguaiana hoje

A Secretaria Municipal de Cultura promove hoje (29), às 19 horas, em sua sede (Tiradentes, 2801), o lançamento do livro OS MELHORES POEMAS DE LUIZ DE MIRANDA, seleção e prefácio de Regina Zilberman. O poeta gaúcho, natural de Uruguaiana, recebeu em homenagem ao lançamento em Porto Alegre no início do mês, a Medalha da 52a. Legislatura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Aqui em Uruguaiana, paralelamente ao lançamento acontece, a inauguração da exposição de pinturas alusivas ao seu 50º aniversário, reunindo grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul, doadas por Miranda ao Centro Cultural Dr. Pedro Marini.

Luiz de Miranda, autor dos livros de poesia TRILOGIA DO AZUL DO MAR, LIVRO DOS MESES, AMOR DE AMAR, POESIA REUNIDA, POEMAS DAS CAPITAIS, CANTO DE SESMARIA, NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS e MONOLÍTICO, entre outros, é considerado o poeta vivo com a obra mais extensa da Língua Portuguesa.

Luiz de Miranda nasceu em Uruguaiana, em 6 de abril de 1945, na Rua Aquidaban, no Bairro do Riacho,beira do rio Uruguai, Rio Grande do Sul, Brasil. Começou a lerem espanhol desde jovem, com livros que comprava na Livraria Sarmiento em Passo de Los Libres, Argentina. Assim conheceu logo Pablo Neruda e Vicente Aleixandre, que depois seriam Prêmio Nobel.

Luiz de Miranda ganhou o Prêmio de Literatura de 1985, no First Brazilian National Independence Day Street Festival, em Nova York, que todo ano tem programação Especial pela Rede Globo. Na novela da Rede Globo "Mulheres Apaixonadas" teve seus poemas escritos e recitado pelo personagem Fred (Pedro Furtado) que cuidava de uma biblioteca. Ele carregava os poemas de Miranda e mostrava para suas amiguinhas, isto graça ao autor da novela, Manoel Carlos que é um admirador da poesia de Miranda.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia Nacional da Mulher

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza nesta quinta-feira (29), Sessão Solene do Poder Legislativo alusiva ao Dia Nacional da Mulher, a partir das 19h30min, no plenário do Palácio Borges de Medeiros. Receberão Diploma de Honra ao Mérito as senhoras Maria Helena Villela Gomes, Elinar Maria Stracke (foto acima), Maria Angélica Fernandes, Maria Aparecida de Medeiros Bofill, Suzana Iara Dora Velo, Dilah Gonçalves de Almeida, Suely Maria dos Santos Ribeiro, Vera Maria Rodrigues de Camargo, Rosemeri Gonçalves Porto e Carmem Regina Ribeiro Bastiani.

Comissão de Serviços Municipais da Câmara visita a FASE

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, representada pelo seu presidente ver. Ronnie Peterson Colpo Mello e pelo ver. José Clemente da Silva Corrêa, esteve em visita à FASE – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, a fim de obter informações sobre os trabalhos realizados junto aos adolescentes de Uruguaiana. A Comissão foi recebida pelo Diretor da instituição, Sr. Paulo Homero Pedrozo D'Ornellas, o qual falou sobre a estrutura, as instalações, os recursos de que dispõem e o trabalho desenvolvido pela FASE, destacando que a capacidade de abrigo da instituição está excedida em 50%, e que, geralmente, não conta com a guarnição da Brigada Militar, entretanto afirmou que é uma unidade referência no Estado, disponibilizando oficinas de arte, informática e cursos profissionalizantes, além de aulas regulares aos internos. A diretora da Escola Dolores Cunha, que é frequentada pelos internos da FASE, Profª.Silda Mara Cunha Martins, relatou aos parlamentares que o quadro docente está completo, embora exista a insuficiência de recursos humanos especializados, como orientador educacional e atendente de biblioteca.

Os vereadores visitaram a 'mini-fazenda', que conta com a criação de porcos, galinhas, peixes e produção de hortifrutigranjeiros. O diretor da instituição foi questionado sobre a forma de abate dos animais, considerando notícia veiculada na imprensa e que motivou a visita da Comissão Parlamentar.

Em seu relatório, a Comissão concluiu que as atividades da FASE estão alinhadas com os objetivos da instituição, entretanto, ressaltou a necessidade de que seja realizado o acompanhamento dos abates de animais por profissional capacitado e obedecida a normatização específica.

O documento produzido pela Comissão será encaminhado a autoridades competentes, especialmente, à Drª Ana Beatriz Rosito Fagundes, Juíza da Infância e Juventude e à Drª Renata Pinto Lucena, Promotora de Justiça.

Instalação da Delegacia da Mullher em Uruguaiana é debatida na capital

O deputado Frederico Antunes (PP) participou hoje (28) de audiência com a vereadora Josefina Soares (PSDB). Durante o encontro, o deputado informou a vereadora que reforçou junto a governadora Yeda Crusius (PSDB) o pedido para a instalação de uma Delegacia da Mulher, em Uruguaiana. Frederico destacou que está solicitação é em parceria com o deputado Federal Cláudio Diaz (PSDB) e a vereadora Josefina.
Durante a audiência o deputado foi informado por telefone pelo secretário da Segurança, Edson Goulart que o Posto da Mulher de Uruguaiana será transformado em Delegacia da Mulher. “Trata-se de uma antiga reivindicação da comunidade que será atendida pelo Governo do Estado”, lembra o deputado. Frederico Antunes destacou ainda que essa definição permitirá uma estrutura maior e melhor aparelhada para atender as ocorrências do gênero. De acordo com o deputado Frederico Antunes e a vereadora Josefina Soares, a construção da delegacia vem de encontro aos anseios da comunidade e em contraponto aos indicadores de criminalidade envolvendo o sexo feminino.
Frederico afirmou também que no início do mês de maio, a governadora Yeda Crusius irá anunciar oficialmente a instalação de uma delegacia específica para a mulher no município. A nova delegacia atenderá vítimas de violência e terá a responsabilidade de prevenir e reprimir as infrações penais, em especial as lesões corporais, contra a liberdade pessoal e contra a dignidade sexual. A vereadora Josefina observou que a instalação da Delegacia da Mulher está entre as prioridades do governo: "O governo do Estado está investindo para implementar serviços públicos cada vez mais ágeis e de qualidade ao cidadão e à cidadã gaúcha. E esta nova Delegacia da Mulher a ser instalada em Uruguaiana vem ao encontro desses objetivos, resgatando a dignidade e a cidadania da população feminina", finalizou a vereadora.

O tempo no país: Uruguaiana é citada no Jornal da Band

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cinema: Estreia nesta sexta-feira Idas e Vindas do Amor

Idas e Vindas do Amor nos traz um elenco de astros e estrelas vivendo as histórias de um grupo de habitantes de Los Angeles com pouco em comum, cujas vidas se cruzam, em meio a romances e corações partidos, durante um Dia dos Namorados. Casais e solteiros vivenciam os altos e baixos de encontrar, manter ou terminar relacionamentos no dia do amor. Com Garry Marshall e Julia Roberts (Uma Estreia nesta sexta-feira, no Cine Rosalina Lisboa. A partir de segunda-feira, diariamente, às 20h30min.

Fronteira em alerta:rio Uruguai preocupa

As chuvas da semana passada e a abertura das comportas das barragens de Machadinho e Irai são as principais causas das cheias e alagamentos que preocupam a Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, a Defesa Civil informa que a situação está sendo monitorada e nenhuma residência da zona ribeirinha foi atingida até agora. O nível do rio está subindo rápido devido às chuvas na cabeceira do rio Uruguai e deverá atingir as primeiras residências nas próximas horas. De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos, em dois dias o nível passou de 4,60m para 6,78m. Na zona de risco, a dona-de-casa Thais Bastos, moradora do bairro Mascarenhas de Moraes, deverá deixar sua casa mais uma vez.
A maior preocupação das autoridades é quando o nível chega aos oito metros acima do normal, atingindo principalmente os bairros Mascarenhas de Moraes e Santo Antônio.
A última enchente registrada no município foi no mês de novembro do ano passado, quando o rio Uruguai chegou a 11,14m acima do nível normal. Naquela ocasião, mais de 130 famílias ficaram desabrigadas em decorrências dos alagamentos.
O tempo nesta terça-feira (27), em Uruguaiana, foi de sol na maior parte do dia, com temperaturas variando entre a mínima de 6ºC e a máxima de 18ºC.

Lapidando um novo mercado

Hoje (27), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estará promovendo reunião com Marcos Carvalho de Sant’ana, coordenador da Área de Informações e Estudos da Secretária de Programas Regionais do Ministério de Integração Social. O tema central é “Arranjo produtivo local de gemas e jóias na Fronteira Oeste”. O encontro está marcado para 19h30min. No salão nobre da CDL Uruguaiana.

O Rio Grande do sul é um dos maiores produtores mundiais de ametista e ágata, conta com um parque industrial de lapidação e joalheria composto por mais de 500 empresas atuantes, respondendo por 20% das exportações brasileiras de gemas e jóias, da ordem de US$ 47 milhões.

Na região Fronteira Oeste já foram investidos cerca de R$ 497 mil em equipamentos para beneficiamento das gemas (ágata, ametista, citrino e cornalina) produzidas na região de Quarai, Barra do Quarai e Santana do Livramento. As atividades consistem em: lapidação de gemas facetadas (para as gemas de mais alto valor); artesanato mineral de objetos utilitários (cinzeiros, porta copos e outros); artesanato mineral de adorno (bijuterias); e corte e polimento de capelas (decorativo e luminárias).

A iniciativa é da prefeitura municipal através da Secretaria da Agricultura juntamente com a CDL, que acredita no projeto como um novo mercado de trabalho e rentabilidade para a cidade.

Espaço & Cor: Edição Morada das Marias

Unir e divulgar o talento e o trabalho de arquitetos, decoradores, paisagistas, designers, artistas plásticos e empresas da região, este é o objetivo do “Espaço & Cor – Edição Morada das Marias”, oportunidade especial para conferir ambientes planejados por profissionais conceituados. Cada espaço terá a assinatura de um arquiteto responsável. Os ambientes serão projetados seguindo a inspiração de uma família de produtores rurais, bem sucedidos, que misturam a cultura tradicional com as novidades do bem viver contemporâneo. A residência localizada na Rua 13 de Maio 1543, centro de Uruguaiana, tem 896,08 m2 e sua infra-estrutura será montada especialmente para visitações, mostra e vendas.

O ineditismo do evento na região da Fronteira Oeste é outro plus do “Espaço & Cor”, que visa criar ambientes marcados pela elegância e criatividade, estimulando os sentidos dos visitantes para que estes conheçam os lançamentos na linha de móveis, materiais de decoração e novos conceitos arquitetônicos.

Além disso, o evento “Espaço & Cor” vai propiciar contatos entre profissionais, fornecedores e clientes em ambientes de puro luxo e conforto. A expectativa é que o evento receba um grande número de visitações durante toda a mostra, que abre suas portas em 1º de junho e se estende até 1° de Julho.

É a oportunidade de mostrar que a Fronteira Oeste comporta investimentos em cultura e eventos do porte do “Espaço & Cor”. Todas as pessoas de bom gosto e interessados nas áreas envolvidas neste projeto estão convidadas a prestigiar o “Espaço & Cor – Edição Morada das Marias”.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Luiz de Miranda lança novo livro

Quinta-feira (29), às 20h,na Secretaria Municipal da Cultura (Tiradentes, 2801), o poeta uruguaianense Luiz de Miranda lança seu novo livro “Melhores Poemas”.No local, estarão expostas pinturas alusivas ao seu 50º aniversário, reunindo grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul, doadas por Miranda ao Centro Cultural Dr. Pedro Marini. O Poeta, que completou 60 anos em 2010, foi homenageado pela PUC de Porto Alegre, com um painel sobre sua obra.

EC Uruguaiana conquista título em partida que não jogou

Na rodada deste final de semana da Volta da Rivalidade, o resultado que menos importava para as duas equipes foi o que acabou acontecendo. Com isso, Sá Viana e Ferro Carril, com o empate em 1x1, deram adeus à luta pelo título da competição que acabou ficando com o Esporte Clube Uruguaiana que jogou apenas duas partidas no certame e com as vitórias conquistadas acabou por comemorar por antecipação o bi-campeonato.Confira os gols da rodada do final de semana e a campanha vitoriosa do Uruguaiana.

Programação latina no Arte Sesc

Nesta semana, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promoverá em Uruguaiana a exibição da Mostra Latina com os filmes, no dia 27/04 Machuca (Chile), dia 29/04 Whisky (Chile) e no dia 30/04 Lugares Comuns (Argentina). Com entrada franca, as sessões acontecerão às 19h, respectivamente. As sessões integram a programação do CineSesc e são realizadas na sala de cinema do Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984). Confira, abaixo, o triler da obra que em cartaz amanhã, às 19h.

domingo, 25 de abril de 2010

Marcelo Luzardo é eleito presidente da LIESU


O advogado Marcelo Luzardo recebeu a maioria dos votos dos eleitores aptos a votar na eleição da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana e foi escolhido para estar a frente do futuro da entidade que representa as entidades carnavalescas da cidade, após o turbilhão de problemas ocorridos no ano passado, que resultaram no afastamento da LIESU da organização do Carnaval local.

Com diferenciação nos votos, representantes das escolas do primeiro e segundo grupos votaram durante a manhã de domingo. A chapa um, liderada por Marcelo Luzardo, e tendo como vices-presidentes Marielly Abad, Pedro Darde e José Carlos Chaves teve 23 votos. A chapa três, que tinha como cabeça de chapa, o ex-presidente da Liga Miltom Lemos teve 14 votos. E a chapa dois, liderada pelo ex-presidente da Ilha do Marduque, Cláudio Maidana, seis (6).

Segundo Marcelo Luzardo, a idéia é se reunir com o prefeito municipal, para que o carnaval de 2011 seja novamente realizado em parceria da Liesu e da Prefeitura Municipal. “Precisamos conversar com o prefeito Sanchotene Felice, para agregar esforços, porque o carnaval de Uruguaiana é do povo. Vamos unir esforços para mostrar a grandiosidade dessa festa, que já é reconhecida em todo o Brasil, e nos países vizinhos,” salienta.

A partir de agora, o Advogado terá que enfrentar um de seus maiores desafios: a reaproximação da entidade com a Prefeitura Municipal, principal organizadora do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. E a tendência é que o caminho não será fácil.Em 2010, a LIESU ficou de fora da organização do carnaval de rua de Uruguaiana, considerado o terceiro maior carnaval do Brasil, devido a um desentendimento entre o ex-presidente Jair Rodrigues e o prefeito Sanchotene Felice. No lugar da Liga, uma Comissão de carnaval gerenciou a festa.

A posse da nova diretoria será na próxima sexta-feira (30). Confira abaixo, a relação dos componentes e seus cargos na nova direção:
Presidente: Marcelo de Souza Luzardo
Vice presidente: José Carlos Chaves
Vice pres. Adm: Marielly Corrales Abad
Vice pres. de carnaval: Pedro Gomes Darde
1º Secretário: Sonia Chaves
2º Secretário: Guilherme Anglada
1º Tesoureiro: Luiz Rolim Durte de Oliveira
2º Tesoureiro: José Rubem Muller da Silva
Relações Públicas: Sidnei Alves Martin
Diretor de Patrimônio: Getúlio da Rosa Souza
Diretor de Promoções: Jorge Omar Fontoura
Ass. Jurídico: Gerson Nicodemos
Ass. da presidência: Darci Serpa e Elder Molina Trindade


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cherry House Disco estreia no dia do Trabalho

A festa de lançamento vai ser a CHERRY house - disco (anos 80 e 90) para aquele público acima dos 25 anos que ouviu,ouve e gosta dos embalos de sábado á noite.Mesclando a disco music, a festa ainda traz a pegada moderna do HOUSE music – para aquela geração moderna e atenta aos sons que embalam as noites no país. Quem comanda a festa de lançamento é o DJ Miguel Garcia - (POA). O lançamento vai ser dia 1º de maio, a partir da 0h - na Casa do Cavalo Crioulo – Parque Agrícola e Pastoril.

Os ingressos limitados para a festa “Cherry house disco”, podem ser adquiridos antecipados ao valor de R$20,OO reais – nos pontos de vendas ou com os organizadores (telefones no final do release).

  • Ótica e joalheria Requinte
  • Centro do Vídeo

A organização da Cherry, agradece aos patrocinadores que acreditaram no projeto : Urbana Construção e Venda, River’s restaurante, Telles Assessoria Jurídica ,Júlia Moda Mulher e Ótica e joalheria Requinte. A organização da festa conta com quatro amigos jornalistas:

Antonio Peixoto – Jornalista. Editor e apresentador da RBS TV Uruguaiana. Apresenta o quadro Agenda Cultural do Jornal do Almoço e apresenta o telejornal RBS Notícias.

Dario Carvalho - Jornalista. Assessor de Imprensa da Califórnia da Canção Nativa do RS, produtor da transmissão televisiva do Carnaval 2010 pela TVCOM. Conta com experiência na produção de festa e eventos locais e estaduais, dos diferentes segmentos.

Luciana Fagundes - Jornalista. Coordenadora de Eventos da RBS TV Uruguaiana, responsável por eventos como a festa de Reveillon 2010 da RBS TV, projeto Garota Verão 2010 e Páscoa Solidária de Alegrete.

Magali Motta – Jornalista. Repórter e editora da RBS TV Uruguaiana e apresentadora titular do telejornal Jornal do Almoço.

Grupo paulista apresenta “A Julieta e o Romeu”

Hoje (23), o Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta em Uruguaiana o espetáculo “A Julieta e o Romeu”, do grupo paulista Barracão Teatro. A peça mostra arenomada atriz Mafalda e seu jovem estagiário que apresentam seu repertório de cenas clássicas do famoso escritor William Shakespeare.
A apresentação acontecerá no Clube Comercial (XV de Novembro, 1822), às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 5,00 (Comerciários, Idosos e Estudantes) e R$ 8,00 (Comunidade em geral). Mostrando as técnicas mais novas da atuação contemporânea, os atores brilham na interpretação dos personagens Julieta, Otelo, Macbeth, Romeu, Desdêmona e fantasma de Hamlet. A direção é de Naomi Silman e a criação e concepção é de Naomi Silman, Andréa Macera e Esio Magalhães. O espetáculo integra a programação do projeto Sesc Rio Grande no Palco.

Uruguaiana x CORSAN: manifestação nas ruas da cidade

Um grande público esteve participando no início da tarde da manifestação de apoio à conclusão do processo de licitação destinada concretizar o projeto de instalação de rede de esgoto no município dentro de um prazo de cinco anos, como previsto no edital original. Convocada pelo prefeito Sanchotene Felice, a manifestação concentrou políticos, autoridades dos mais diversos segmentos, funcionários públicos e um público estimado em cerca de mil pessoas.
Em seu pronunciamento, o Prefeito manifestou indignação em torno do processo que está se desenvolvendo, de forma demorada, segundo ele. Tudo por culpa da CORSAN, que vem gerando obstáculos para o prosseguimento natural da concorrência pública, argumentou. Felice afirmou que ao invés de participar da concorrência, a Corsan tentou impedi-la, através de ação judicial, ganha pelo Município de Uruguaiana, no Supremo Tribunal Federal. Felice ainda criticou de forma acentuada o Tribunal de Contas do Estado, que, de acordo com o Chefe do Executivo, através da figura do conselheiro Victor Faccioni, com ligação direta com a Companhia Riograndense de Saneamento, vem gerando questionamentos e problemas ao processo de licitação. Não temos medo do TCE. Não vamos deixar de lutar, acrescentou Felice. Eu sei que serei perseguido, mas sei também que temos uma administração limpa. Não temos rabo e não temos por que nos intimidar. O Tribunal de Contas não pode fazer o que está fazendo. E tem que deixar de fazer, pois ainda temos uma justiça, na qual ainda confiamos, finalizou. Apoiaram a manifestação o presidente da subseção da OAB, Roberto Duro Gick, o presidente da CDL, Jorge Prestes Lopes, estudantes e funcionários públicos. O clima instável, com chuvas esparsas, contribuiu para que a concentração na confluência da avenida Duque de Caxias e a rua Bento Martins não atingisse as 10 mil pessoas aguardadas pelos organizadores.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O show da Paper Five na Rock Show em Santos

A banda uruguaianense Paper Five em sua trajetória por São Paulo apresentou-se durante os festejos de cinco anos da Rock Show. O evento reunindo grandes bandas brasileiras aconteceu na Capital Disco em Santos, na sexta-feira (16.4). Confira a apresentação da Paper com a música "Distância". A produção é da Walvídeo e Onde Uruguaiana Se Vê. Imagens Waldir Couto; edição Everaldo Jacques; projeto Bruno Couto.

Empate entre Ferro e Sá Viana deixa Uruguaiana na liderança

Num jogo de várias alternativas, o empate foi o pior resultado para as duas equipes. Como o Uruguaiana venceu seus dois primeiros jogos e alcançou seis pontos na classificação, Ferro Carril e Sá Viana buscaram desde o início do jogo a vitória para que pudessem diminuir a grande vantagem do jalde negro. Porém, apesar dos esforços de lado-a-lado, o 3x3 foi um placar justo.
Com muita movimentação, o primeiro tempo registrou cinco dos seis gols da partida. Mário, Ricardo e Rodrigo marcaram para os donos da casa e Paulo Sérgio, Éder e Eduardo fizeram os gols para o tricolor dos Álamos.
No próximo domingo, os adversários deste feriado voltam a se enfrentar pelo returno do campeonato "A Volta da Rivalidade". Desta vez o jogo será nos estádio Setímio Mandarino, a partir das 11h. A mudança no horário foi definida para que a partida não concorra o Gre-nal decisivo do Campeonato Gaúcho.

Brigada Militar forma novos recrutas em Uruguaiana

Cumprimentos e agradecimentos às famílias dos novos praças fizeram parte do discurso das autoridades que celebraram a cerimônia de formatura, na tarde desta quarta-feira (21), realizada no parque Dom Pedro II, no centro de Uruguaiana. No concurso realizado, que teve a maior incorporação de policiais na história da Brigada Militar, mais de 21 mil candidatos se inscreveram. Em outubro de 2009, os alunos iniciaram o curso de formação, com uma carga horária de 1,1 mil horas/aula, com preparação em disciplinas humanas, profissionais e técnicas. Os alunos formados nesta solenidade vão reforçar o efetivo do município.

Além dos 40 formandos de Uruguaiana, recebem o diploma ontem 196 novos praças, em Novo Hamburgo; e 962 soldados que concluíram o curso básico para policial em Porto Alegre. Os atos de formatura dos 3.552 novos PMs tiveram início no dia 16 de abril. A incorporação é a maior da história da Brigada Militar de uma única vez, representando acréscimo de 17% no efetivo da corporação e melhora a prestação do serviço público. As formaturas estão sendo reproduzidas em todo o Estado. É um acréscimo de qualidade e proteção", disse o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, reafirmando que este é o maior ingresso de brigadianos na história da BM. A ação, que é parte integrante do Projeto de Recomposição de Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro.

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Brigada Militar, dá continuidade nesta quinta-feira (22) as formaturas dos novos policiais militares. Ocorrendo em 36 locais do Rio Grande do Sul, de forma descentralizada, as formaturas acontecem desde a última sexta-feira e findam no próximo dia 24.

Nesta quinta-feira a solenidade de formatura acontece em Santa Maria, às 17h, Campo de Esportes da guarnição local. Na ocasião, estarão sendo formados pelo Estado, para atuar em Santa Maria e região, um total de 209 novos policiais militares. A sexta-feira (23), penúltimo dia das formaturas, é a que concentra mais solenidades, com 13 atos em diferentes locais do Rio Grande do Sul.

Durante seis meses de instrução e treinamento nos diferentes Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo do Rio Grande do Sul, os novos soldados tiveram curso tem 1.100 horas/aula. A capacitação abrangeu também matérias curriculares como Sociologia, Antropologia, Psicologia e Vitimologia, bem como conteúdos teóricos e práticos, com foco na técnica policial militar e na legislação aplicada à função.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma aventura pelas Américas

Às vésperas de completar um ano de viagem pelos caminhos das Américas, a dupla de ciclistas Laura Ávila e Wágner Calderón, deixou o dia-a-dia de lado em seu país, e partiu para uma aventura a bordo de suas bicicletas. A viagem teve início no ano passado, partindo de San José, capital da Costa Rica, seguindo pelo Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai até o ingresso no Brasil, pela fronteira com Bella Unión.
O objetivo é percorrer as Américas mantendo contato com pessoas e povos. Desta maneira, eles querem que a viagem sirva como uma espécie de auto-conhecimento e exemplo de vida. A advogada Laura Ávila largou o escritório onde trabalhava para pedalar pelos pontos mais íngremes das Américas. No seu cotidiano atual ela busca levar aos lugares aonde vai a mensagem que qualidade vida e preservação do meio-ambiente devem estar sempre juntos.
A mesma idéia é compartilhada pelo engenheiro Wagner Calderón, que decidiu-se pela aventura como uma forma de buscar novos desafios e divulgar a campanha Salve o planeta, ande de bicicleta.
Os viajantes lembram de momentos críticos, como os 5 graus negativos que enfrentaram dentro de uma barraca em gelada região do Chile. Mas também do dia em que estiveram em Machu Pichu, no Peru, onde puderam contemplar as belezas da civilização Inca. Desde sua partida, eles já percorreram 11 mil quilômetros e estimam que, atravessando o país de Uruguaiana a Manaus (AM) e, na seqüência, somado o caminho de volta pela Venezuela, serão outros 25 mil quilômetros rodados.
Eles deixam Uruguaiana para trás e partem para a continuação do sonho. Pretendem percorrer o Brasil pelo litoral, até chegarem a Amazônia. Antes, uma passada por Brasília, cidade construída pelo grande ídolo do engenheiro Wagner, Oscar Niermayer. A simbiose de energias e a troca de conhecimento é o combustível necessário para a manutenção da força para continuar a grande viagem.

Matéria exibida na Rede Bandeirantes (RS), em 20.04.2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

Câmara homenageia servidores de segurança

Terminou agora a pouco, no plenário da Câmara Municipal, a Sessão Solene em homenagem a Tiradentes, Patrono das Polícias. O evento obedece à resolução 03 de 31 de março de 2010, que institui a Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento, entregue a agentes da área da segurança pública que tenham se destacado em ações benéficas à comunidade uruguaianense.

Foram homenageados os sargentos Paulo Parcianello e Geminiano Pinto Bassualdo, da 3ª Seção de Combate a Incêndio de Uruguaiana; o sargento Adir Moreira Ávila, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira; os guardas municipais Alex Sandro Lima Barbosa e Vilson Ervandil Messa dos Santos da Guarda Municipal; o delegado Jader Ribeiro Duarte e a inspetora Roselaine Garcia Valério, da Delegacia de Polícia Civil; o inspetor Nilson Cunha Gomes e o inspetor Paulo Renato Constant da Cunha da Polícia Rodoviária Federal; e o soldado Herton Onel Lemos Teixeira, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.

O vereador José Clemente da Silva Corrêa, autor da proposta de distinção, na tribuna do Legislativo ressaltou a importância da data alusiva ao Patrono das Polícias. Esclareceu dizendo da difícil e valorosa missão dos agentes que dedicam sua vida à segurança da comunidade em que atuam.

Encontro busca agilizar trâmites de fronteira

Os administradores da EADI SUL em Uruguaiana, Flavio Evaristo e Rita Bonilha, se reuniram hoje com o administrador da Aduana de Paso de Los Libres, Javier Bach. O objetivo do encontro foi avançar no sentido de melhorar ainda mais a relação entre os dois órgãos, gestores do trânsito em nível de fronteira da relação comercial entre o Brasil e a Argentina. Estiveram presentes durante o encontro, o sub administrador José Enrique; a chefe de registro Claudia Quipildor; o senhor Miguel Banda e o responsável pela Aduana Integrada, Gustavo Méndez. Entre os assuntos abordados durante o encontro, se sobressaiu a integração e agilidade nos trâmites liberatórios, visto que, ambos têm interesse comum em estimular o crescimento local e regional do Comércio Exterior. Neste primeiro encontro, ficou definido que será dado início a uma gestão estratégica, onde intervenientes públicos e privados serão motivados a assumir compromisso com o desenvolvimento comercial da Fronteira de Paso de Los Libres e Uruguaiana, através de ações programadas para melhorar os fluxos do Comércio Internacional.

Everaldo Jacques com informações de Suelen Fagundes Alfaro (EASI Sul)

Felice recebe Ordem do Mérito Militar

Ontem (19), no Dia do Exército, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice recebeu do general-de-brigada, Celso Leite Rodrigues, a Ordem do Mérito Militar, no Grau de Cavaleiro, em solenidade que reuniu autoridades civis e militares, no Salão Nobre do Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Durante o ato, houve leitura da ordem-do-dia do Comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, e a apresentação do Coral de Uruguaiana. Na semana passada, o general-de-brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha, secretário-geral do Exército comunicou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, grão-mestre da Ordem, em reconhecimento aos serviços prestados ao Exército Brasileiro, admitiu o Prefeito na Ordem do Mérito Militar, no Grau de Cavaleiro, acatando proposição do Conselho.

Confirmada realização de concurso público em 2010

Por requerimento do vereador Fernando Tarragó (PSDB), o Secretário Municipal de Administração e Planejamento esteve prestando informações sobre a realização do concurso público municipal, suspenso em 2008. Francisco Robalo Fernandes, na presença dos onze vereadores, informou que o concurso, cujo edital foi lançado em junho de 2008, foi suspenso em agosto do mesmo ano, por decisão judicial proferida em ação interposta pelo Sindicato dos Municipários em razão de divergências quanto ao regime de trabalho exigido para as vagas a serem preenchidas. Em outubro de 2009, o Judiciário liberou o Poder Executivo para dar continuidade ao processo seletivo. E apenas recentemente, o Município acertou a escolha de nova instituição para a elaboração e aplicação de editais e provas. Foi informado aos parlamentares que a FDRH – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos realizará o processo seletivo, estando pendente a assinatura do contrato que será firmado mediante processo de inexigibilidade de licitação, por ser entidade pública. Foram feitos diversos questionamentos pelos vereadores, buscando esclarecer questões objetivas que são indagadas pelos munícipes, em especial, aqueles inscritos para o concurso em 2008. O secretário afirmou que aqueles inscritos que desejarem ser ressarcidos do valor pago, podem acorrer ao Setor de Protocolo do Poder Executivo e preencher requerimento próprio. Disse, ainda, que até o momento, cerca de 270 pessoas buscaram a devolução, que já foi feita na maioria dos casos, com exceção daqueles que indicaram conta corrente de terceiros para transferência do valor.Aqueles inscritos, que ainda desejarem participar do concurso, terão considerada a inscrição feita anteriormente. Outra informação importante é de que será aberto novo período de inscrições, nos mesmos valores praticados no início do processo, tão logo seja publicado o novo edital.Foi esclarecido que, em razão de a eleição que se aproxima ser no âmbito estadual e federal, a lei eleitoral não impõe restrições à realização do concurso público no âmbito municipal.O compromisso de que, em cerca de 90 (noventa) dias, o concurso será realizado foi assumido pelo Secretário de Administração do Município.

Fonte: Câmara Municipal