quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Encontro de Titãs - Cova e Rouxinóis se reencontram em ensaio conjunto

Algo que não acontecia desde a década de 80 no Carnaval, reuniu centenas de pessoas na noite desta quarta-feira em Uruguaiana. O encontro das duas mais tradicionais escolas de samba uruguaianenses foi marcante na quadra da quarentona Cova da Onça. As torcidas verde e vermelha dividiram com elegância o espaço destinado às apresentações dos principais destaques de ambos os lados.
De um lado a madrinha de bateria Carlise Lesonier, Bruna Porto, o mestre sala Graciano e a porta-bandeira Roselaine, entre outros representantes da agremiação presidida por Vera Camargo; de outro, a madrinha de Bateria Carla Conte, Juliana da Luz, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marimba e Cristina, representando a entidade liderada pela presidente Marieli Abad.
Foi assim, num clima de camaradagem e muito carnaval, que Cova da Onça e Os Rouxinóis, demonstraram que a festa se faz assim mesmo, com participação e integração, deixando de lado a rivalidade prejudicial que determinou o afastamento das duas mais antigas escolas de samba do Carnaval de Uruguaiana.
Nem o clima frio da noite, quando a temperatura chegou próximo aos 13 graus esfriou os ânimos dos amantes do Carnaval que lotaram a quadra de ensaios da Cova da Onça para acompanharem o momento histórico, que deve se repetir na noite desta quinta-feira (25), no Palácio do Samba, berço da verde e branco uruguaianense.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ensaio técnico da Ilha

A escola de samba Unidos da Ilha do Marduque realizou ontem à noite, o seu ensaio técnico na comunidade. A atividade de preparação para o Carnaval 2010 da atual campeã de Uruguaiana contou com a participação da maior parte de suas alas.
A apresentação foi realizada pelas principais ruas do bairro e terminou com grande festa na quadra da escola.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reciclável...descartável...dispensável...

Exemplo de reaproveitamento de materiais dispensáveis no dia-a-dia terminou por voltar a ser lixo. Na cena flagrada hoje pela manhã, recipientes de ovos no telhado e a base feita pela junção de caixas de leite transformaram-se em duas casas para cachorro. Uma bela idéia que serve de exemplo de reciclagem terminou por ser colocado na rua para que o serviço de coleta de lixo levasse.
Um desperdício de idéia, tempo e material.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os amigos fizeram a festa na Mansão

A animação rolou até a madrugada deste domingo, com um grande público circulando pelos ambientes da Mansão Disco Pub na festa Just For Friends. Várias atrações durante o evento deram um toque especial na casa que conseguiu mais um sucesso no verão 2010. Malabaristas, acrobatas, muito som e gente bonita deram o tom de uma noite inesquecível para quem foi a Mansão.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tela viva do pôr-do-sol de Uruguaiana

A frase é antiga, mas real. Uma imagem como a que consta neste post não necessita legenda. Uruguaiana foi contemplada no final da tarde deste sábado com instantes exuberantes para quem estava nas proximidades do rio Uruguai.
Para você que não viu ao vivo, vale a pena contemplar...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jason Mraz & Colbie Caillat - Lucky

Carnaval de Libres com celebridades neste final de semana


O Carnaval de Paso de los Libres copia Uruguaiana nos bons exemplos e repete o que já ocorrera no ano passado, quando Ingrid Grudke, a modelo nº 1 da Argentina recebeu o título de madrinha da festa. Esse ano, Ingrid vem acompanhada de sua colega Débora Bello e do modelo internacional Hernan Drago. Com isso, a festa do final de semana ganha em atrativos e deverá lotar o "corsódromo" montado pela Intendência Municipal. De acordo com as informações da Municipalidade Librenha, todos os ingressos para as mesas já foram vendidos.
O Carnaval de Paso de los Libres acontece até o dia 27 de fevereiro.


Os três são conhecidas personalidades do mundo da moda argentino e também tem passagem pela TV, teatro e cinema.
O desfile começa às 22h deste sábado (13). As entradas custam 20 pesos (R$ 10) e podem ser adquiridas no Ex Cine Teatro Opera (Los Ciento Ocho, 941.), das 10h às 18h, ou no sambódromo municipal, no sábado, a partir das 18h.
Na Diretoria Municipal de Turismo também estão sendo distribuídos materiais com indicação de locais para a compra de mesas e arquibancada.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SESC define finalistas do Circuito Verão 2010


A equipe Tatuí – El Ico é a representante do futebol de areia de Uruguaiana na final estadual do Circuito Verão Sesc de Esportes, dias 6 e 7 de março, em Torres. Na etapa classificatória disputada no último domingo (7/02), o time ficou no 0 a 0 com o Atlas, mas como tinha a vantagem do empate acabou garantindo a vaga na decisão.

O time do técnico Antônio Ferrarelli vai em busca do título com os jogadores José Francisco, Flavio Antônio, Fernando dos Santos, Ibanês Estivalete, Patrick Martins, Jaime Roberto, Dyone Saleh, Darlan Ribeiro, Eder Menezes e Alex Sandro. Os demais finalistas da competição serão conhecidos até o final de fevereiro, quando encerrarem os jogos classificatórios que estão ocorrendo em arenas esportivas montadas em várias cidades gaúchas.

O Circuito Verão Sesc de Esportes, que chega à sua sétima edição, tem como objetivo estimular a prática esportiva dando ênfase às modalidades tradicionalmente associadas ao verão. A competição conta com as modalidades de handebol de areia, futebol de areia, futevôlei, basquete de areia, vôlei de duplas e frescobol. Outras informações podem ser obtidas na Unidade Operacional Sesc Uruguaiana localizada na Travessa Dr. Cezar Cunha, 2998, pelo telefone 55 3412-2482 ou através do site www.sesc-rs.com.br/circuito.

Band Cidade - 1º de fevereiro de 2010

Matéria vinculada na Rede Bandeirantes no Rio Grande do Sul, em 01 de fevereiro de 2010, no programa Band Cidade. A matéria é assinada pelo jornalista Everaldo Jacques, com imagens de Waldir Couto. Na reportagem, detalhes do carnaval de Paso de los Libres, na Argentina, reunindo as comunidades das cidades da fronteira do Brasil com o vizinho país, mostrando as diferenças e semelhanças da festa nas comunidades dos dois países.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aprovado Repasse de Recursos para Escolas de Samba de Uruguaiana

Na reunião Extraordinária desta segunda-feira (08), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que autorizou o Município a transferir, a título de subvenção social, como antecipação de receita restituível à Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana - ACIU.
Esses recursos serão repassados às escolas de samba do primeiro grupo do carnaval de rua fora de época de Uruguaiana e servirão para dar sequência aos preparativos para os desfisles das respectivas entidades em 2010.
Serão contempladas as seguintes agremiações carnavalescas: Deu Chucha na Zebra, Unidos da Ilha do Marduque, Acadêmicos de São Miguel, Bambas da Alegria, Imperadores do Sol, Unidos da Cova da Onça e Os Rouxinóis.

Carnaval em Paso de los Libres - 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hoje festival do Chopp no Lions Três Fronteiras


O LIONS Clube Uruguaiana Três Fronteiras realiza hoje e amanhã, mais uma edição do tradicional Festival do Chopp. A 15ª edição será realizada em duas noites, hoje e amanhã. Na primeira noite, a escolha da rainha do Festival e o início das disputas. A mais empolgante, o Chopp em Metro promete movimentar a galera.
Uma das práticas mais costumeiras é a participação dos blocos. O esquenta geralmente acontece nas residências dos participantes e depois termina com muita intensidade nas dependências armadas na sede do Clube.
Segundo o presidente da Festa deste ano, o contador Renato Alcides Mohr, o chopp servido terá opções de sabores. O morango e o chocolate farão parte do sabor do chopp para quem quiser provar. Ah, claro, o tradicional chopp gelado também estará presente.
Amanhã pela manhã, uma carreata percorrerá as principais ruas da cidade com a presença das soberanas e a distribuição de chopp gratuito à população. A meta é superar os oito mil litros de chopp consumidos no ano passado.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Adilson e Janaína: destaque na Ilha do samba

O casal de passistas Adilson e Janaína deu show na festa desta quarta-feira, na quadra de ensaios da Unidos da Ilha do Marduque. Mais uma vez, a presença de público foi um dos destaques, ao lado da participação dos integrantes da campeã do carnaval de Uruguaiana. Além da apresentação de membros da corte infantil, juvenil e adulta, a festa foi marcada pelo retorno do casal de passista de Porto Alegre, Adilson e Janaína, que levou a platéia ao delírio na sua apresentação.Pena que a exibição foi mais rápida que a expectativa. Porém, claro, fica, sempre, o gostinho de quero mais.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carnaval diferente que mistura sotaques na fronteira

Em Paso de los Libres o carnaval começou neste fim de semana. A festa no município que faz fronteira com Uruguaiana tem sotaque gaúcho. E, mais que em qualquer outro lugar, cumpre com o objetivo de unir os povos em torno da alegria e da magia.
Os argentinos aproveitam a estrutura de um "sambódromo" construído com a intenção de não atrapalhar a rotina da cidade de pouco mais de 45 mil habitantes. No quesito euforia, não perdem em nada para os brasileiros. Também não falta samba no pé. E, é claro, apesar de estarmos em solo argentino, por aqui, todos se encantam com a ala das "baianas".
A inserção dos brasileiros é crescente e ganha a cada ano novidades. O professor João Carlos da Nova é o compositor do samba enredo da campeã do ano passado. Ele escreve a letra do samba já em espanhol. Com experiência no assunto ele já sabe a simétrica e o tom do canto na língua espanhola.
A festa que inicia por aqui duas semanas antes da data oficial no Brasil vai até o fim do mês. Um carnaval diferente que mistura sotaques na região da fronteira e que se iguala na alegria.