sábado, 31 de janeiro de 2009

Armazém 42: Hoje tem Festa da Cerveja

A turma do Armazém 42 entra em férias e para comemorar as grandes festas e encontros realizados no ano passado, a balada de hoje na cidade só poderia ser lá. E para agitar ainda mais com a mais que tradicional criação da casa: a Festa da Cerveja. Dê uma passadinha por lá. Com certeza, você não irá se arrepender. Armazém 42, Festa da Cerveja e você. Uma trinca para lá de ideal.

Ingrid Grudke desfila hoje na abertura da 2ª noite do Carnaval de Libres

A Comissão Organizadora do Carnaval de Paso de los Libres confirmou a participação da top model argentina Ingrid Grudke na abertura dos desfiles das comparsas do Grupo Principal. Desfilam a partir da 1h15min deste domingo, Zum Zum; Tradicion e Carumbé. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Onde Uruguaiana Se Vê mostra carnaval, show de James Blunt e a Formatura da FAFIUR hoje

O programa dos grandes eventos de Uruguaiana apresenta hoje à noite atrações de qualidade para o telespectador do Canal 20 da NET local. Na abertura a síntese do desfile da escola de samba librenha Tradicion. A equipe de Everaldo Jacques esteve na semana passada em Paso de los Libres cobrindo os principais momentos da noite inaugural da festa argentina. Na próxima semana será a vez da Carumbé, atual campeã; e no dia 13 de fevereiro, a Zum Zum. 
Além disso, a lente do Canal 20 esteve em Porto Alegre, cobrindo o show do cantos inglês James Blunt. A grande atração do início do ano no Rio Grande do Sul estará na edição deste final de semana do programa. 
Encerrando o "Onde Uruguaiana Se Vê" de hoje, a cerimônia de colação de grau da Faculdade de Filosofica, Ciência e Letras de Uruguaiana (FAFIUR). O programa inicia às 20h, com a apresentação do repórter Everaldo Jacques. A reprise é apresentado no domingo, a partir das 13h.

Garota Verão na Barra do Quaraí: neste final de semana

Mais uma eliminatória do concurso Garota Verão 2009 será realizada neste domingo (1), a partir das 17h, em Barra do Quarai. A escolhida se classifica direto para a fase regional do concurso, que acontece na praia Rainha do Sol, em Manoel Viana. A organização do evento é da coordenação de evento da RBS TV Uruguaiana.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Show de James Blunt em Porto Alegre: atração desta sexta-feira no Canal 20

A equipe do Canal 20 Onde Uruguaiana Se Vê esteve ontem em Porto Alegre acompanhando o grande show do ano na capital gaúcha: James Blunt. O cantor e compositor inglês fez uma apresentação contagiante e inesquecível para quem esteve no Pepsi On Stage. Para você que não pode estar em Porto Alegre, o Canal 20 lhe presenteia com os melhores momentos do show. Será nesta sexta-feira, a partir das 20h. No domingo, a reprise, a partir das 13h. 

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Crespúsculo: a estréia da semana no Cine Rosalina Lisboa

Quando Isabella Swan se muda para Forks, para viver com seu pai, ela esperava que sua nova vida fosse tão tediosa quanto a própria cidade era. Irritada com seu jeito estranho, e com baixas expectativas, ela descobre que seus novos colegas de classe estão atraídos por esta nova garota pálida e de cabelos escuros. Mas não a família Cullen, aparentemente. Estes cinco irmãos adotados, obviamente preferem suas próprias companhias, e não farão exceção por Bella. Bella está convencida de que Edward Cullen a odeia em particular, mas ela sente uma estranha atração por ele, ainda que sua hospitalidade a fizesse se sentir quase fisicamente doente. Ele parecia determinado a evita-la – até que salva sua vida, a tirando da frente de um carro descontrolado. Bella logo descobrirá que existe uma boa razão para a indiferença de Edward. Ele e sua família são vampiros, e ele sabe o quão perigoso é.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nataly Dela Vechio: na final estadual do Garota ABAMF 2009

A Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar Regional Uruguaiana realizou ontem à noite a escolha de sua representante para a etapa estadual do certame Garota ABAMF 2009, que acontece na praia de Cidreira, entre 12 e 15 de fevereiro. Uruguaiana se caracteriza como uma das mais importantes sedes da entidade em nível estadual, tanto pela representatividade da classe, como pela participação sempre ativa em todos os eventos da ABAMF no Rio Grande do Sul. Por isso, a realização da escolha da representante uruguaianense foi cercada de muita expectativa. Cinco candidatas concorreram ao título: Cristiély dos Santos Rebelato; Kerollen Barbosa Carvalho; Luana de Freitas Teixeira; Narjana Chaves Silveira e Nataly da Silva Dela Vechio. Após as candidatas desfilarem com dois trajes (esportivo e de banho), a escola de samba Deu Chucha na Zebra fez uma participação com sua bateria comandada pelo mestre Renatinho. A bela Nataly da Silva Dela Vechio foi escolhida pelos jurados para representar a ABAMF Uruguaiana na final estadual no litoral no mês de fevereiro. A entidade uruguaianense já conquistou várias vezes o título do certame. 


Já é Carnaval em Paso de los Libres

A primeira noite do Carnaval 2009 de Paso de los Libres reuniu um grande público (na maioria de argentinos) para prestigiar a apresentação das “comparsas” do primeiro e do segundo grupo. Na cidade argentina o carnaval é realizado em quatros apresentações, apenas alterando a ordem do desfile.

Mesmo com a pequena participação da platéia uruguaianense, a influência do samba brasileiro é forte e bastante visível do lado de lá da Ponte Internacional.Nas três comparsas do grupo principal há a participação direta de brasileiros. A Tradicion abriu os trabalhos da primeira noite, apresentando o tema “La pimienta”. A abordagem do carnavalesco englobou uma homenagem à América Latina viajando pelos países onde a pimenta tem uma influência marcante na culinária. O Brasil foi homenageado pela bateria da escola que se apresentou com o figurino baseado na bandeira nacional. A Comissão de Frente (Marduque) e o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Deu Chucha na Zebra) eram uruguaianenses.

A apresentação da Carumbé empolgou o Corsódromo, afinal de contas era a campeã do Carnaval do ano passado defendendo seu título e 61 anos de fundação. A temática "carumbezera" “A Escritura, a jóia da humanidade” mostrou belos figurinos, remontando um passado histórico de sábios, deuses e modelos mitológicos. Lógico, no conjunto da obra do carnavalesco argentino, montou-se um arsenal de opções reunindo no contexto um grande número de belas mulheres, além de quase uma centena de crianças.

Fechando a primeira noite, a verde e branco Zum Zum abordando em seu tema a ciência e suas influências no cotidiano das pessoas. Apesar de sofrer com a crise econômica, a força de vontade e a perseverança de seus diretores deram o tom de qualidade na apresentação da tradicional comparsa librenha.

Mas fica um alerta: apesar da beleza das mulheres e de alguma semelhança com o nosso Carnaval pela presença brasileira no samba argentino, a organização ainda peca em pontos simples. Principalmente aqueles que dizem respeito à apresentação das comparsas. É muito demorado o intervalo entre as apresentações das escolas.

O último componente da Zum Zum saiu do Corsódromo apenas às 5h45min da manhã deste domingo. Algo que necessariamente não precisava ter acontecido. Outro problema grave da estrutura montada é o excesso de pessoas na avenida (vide ai crianças).Tanto no momento em que as comparsas desfilam, quanto nos seus intervalos. A tal espuma em spray vendida em qualquer ponto da avenida incomoda a todos. Menos às crianças que adoram a brincadeira. 

A equipe do Canal 20 esteve cobrindo a abertura do Carnaval em Libres e mostra todos os detalhes na sexta-feira, a partir das 20h. A reprise é no domingo, a partir das 13h. Na apresentação o repórter Everaldo Jacques.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Marduque escolhe sua Miss Gay

A escola de samba Unidos da Ilha do Marduque reuniu um público de cerca de mil pessoas no seu ensaio de ontem à noite na quadra da entidade que detém o título do Carnaval de Uruguaiana. Apesar de enfrentar nos últimos dias uma crise interna, a escola azul e branco consegue manter-se no ritmo em torno da busca do bicampeonato. A atração da noite de ontem foi a escolha da Missa Gay 2009, que irá desfilar com a agremiação nos desfiles de março. Muita animação e desenvoltura dos “moços” para deixar ainda mais árdua a tarefa da comissão julgadora. No final dos trabalhos, a “escolhida” foi Antônia Guterrez, que você confere na foto acima. A corte do Carnaval 2009 de Uruguaiana marcou presença.

O Banheiro do Papa: destaque no Cine Rosalina Lisboa

Estamos em 1988 e o Papa João Paulo II está vindo para Melo, um pequeno vilarejo no interior do Uruguai. Um grande número de seguidores, a maioria Brasileiros, deverá comparecer à cerimônia em que o Papa fará um discurso sobre a importância do trabalho. 
Ao invés de dar as boas vindas ao Papa, muitos dos moradores vêem nos esperados 50.000 seguidores, clientes em potencial para os mais variados tipos de comes e bebes. 
Beto é um “bagayero”, que com sua bicicleta troca os mais variados itens na fronteira. Diariamente, ele percorre exaustivos 120 km até a fronteira. Embora não muito entusiasmado com a visita do Papa, eventualmente tem uma idéia para ganhar dinheiro com os visitantes. Beto irá construir um banheiro em frente à sua casa, situada à uma quadra da Explanada de la Concordia, e cobrará uma “taxa de uso”. 
Diariamente, às 21h. No Cine Rosalina Lisboa.Ingressos: R$ 5. Contato: 3411-0800.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Paper Five estréia em Sampa nesta segunda-feira

A banda uruguaianense Paper Five foi mostrada hoje em matéria apresentada no Jornal do Almoço, da RBS TV local (Confira acima). A Paper Five, após um ano e meio de estrada, mostra competência e a que veio. Com sede montada na cidade litorânea de Praia Grande (SP), a Paper Five mostra seu repertório, versado no rock melódico, a partir desta segunda-feira, em um grande show à beira da praia, reunindo jovens em busca do sucesso.

Cova da Onça realiza seu Festival do Chopp a partir de hoje

O Festival do Chopp é uma realidade na quadra da Escola de Samba Cova da Onça. A promoção da "Super Furiosa" é sucesso garantido.O evento acontece hoje e amanhã, a partir das 23h. Uma grande estrutura será montada, cobertura da quadra, praça de alimentação e Banda Companhia do Balanço. Hoje, a atração é a apresentação do Grupo Show da Cova da Onça; da  Bateria; Harmonia e Passistas. O Ingresso/Caneco à R$15,00 c/ direito as duas noites.A mesa com 04 Ingressos/Caneco para as duas noites, valor de R$100,00. A mesa com 06 Ingressos/Caneco mais chopeira de 30 lt pelo valor de R$350,00. A reposição de barril de 30 Lt à R$250,00 cada.O valor do vale-chopp é de R$3,00. Reservas de mesas pelo tel. 9644 1634. Mesas com chopeiras à R$350,00 com direito a 6 ingressos.Organize o seu grupo e participe desta grande festa. Ingressos antecipados no Empório XV, Centro do Video e Elena Modas.

Formatura de Educação Física do IPA é atração no Canal 20 nesta sexta-feira

IPA forma segunda turma de Educação Física em Uruguaiana
A comemoração dos acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário Metodista, do IPA, na Unidade União, será apresentada na noite desta sexta-feira, no programa Onde Uruguaiana Se Vê, no Canal 20 da NET. A segunda turma do curso se formou em solenidade presidida pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor doutor Edgar Timm. Os 43 formandos tiveram como paraninfa a professora doutora Marilyn Urrutia Pereira. A cerimônia foi realizada no ginásio de esportes do Colégio Metodista União e contou ainda com a participação do professor Leandro da Silva Vargas, coordenador do curso, e da secretária acadêmica do IPA, Ana Carina Tavares, além de professores do União. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Uruguaiana em sintonia com o Varejo Mundial

       Retornou esta semana à cidade, o empresário Uruguaianense e Presidente da CDL Jorge Prestes Lopes, após participar da 98ª edição da Retail´s Big Show, promovida pela NRF – National Retail Federation.
    A maior convenção do setor varejista, realizada anualmente pela entidade norte-americana, reuniu Presidentes, Vice-presidentes e CEOs das principais redes mundiais do comércio, além de mais de 500 expositores.
    A NRF representa 1,6 milhões de empresas varejistas dos Estados Unidos, um segmento que emprega mais de 25 milhões de funcionários – cerca de um em cada cinco trabalhadores americanos – e que movimentou cerca de 4,5 trilhões de dólares em vendas em 2008.
    Jorge Lopes, que foi convidado a participar do evento pelo Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, acompanhou a exposição de especialistas do setor econômico mundial e grandes executivos das maiores empresas do planeta, sobre o cenário e perspectivas para o varejo em 2009, merchandising e designe de lojas inovadoras, analise comparativa do varejo brasileiro e americano, como será a Loja do Futuro, além de realizar inúmeras visitas técnicas acompanhadas por consultores especializados.
    Segundo Jorge Lopes, "o evento foi uma excelente oportunidade de atualização e de troca de informações já que trata de todos os assuntos inerentes à gestão do varejo e propicia palestras dos melhores profissionais do mercado, entre eles, o presidente do grupo Wal-Mart, H. Lee Scott Jr."

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PUC transfere área de terras à Unipampa na sexta-feira


Na próxima sexta-feira (23) realiza-se o ato oficial de entrega da escritura pela qual a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) repassa a área de terras localizada no município de Uruguaiana à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O anúncio foi feito pelo deputado Frederico Antunes (PP) após contato com a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce. O prefeito Sanchotene Felice também estará recebendo cópia do documento.

Para a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma vitória da comunidade, com a participação decisiva do parlamentar. "O trabalho do deputado Frederico Antunes foi decisivo para esta conquista que certamente marcará a história do município", afirmou.  Antunes considera a chegada da Unipampa a Uruguaiana um acontecimento histórico. "É um avanço fundamental não apenas para nosso município, mas para toda a Fronteira Oeste, cujo desenvolvimento ao longo dos anos está aquém das potencialidades, mas que agora será estimulado", acrescentou.

A Unipampa, criada no início de 2008, possui 10 campi na Metade Sul do Estado. Em Uruguaiana, a universidade funcionava junto ao campus da PUC, dividindo salas de aula e laboratórios. Com o repasse da área, a Unipampa assume integralmente o controle das instalações.

Na década de 70, o Governo do Estado doou uma área de 250 hectares em Uruguaiana para a PUC instalar um campus na Fronteira Oeste. Para que o terreno fosse transferido, houve concordância por parte do Governo do Estado que, por sua vez, encaminhou projeto à Assembléia Legislativa que votou e aprovou a iniciativa em dezembro. 

Atualmente a Unipampa possui 450 alunos no campus de Uruguaiana. No município são oferecidos os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e de Tecnologia em Aqüicultura.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PLANET Film instala GPS em Nissan Murano

A empresa Planet Film é especializada na implantação de sistemas tecnológicos de alta performance em veículos na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O vídeo realizado pela equipe do Canal 20 mostra a instalação de um moderno sistema de sonorização em uma Nissan Murano, com GPS, DVD Touch Screen e Bluetooth para Telefonia Celular. Um carro perfeito que fica, agora, completo, com o serviço Planet Film.

Precisão entrega moto sorteada em campanha de 45 anos

Fundada há 45 anos, a Precisão Relojoaria, Joalheria e Óptica se sedimentou no mercado de Uruguaiana ao demarcar seu território no conceito de atender com qualidade proporcionando ótimas vantagens ao seu cliente, tanto no quesito condições de pagamento quanto agilidade no crédito e versatilidade de opções de produtos. Por isso tudo, a Precisão continua crescendo ao longo de quatro décadas. No final de 2008 a empresa desenvolveu a campanha de Natal, que culminou com o sorteio de uma moto zero km. Confira o sorteio e a entrega do prêmio em um clip especial produzido pela equipe do Canal 20, Onde Uruguaiana Se Vê.

domingo, 18 de janeiro de 2009

XIV Festival do Chopp no Canal 20

O LIONS Clube Uruguaiana Três Fronteiras realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro, a 14ª edição do Festival do Chopp. Confira no vídeo, as chamadas que estão sendo veiculadas no Canal Onde Uruguaiana Se Vê, programa parceiro do evento há três edições. 

A capa do Jornal Tribuna deste sábado

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cova comemora fundação nesta sexta-feira

Hoje, a partir das 21h30min, acontece na Quadra de Ensaios da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça, Grande Festa de Aniversário de Fundação da entidade. "É a celebração máxima da entidade e a maior festa carnavalesca que acontece em Uruguaiana", diz o site não oficial da escola. Ao som da Bateria Nota 10 e do melhor samba-enredo de 2009, luxo, beleza, harmonia e muito samba desfilarão nessa tradicional confraternização de toda a família vermelha e branca em um clima de congraçamento e paixão, acrescenta o site.Evento: FESTA DE ANIVERSÁRIO DA E.S.U. COVA DA ONÇA. Quando: Hoje 16 de janeiro de 2009, a partir das 21h30min. Onde: Sede da Escola - Quadra de Ensaios. Preços: Mesas (4 lugares) - de pista: R$ 80,00; - as demais: R$ 50,00;  - ingressos avulsos: R$ 5,00. (Informações: site www.covadaonca.com)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Banda uruguaianense monta sede em São Paulo

Quando a gente nasce, ninguém tem um objetivo a seguir, não sabe o que vai ser na vida. Mas a cada dia, cada pessoa toma uma decisão, e podemos chamar esse objetivo de sonho, e você passa tanto tempo pensando o que você vai querer para si mesmo, várias coisas acontecem até esse "sonho" se realizar, problemas familiares, problemas financeiros e problemas de amor! Mas eu nunca vou desistir disso, porque foi uma decisão minha e ninguém vai tirar isso da minha cabeça. Eu sei que vai ser difícil, mas estou aqui para isso. E foi em Maio de 2007 que esse sonho nasceu, chamado Paper Five”.

Bruno Couto

A garotada de Uruguaiana segue firme rumo a São Paulo para dar prosseguimento ao sucesso na carreira. Com um repertório inspirado no rock melódico, a Paper Five agora marca território em Praia Grande, no Litoral Paulista, buscando inserção na mídia. A primeira prova de fogo do grupo acontece na próxima quarta-feira (21), quando se apresenta em um festival que terá ainda a participação da banda gaúcha Chimarruts, da dupla sertaneja sensação no país, Victor e Léo; do rock forte do Jota Quest; e outros convidados especiais. É a Paper Five, de Uruguaiana rumo ao mundo. Força Bruno, Vinni e Pablo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os 32 anos da Unidos da Ilha do Marduque

A atual escola de samba campeã do Carnaval Especial de Uruguaiana, Unidos da Ilha do Mardu-que, realizou na terça-feira (13), a comemoração de seus 32 anos de fundação. 
A programação começou cedo com uma alvorada festiva na sede da escola, além de uma carreata. O ponto alto do aniversário foi o surper-ensaio com a participação de rainhas, musas e madrinhas da entidade. A corte do Carnaval 2009 de Uruguaiana esteve completa e animou a festa. A escola de samba Carumbé, de Paso de los Libres, enviou representantes e homenageou a trajetória da Unidos da Ilha do Marduque. Compareceram ainda representações da Escola de Samba Bambas da Alegria e Apoteose do Samba. A garota verão, Patrícia Ferreira também se integrou à festa de aniversário. No final da programação foram apresentadas as componentes da corte mirim (rainha:Tainá; 1ª princesa Mirela; 2ª princesa Julia Rubim; Garota Azul e Branco: Brenda; Garota Simpatia: Andressa; Musa do Samba, Vitória; Musa Afro Mirim, Raquel Juliani e Brotinho Azul e Branco, Jennifer) e corte adulta (Musa do Samba, Maria Camila; Musa Azul e Branco, Lucielli Zubiaurre; Garota Azul e Branco, Ana Paula Ibarra e Rainha da Bateria, Arielly Alves). 
No próximo final de semana, uma representação da Escola estará participando de evento em Santana do Livramento. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os destaques de 2008 em Uruguaiana, segundo o Clube 106

No início de cada ano, já virou tradição, os componentes do programa de rádio Clube 106, da rádio 106 FM de Paso de Los Libres, escolhem os nomes das figuras ou fatos que marcaram o ano anterior. Cada um dos destaques nominados ganham uma descrição ilária do episódio ou da atividade que a levou a ser destacada. Confira agora, a relação dos destaques de 2008, segundo a versão do programa, apresentado por França Jacques, Gláucio Guterres, Marquelmo Gimenez (Kéu) e o professor Adir Neves:
PINOCHET - JAIR RODRIGUES
SÃO ROQUE - JUSSARA OSÓRIO
ÀS MOSCAS - FISCAIS DA ADUANA
ATRÁS DAS MOITAS - TRAILER DA SECRETARIA DE TURISMO
11 DE SETEMBRO - PAPAI NOEL DO ZECA
BAMBY - PAPAI NOEL ROXO
CARRAPATO - PANELA
VODOL - REVEILLON DA RBS
RBD - PRINCESA DO CARNAVAL
POWER GUIDS - ANJOS DA CATEDRAL
TÁ CHEGANDO A HORA - CORSAN
VIP - OXY BRUNO E MARRONE
VALDICK SORIANO - 8º RCMEC
CACEQUI - DA NOVA
DORIL - CALIFORNIA
BEEP BEEP - PAPALEGUAS - BITO
MST - CAIO RIELA
MST - VIVIANE
A INDOMÁVEL - LÚCIA PACHECO

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SAC sedia etapa municipal do Garota Verão

A Sociedade Amigos do Cantão, em São Marcos, recebeu um bom público na tarde deste domingo (11) para sediar pela primeira vez, a etapa municipal do Concurso Garota Verão 2009, realizado pela RBS TV. Um bom público acompanhou o evento patrocinado na integra pela entidade. Doze candidatas se inscreveram e representaram a beleza da estação mais quente do ano em Uruguaiana. No final dos desfiles, individual e coletivo, o corpo de jurados escolheu a estudante Patrícia Ferreira, 15 anos, como a representante de Uruguaiana no concurso Garota Verão, etapa regional que ocorre em Manoel Viana, na praia Rainha do Sol. A equipe do programa Onde Uruguaiana Se Vê esteve por lá e cobriu a festa do verão na SAC. O telespectador confere os detalhes do evento na próxima sexta-feira, na tela da NET, a partir das 20h. Os repórteres Everaldo Jacques e Paulo Wollenhaupt mostram em detalhes a escolha da Garota Verão 2009, etapa municipal. 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Formatura de Direito é atração de hoje à noite no Canal 20

A Cerimônia de Colação de Grau do Curso de Ciência Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito do Campus II da PUC é uma das atrações de hoje à noite do programa Onde Uruguaiana Se Vê, no Canal 20 da NET. Apresentado pelo repórter Everaldo Jacques, o programa ainda trará um apanhado geral da Festa de Reveillon do Tênis Clube Rio Branco. Além disso, Everaldo conversa com o presidente João Francisco Almeida que entrega seu cargo ao médico Cláudio Conte. O programa vai ao ar a partir das 20h, com reprise no domingo, a partir das 13h.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Entrada de argentinos em dezembro cresceu 28,34%

Segundo o delegado da Polícia Federal em Uruguaiana, Alexandre Manoel Gonçalves, o último mês de 2008 apresentou um crescimento de 15.310 para 19.648 (28,34%) no número de turistas argentinos ingressando no município por Paso de los Libres (AR) em relação ao mesmo período de 2007. No mês de janeiro de 2008, entraram pela Ponte Internacional 78.929 turistas argentinos, chilenos e uruguaios. No final deste primeiro mês do ano, 100 mil viajantes devem passar pela travessia. Ainda de acordo com Gonçalves, a projeção está mantida para todo o ano.
Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Uruguaiana, Edson Mainardi, a primeira semana do ano representou um crescimento de 25% na ocupação dos 1.250 leitos disponíveis. Ainda conforme Mainardi, dezembro de 2008 já apontava para o crescimento do setor. No Centro de Informações da Secretaria de Turismo, o número de consultas sobre alternativas de hospedagem e alimentação em Uruguaiana passou de 900 para 1,9 mil. 
Segundo o delegado Gonçalves, a PF reforçará a segurança e barreiras nas BRs 290 e 472, visando impedir a entrada de tubos de lança-perfume. Neste período do ano, em razão do Carnaval e do verão, sempre é maior a tentativa de ingresso do entorpecente camuflado como aromatizador de ambiente. 
Colaboração: Fred Marcovici/Correspondente Correio do Povo/FO

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

I Mostra Internacional de Cinema

Um grupo uruguaianense com experiência no setor audiovisual está organizando uma mostra de cinema, com oficinas de criação e produção cinematográfica. O evento será desenvolvido na Biblioteca Pública Prado Veppo, a partir do dia 14 de janeiro. Serão desenvolvidas oficinas gratuitas que repassarão um panorama geral das etapas cinematográficas de um filme curta-metragem ministradas por Ana Siderman, cineasta formada pela Universidade de Cinema de Buenos Aires. As oficinas teóricas serão de roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção. Os alunos que mais se destacarem participarão da equipe técnica que irá realizar um curta-metragem. Integrando a programação, de 20 a 22 janeiro será realizada, sob a responsabilidade do Cine Clube Macuco, a I Mostra Internacional de Cinema, contando com a exibição de títulos brasileiros, argentinos e uruguaios, com entrada franca. A programação tem apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. As inscrições poderão ser realizadas no Cinema Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Garota Verão 2009 Etapa Uruguaiana neste final de semana no Cantão

O tradicional concurso de beleza que movimenta o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos meses mais quentes do ano realiza neste final de semana a etapa municipal de Uruguaiana. Em sua edição 2009, o “Garota Verão” será realizado no sábado e no domingo, na praia do Cantão, na localidade de São Marcos, interior do município. As inscrições para as meninas participarem da etapa que irá classificar para a final regional em Manoel Viana, na praia Rainha do Sol, ainda estão abertas. São dois os locais para inscrição: na RBS TV Uruguaiana e no local do evento, marcado para as 17h de domingo. Sábado, acontece uma boate de confraternização no clube, preparando o clima para o dia seguinte. O ingresso para o evento custa R$ 5. A final regional está marcada para os dias 14 e 15 de fevereiro. Já a grande final estadual acontece na praia de Capão da Canoa, de 5 a 7 de março. O programa Onde Uruguaiana Se Vê apresenta um programa especial mostrando os melhores momentos do evento em suas próximas edições. O programa é apresentado pelo repórter Everaldo Jacques, às 6ªs feiras e aos domingos. Confira abaixo, os melhores momentos da grande final de Capão de Canoa 2008.

 

A capa do jornal Tribuna desta semana

domingo, 4 de janeiro de 2009

CELEBRAR VII: Dança do Ventre em alta eloqüência

O Centro de Danças Bahari realiza anualmente um encontro para celebrar os objetivos alcançados no período. Em 2009, o Canal 20 esteve no Clube Comercial para conferir de perto essa festa, na mais pura demonstração de que Uruguaiana tem dança do ventre da mais alta qualidade.
Confira no slide-show, através das fotos do fotógrafo Ruy Farias, alguns dos principais momentos desta festa que foi exibida no programa Onde Uruguaiana Se Vê, no Canal 20 da NET neste final de semana. Cópias do DVD da festa completa podem ser solicitadas através dos comentários deste blog. Faça seu pedido através desta nova mecânica. 

sábado, 3 de janeiro de 2009

Empresários uruguaianenses confirmam presença na maior convenção do varejo mundial


Pela primeira vez Uruguaiana se fará representar no maior evento do varejo mundial, a 98ª edição da Retail´s Big Show em Nova Iorque, Estados Unidos, considerado um dos mais importantes eventos do mundo, pelo nível de palestras e informações sobre tendências do varejo, a NRF é o espaço voltado a seminários que buscam auxiliar os varejistas com soluções para gestão e neste ano terá a participação do Presidente da CDL de Uruguaiana, empresário Jorge Prestes Lopes, que buscará no evento a obtenção de conhecimentos para compartilhar com os empresarios Uruguaianenses e traçar novas estratégias para o varejo da fronteira.

A National Retail Federation (NRF) é a federação nacional do varejo americano e promove anualmente uma das maiores convenções mundiais sobre o assunto. Também é conhecida como Retail’s Big Show, ou “Grande Show do Varejo”.

A convenção aborda temas de grande interesse para o Varejo, como: Gestão Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Merchandising e Design de Lojas, Marketing, Comércio Eletrônico, Assuntos Estratégicos e a Loja do Futuro.

Paralelamente, conta com uma exposição com cerca de 400 fornecedores de produtos e serviços para o varejo, demonstrando os produtos e as tecnologias mais recentes e eficientes para melhorar o seu negócio.

De acordo com Jorge Lopes "É uma oportunidade única para se conhecer, analisar e discutir, com os mais destacados profissionais do mercado internacional, as mais recentes e inovadoras técnicas e tendências dos próximos anos,bem como travar contato com as últimas novidades em equipamentos e tecnologias disponíveis e poder trazer estes conhecimentos para o nossos Associados da CDL, estar sintonizado com os novos conhecimentos e tendências de mercado é uma obrigação das entidades e suas lideranças com sua classe"

O empresário Uruguaianense, fará visitas técnicas e reuniões de avaliação acompanhadas por professores do Centro de Excelência de Varejo da FGV, juntando a prática ao conhecimento acadêmico.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Celebrar VII é a atração de hoje no Canal 20

O Centro de Danças Bahari realizou em dezembro, no Clube Comercial, seu tradicional encontro de final de ano, quando ocorreu a apresentação do grupo de alunas e professoras. As apresentações do grupo é uma das atrações do programa Onde Uruguaiana Se Vê, no Canal 20 da NET, que será apresentado hoje a partir das 20h, num oferecimento especial da Rede Baklizi de Supermercados. O programa é apresentado pelo repórter Everaldo Jacques. A reprise do program ocorre no domingo, a partir da 13h.

Tênis Clube brinda a chegada de 2009 na despedida de Kika Almeida

A festa foi inesquecível. Com direito a show de fogos, muito embalo e um espírito de confraternização, o Tênis Clube Rio Branco abriu as portas de sua sede para receber a comunidade uruguaianense no início de 2009, com o seu tradicional Reveillon. Cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelos salões e pistas de dança do Tênis para brindar a chegada do novo ano. O evento foi o último sob a chancela do casal Kika e Lúcia Almeida frente à presidência do clube. No final do ano passado, a direção do clube chegou ao consenso de eleger o médico Cláudio Conte, vice-presidente de Kika Almeida, para estar a frente das diretrizes da entidade tenística a partir do dia 10 de janeiro. 
Os melhores momentos da festa, com um show de imagens e entrevistas com os dirigentes do clube, você confere na edição deste final de semana do programa Onde Uruguaiana Se Vê, no Canal 20 da NET. A exibição do programa inédito é nesta sexta-feira, a partir das 20h. A reprise acontece no domingo, a partir das 13h.  A apresentação é do jornalista Everaldo Jacques.